segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Da Crise à Estratégia 20 20...

A chamada "Estratégia 20 20" definiu, para o período 2010-2020, 5 objectivos, assumidos como compromissos a cumprir pela União Europeia nos próximos 9 anos, a saber:
a) 75% da população entre os 20 e os 64 anos deve estar empregada;
b) 3% do PIB da UE deve ser investido em Investigação e Desenvolvimento (I&D);
c) os objectivos em matéria de energia e clima devem ser cumpridos;
d) a taxa de abandono escolar deve ser inferior a 10% e cerca de 40% dos jovens devem te rum diploma de estudos superiores;
e) 20 milhões de pessoas deixam de estar em risco de pobreza.
... considerando as intervenções actuais sobre as economias europeias, as exigências alemãs (será interessante ver o que significa a frase tão divulgada pelos meios de comunicação social: "Angela Merkel tem planos para o governo económico europeu"!!!) e as considerações sobre os ditos "países periféricos", os cidadãos de todos os Estados-membros da UE têm o direito e a obrigação de perguntar, como irão concretizar-se os 5 objectivos enunciados numa Estratégia, cujo cumprimento será o garante da validade do actual modelo socio-económico em que têm investido as opções políticas dos Governos... porque estas opções têm tido como significado maior, a imposição de medidas de austeridade insustentáveis para as condições de vida das pessoas, sem que isso denote o facto de concorrerem para a concretização dos objectivos reconhecidos como essenciais pela própria Europa e, também, por Portugal!
(uma breve síntese do documento da Estratégia Europa 2020 pode ler-se Aqui)

4 comentários:

  1. tendo por porta-voz o Meu Contrário, que diz:

    A situação mundial irá impor ajustamendos tremendos nos objectivos e fixar outras prioridades. As reservas em petróleo serão dramáticamente reduzidas muito antes de 2020... Não sei se o Fórum Social 2011 não irá introduzir esse factor. Os recentes acontecimentos do Norte de África deixam prever que sim...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Ao Porta-Voz "O Meu Contrário" :)
    ... é seguramente verdade que iremos viver "ajustamentos tremendos" nos objectivos e nas prioridades... é por isso fundamental que o Forum Social encare objectiva e frontalmente o problema e que a sociedade se mobilize, de forma a que a política atenda às novas realidades de modo adequado e sem mais danos para as populações!
    Abraço :)

    ResponderEliminar
  3. Saravah, Amiga :))

    ...não sei bem porquê , mas quero partilhar de Elizabeth Shaw, A Ovelhinha Preta.

    Estória encantadora que narra as aventuras de um pastor, do seu cão Piloto e do seu rebanho branquinho do qual sobressaía uma ovelhinha preta. O pastor e o Piloto bem queriam encarrilar o rebanho, mas a ovelhinha preta não estava pelos ajustes...tinha memória de elefante,alma de gaivota, coragem de leão, coração de gigante, sonhos por cumprir e olhar de ver e ser vista........
    E foi esta ovelhinha preta que salvou as irmãs brancas, quando numa tempestade de neve, o rebanho se perdeu. No final, o pastor que estava decidido a vender a ovelhinha preta, preponderou e teve uma ideia brilhante – Fazer padrões muito bonitos com lã preta e branca!
    Assim aconteceu. Fez meias, cachecóis, luvas, casacos e cobertores com lindos desenhos e vendeu-os por bom preço no mercado da aldeia.

    ...as crianças adoram esta estória, surgindo daí o motivo para meu entusiasmo e Esperança redobrada...

    Grande Abraço
    M.José

    ResponderEliminar
  4. Saravah, Minha Amiga :)
    ... de tão feliz ter ficado com a história da Ovelhinha Preta... vou oferecer-te um post a que chamarei: A Raposa e a Ovelhinha Preta :))
    Um grande, grande, imenso Abraço,
    Paula

    ResponderEliminar