terça-feira, 18 de setembro de 2012

Maro Balo Romano... Pela Não-Discriminação!

A situação social dos Povos Ciganos é, nos tempos que correm, cada vez mais relevante... porque, num contexto global que penaliza, de forma inequívoca!, todos os cidadãos, o risco de xenofobia e exclusão dos que, tradicionalmente, integram a minoria étnica mais perseguida e discriminada da Europa, tende a multiplicar-se de forma exponencial (ler AQUI). De facto, e apesar das estratégias políticas promovidas pelas instâncias europeias contra este flagelo, a discriminação contra os ciganos continua a aumentar (ver aqui a análise destas estratégias - infelizmente apenas disponível em língua inglesa). Daí a importância das (infelizmente, ainda raras!) iniciativas que visam dar visibilidade, prevenir e lutar Contra a Discriminação dos Ciganos!... É o que vai acontecer na ARTA (Regueirão dos Anjos, 68-70, Lisboa)onde se vai realizar O Grande Baile Cigano - Maro Balo Romano, cuja divulgação aqui ilustro e partilho:

"No próximo dia 5 de Outubro, dia de Implantação da República Portuguesa, vamos comemorar a Igualdade e a Não Discriminação relativamente à população Roma.

Às 20 h 30 minutos exibir-se-à o documentário “Órfãos do Destino”, com realização e autoria de José Meireles. Rodado na Roménia com músicos e bailarinos ciganos, o filme apresenta-nos a história dos Roma, das origens à atualidade, realçando as suas especificidades culturais, nomeadamente no que se refere à música e dança.

Às 21h30m atuará a banda La Me
nina Sin Nombre, um trio de músicos Franceses que cultiva a música dos Balcãs.

Seguir-se-ão os Guappecartó, banda italiana que funde o estilo cigano dos balcãs com sonoridades mediterranicas. Uma música plena de energia, livre, festiva e espontânea.

Ao longo da noite teremos ainda oportunidade de assistir à exibição de danças ciganas, pelas bailarinas do grupo Palinka.

Venham comemorar, dançar e divertir-se connosco nesta grande festa de homenagem à população Roma. A partir das 19 horas será franqueada a entrada, iniciando-se esta viagem festiva com música ambiente apropriada. O bilhete custa apenas 6 euros e será vendido no local."

4 comentários:

  1. Oi Ana Paula!
    Por aqui também os ciganos são discriminados. Em meu Município há um grupo (rural) vivendo em barracas.
    Belíssima, a dança. Que cultura rica...
    Um abraço do Brasil,
    Cri.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, não sabia da iniciativa. Mas a propósito do seu (oportuno) texto de enquadramento, lembrei-me que razões semelhantes terão levado a Festa do Avante a dar destaque em horário nobre (21 h) e no palco principal (25 de Abril) a um espectáculo que surpreendeu pela qualidade a quem a ele assistiu: "Os ciganos d´Ouro"

    http://www.festadoavante.pcp.pt/2012/ciganos-d%E2%80%99ouro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou eu quem agradece a referência, Rogério... à Festa do Avante e ao destaque em horário nobre da atuação dos extraordinários "Ciganos d'Ouro" cujo trabalho, pela sua notável qualidade e sonoridade inconfundível, justificam a nossa minha maior admiração!

      Eliminar
  3. Oi Cris :))
    Obrigado pelo elucidativo contributo!... porque, de facto, é absolutamente incrível que, numa sociedade tão injusta como é esta em que, por todos os cantos do mundo, vivemos, discriminação e xenofobia continuem a caminhar e a persistir... talvez porque os mais pobres são os alvos mais simples para a (des)responsabilização política e cultural pelo "caos" social?!
    Um abraço de Portugal :))

    ResponderEliminar