nau derivante from Pedro Davim on Vimeo.
Valorizar e revitalizar a autonomia económica, defender a identidade cultural e promover o património... hoje, com "Nau Derivante" de José Meireles... um filme sobre a pesca do arrasto, em Espanha.
A Moody's acabou de baixar o rating da Espanha em 2 níveis (ler aqui), poucos dias depois da Standard & Poor's o ter feito (ler aqui)... entretanto, Angela Merkel já assumiu que não se podem esperar soluções do próximo Conselho Europeu, numa clara afirmação de que a lógica que tem perdurado até aqui na gestão económico-financeira e política europeia não está para mudar!... apesar do rating da França estar em análise!!!... ora, como há pouco dizia na SIC-N, Luís Nazaré, as até agora economias fortes da Europa Central (Alemanha, Finlândia...), não podem continuar a iludir-se de que não vão ser afectadas pela crise que abalroou os chamados "países periféricos" porque, não é isso que vai acontecer... enquanto, digo eu!, as dinâmicas dos mercados continuarem o seu reinado virtual, alheio à humanidade dos povos sobre que incidem os efeitos do seu jogo de imagens e representações!
... Alberto João voltou a obter a maioria absoluta... por menos que 50%, é certo! ... e depois? O BE não elegeu nem um deputado! O PS ficou em 3º lugar (???)... o CDS é a 2ª força político-partidária insular!... a CDU passou a 5ª... 3 partidos sem expressão pública substancial conquistaram 3, 1 e 1 assentos na Assembleia Parlamentar Regional... ah, sim?... e depois?Não havia candidatos credíveis? Não há organização política na oposição? Só se lembram do trabalho partidário antes da campanha? Custa muito andar de casa em casa pelos socalcos da ilha? Alegam-se clichés? Conta-se com o desgaste do poder dominante? ... com o efeito da dívida, da troika e do impacto da presença e da ausência dos líderes do "contenente"?! Sinal dos tempos ou dos políticos que temos?... enfim!... o resultado das eleições na Madeira e os comentários que os políticos e politólogos da moda exibem, sem nada acrescentar à realidade ou ao conhecimento, fizeram-me lembrar uma tabuleta muitissimo bem-humorada que um dia encontrei por aí... entretanto, desculpem lá mas, ... vou ali... e já venho!... já agora: boa-noite!