terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Contra a Escravatura... Ontem e Hoje!

Hoje, infelizmente e apesar de algum aparente paradoxo face a tanta informação no contexto das sociedades ditas democráticas,  faz todo o sentido evocar a pior das humilhações e o mais degradante sentimento humano que torna possível a existência da escravatura (LER AQUI).
"Hoje celebra-se o Dia Internacional de Abolição da Escravatura. Este dia foi instituído pela ONU. A abolição do comércio transatlântico de escravos no século... XIX não erradicou esta prática mundial. Pelo contrário, assumiu outras formas, que persistem ainda hoje: escravidão, servidão por dívida e trabalho forçado ou obrigatório, tráfico de mulheres e crianças, escravidão doméstica e prostituição forçada, incluindo de crianças, escravidão sexual, casamentos forçados e venda de esposas, trabalho infantil e servidão infantil, entre outros."
(link via Gilberto Gil, imagem e citação via Maria Leonor Balesteros - ambos no Facebook)

2 comentários:

  1. Se a escravatura continuasse a ser o que era,quase sempre,na Roma clássica,onde os escravos eram considerados família,abrigados,alimentados e defendidos pelo dono,a ponto de a maior parte ser forro a prazo e passarem a sêr parte integrante do clã,nesse caso o sistema era muito melhor que o capitalista actual! Trabalhamos mais que os escravos,o que recebemos não dá para viver dignamente e o que descontamos é-nos retirado retro-activamente,mandando-nos para debaixo da ponte, chamando-nos preguiçosos e gastadores! Chiça, bendita escravatura romana!

    ResponderEliminar
  2. Que exagero :) ... compreensível, claro... porque tudo isto é inadmissível, com toda a consciência que temos, com a propaganda que alardeamos e com a alegada democracia em que vivemos...

    ResponderEliminar