domingo, 23 de janeiro de 2011

... e o fim!... após o "Grato pela Vossa Desunião"...

... poderia ser assim o início do discurso de Cavaco Silva na noite da sua reeleição presidencial! Era justo que assim fosse. De facto, à elevadissima taxa de abstenção hoje registada, somou-se a pulverização de votos à esquerda do centro-direita do PSD e do CDS por 5 candidatos (2 dos quais com evidentes apoios mais ou menos dissimulados!)... agora, a esquerda, independentemente da invenção das indispensáveis razões justificativas das respectivas atitudes, não pode, com objectividade, queixar-se do cenário político nacional a médio prazo. Fizeram-me sorrir as declarações de Francisco Louçã, Fernando Nobre e Jerónimo de Sousa... como se alguém tivesse ganho alguma coisa de colectivamente útil na noite de hoje!... quando F.Louçã diz que é preciso uma "grande esquerda" dá vontade de lhe explicar, tintim-por-tintim, que a oportunidade passou -pelo menos nos tempos mais próximos!... quando Fernando Nobre clama vitória e diz que vai estar atento, é caso para lhe perguntar se o fará como antes de ser candidato ou nos termos do seu enorme e mal dissimulado narcisismo, vestido de ingenuidade... quando Jerónimo de Sousa se congratula pela candidatura apresentada até não haver retorno possível... A toda a esquerda, os cidadãos de hoje e do futuro, tal como o próprio Cavaco Silva, terão que agradecer os resultados da noite eleitoral de hoje!

9 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas
    Nesta noite, apenas um abraço solidário.
    "a razão mesmo vencida, não deixa de ser razão"

    ResponderEliminar
  2. Ana Paula,
    Acabou, por agora...
    Mas deu-se o que muitas vezes ambos falamos em postes publicados.
    As divisões à esquerda...
    De qualquer modo fizemos o que nos competia. Lutámos !
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Caro Rodrigo,
    ... um grande abraço, solidário, amigo e grato!
    ... porque "a razão mesmo vencida, não deixa de ser razão"...

    ResponderEliminar
  4. Miguel,
    ... a nós não nos pesa, porque "lutámos", o desinvestimento... mas, dói-nos o egoísmo, a falta de visão, a subalternização do interesse de todos e a hipocrisia do ressentimento dos oportunistas...
    Um grande abraço, firme e solidário.

    ResponderEliminar
  5. Aquela da "grande esquerda" deve crer dizer a esquerda possível, social democrata e tudo. A ser assim, quer dizer que vieram de vitória em vitória até aprender alguma coisa.

    ResponderEliminar
  6. Ana Paula, o soarismo pesa no PS. Sabe bem disso. E basta ler o TV para perceber o que foi o sentir Soarista. Ah e ver onde estava Isabel Soares. Além disso, o socratismo nunca esteve com Alegre. Também sabe disso. Tão bem como eu. Sempre disse, embora em fóruns distintos dos seus, que Alegre nunca teria 2/3 da base do PS. Teve ainda menos, porque o BE esteve lá. O PCP resiste.
    Aonde se engana é para onde foi esse PS socrático. Para onde foi o voto do próprio Sócrates. Ou acha que o status quo do PS é alegrista? Nunca me pareceu que se enganasse a esse ponto. Cavaco não teve mais porque houve desmobilização no PS E, minha cara, por muito que lhe custe, há muito que se planeava a desmobilização de muita direita conservadora genuína. Não a direita liberal ou o centro direita que Cavaco segura, como segura o centro esquerda. Quem não se reviu nestas eleições, não foi a Esquerda, que tinha o seu herói: foi a Direita conservadora católica, e algum PS socrático que nunca perdou aos alegristas a imposição do BE. Nem a Alegre.
    Some mais de 5 milhões de abstencionistas (não faça como o Marcelo que fala do frio, e se estivesse sol dizia que era a praia), com quase 200000 brancos e 80000 nulos, com 4,5% em JM Coelho que eram votos brancos e nulos.
    Há muito que em muitos fóruns se preparava uma falta de comparência da direita católica, que não perdoa a cavaco a Procriação medicamente assistida, o alargamento da lei das uniões de facto, a facilitação do divórcio, o casamento gay, a educação sexual obrigatória...tudo o que ele promulgou. Nem, permita-me, alguma vez a Direita genuina (refiro-me a democracia-cristã não aos populistas e aparelhistas do psd e do pp) se reviu no candidato que atraiçoou o Papa.

    A Ana Paula não anda pelas páginas do facebook onde tudo isto se desenhou.
    Alegre nunca lá iria. Mas isso é culpa de Soares e Sócrates. O PS não é a vossa casa. É a deles. Digo eu, que nem sou daí.

    Bem haja, pelo combate.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. Querida Ana Paula
    Só para dizer uma coisa: finalmente vejo escrito sobre Nobre aquilo que ele é: um "narcisista vestido de ingenuidade". Obrigada. E acrescento eu, demagogo e populista ( história da galinha e do tiro na cabeça ficarão na história do anedotário das campanhas eleitorais) - sem a mínima noção das qualidades exigidas a um presidente da republica. É certo que o exemplo de Cavaco nivela tudo por baixo, mas para um candidato que se reclama da "cidadania", seja lá o que isso for, revelou-se um desastre. É sintomático como a votação que obteve repete a base de apoio de Soares há cinco anos. Sem máquina partidário disse ele, pois, pois.... Juntar os cacos não vai ser fácil.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Cara Professora,

    Boa arguição...
    Fizlink para "A Carta a Garcia".
    Obrigado,
    OC

    ResponderEliminar
  9. Querida Ana Paula
    Tudo o que eu temia aconteceu,e já aqui foi dito.
    Sabia que isto ia acontecer--via no brilho dos olhos dos que fizeram o papel de Judas...
    Não digo mais nada.Dói-me o coração e nada me lava a alma...
    Beijo minha amiga.
    Tina

    ResponderEliminar