
terça-feira, 30 de novembro de 2010
De Trichet a Obama - Pequenas/Grandes Questões...

segunda-feira, 29 de novembro de 2010
domingo, 28 de novembro de 2010
Complexo do Alemão - O Combate Contra Violência

(Este post foi actualizado às 8.30h da manhã de 2ªfeira, depois da divulgação dos dados da polícia na televisão portuguesa)
A Crise Económico-Financeira e Política da UE
Surpreende? Não, não surpreende... nem os que sempre apresentaram reservas à integração dos seus países no espaço comum do que hoje é a União Europeia, nem aos que, indefectivelmente, têm defendido (de Jacques Delors aos cidadãos e sindicatos) a construção de uma Europa Social contra a "tese" sempre aqui relembrada, da Europa a Duas Velocidades. Refiro-me, naturalmente, às declarações de Angela Merkel que veio hoje, oportunisticamente e em detrimento do sentido de responsabilidade social que se exige, também!, aos responsáveis políticos da UE , dar a conhecer à opinião pública, afirmando que a Alemanha, a partir de hoje, não irá contribuir para ajudar mais nenhum país (leia-se: Estado-membro da UE) em situação financeira grave pois considera que Berlim atingiu o limite da sua disponibilidade para tal, com a resposta às actuais crises de que a Grécia e a Irlanda são os mais mediaticamente recentes protagonistas. Independentemente das afirmações do Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, ter, também hoje, afirmado que "a Europa está preparada para enfrentar outra crise", as declarações alemãs revelam: a) sinais de fraqueza da economia alemã considerada até agora como uma espécie de "economia-de-ferro" da UE e, consequentemente, um sintoma alarmante sobre o estado económico-financeiro da própria UE; b) que a retoma económica europeia está muito longe de ser alcançada; c) que se está a instalar a primeira grande crise política da UE com um dos seus mais antigos e estruturais Estados-membros a romper com os princípios do próprio Tratado de Roma (princípios considerados traves-mestras da arquitectura europeia e que não tendo sofrido alteração nas suas revisões ou na formulação dos Tratados seguintes, continuam, felizmente!!!, vigentes na jurisprudência comunitária), a saber, os Princípios da Subsidiariedade e da Solidariedade... Depois de décadas de emissão de mensagens sobre a importância social da integração e da consolidação europeia, veio agora a Senhora Angela Merkel mostrar o rosto do lado negro da UE: o da sua natureza neo-liberal capaz de hipotecar os interesses sociais das populações e os compromissos políticos em nome da defesa dos interesses do grande capital financeiro. Lamentável? Sim! Surpreendente? Não!Banco Alimentar Contra a Fome - Solidariedade e Educação


sábado, 27 de novembro de 2010
A propósito de sondagens...
Destaques para combater o frio e aquecer o pensar e o sentir
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Aniversário ... My Way :)

Hoje, A Nossa Candeia celebra, feliz e grata, com todos os amigos, leitores, comentadores e críticos, o seu 2º aniversário... por todos nós, "My Way" em 3 tons e em 3 tempos... para que se não esqueça que é sempre possível mais e melhor, "à nossa maneira":
The Platters "My Way" (1953 e seguintes)
Sex Pistols "My Way" (1975 e seguintes)
Nina Simone "My Way" (1963 e seguintes)...
Leituras Cruzadas...
Um país democrático...
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Violência Contra as Mulheres...
Hoje, 25 de Novembro, assinala-se o Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres... em Portugal foram noticiadas na imprensa, entre 2004 e 2010, 247 mortes relacionadas com violência doméstica (o que daria uma média de 3 mortes por mês não fosse registar-se que as ocorrências são mais frequentes, por exemplo, de Verão ou em períodos de férias - especificidades que muito revelam sobre o drama da má qualidade da comunicação entre homens e mulheres)... Apesar da visibilidade política e social que o fenómeno adquiriu nos últimos anos cujo reflexo se constata no elevado número de queixas/denúncias diárias, a verdade é que, até à data, em 2010, se verificaram já 39 casos de mulheres vítimas de violência doméstica. O problema, cultural e psicossocial na sua origem, é um flagelo subjacente à violência social, cuja erradicação implica estruturas de diagnóstico, assistência, apoio e acompanhamento dos três termos da tríade vítima/agressor/família e, incontornavelmente, prevenção... Não ignorar e reconhecer o problema é, por todas as razões, indispensável...
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Greve - Ouvem o Povo a Cantar?
... excerto de "Os Miseráveis" de Victor Hugo no filme de Bille August...
Um País em Greve Geral...

Em Nome do Futuro...
... Paco Ibañez em "La Poesia es un Arma Cargada de Futuro"... para que nos não faltem as palavras e a inspiração para participar activamente e estar presente, sempre, na construção real dos dias!
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Greve Geral, Um Direito...
Formar, Empregar e Integrar...
... nesta peça hoje transmitida pela RTP, para além da temática em causa, são de destacar duas referências que, no nosso país não têm sido alvo de reflexão e que, de há muito, considero pertinentes: uma refere-se à questão do planeamento do ensino em função do mercado - erro estrutural em que se insiste apesar de assentar numa ilusão sem sustentabilidade; outra, a necessidade de investimento na valorização da diversidade profissional... a este propósito, cabe ainda lembrar até por fazer sentido no actual contexto nacional, que as principais causas de sobrevalorização do ensino superior e de sub-valorização do ensino profissional decorrem das representações sociais generalizadas sobre o tipo de profissões que destes dois tipos de ensino emanam e que correspondem na prática e na opinião pública a diferentes facilidades de acesso a salários e condições de vida mais elevadas. O erro é notório e a urgência da mudança também... nas práticas e nas representações.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Sísifo - Reflexo e Recurso da Ideologia Político-Económica

Mercados - ou Monstros?...

domingo, 21 de novembro de 2010
Leituras Cruzadas - Especial Cimeira Lisboa e não só...
As Guerras e as Gravatas... e Nato: Para que Serve? de Eduardo Maia Costa;
Tanta Nato... e Obama e a Situação Económica Portuguesa de JM Correia-Pinto;
Princípio da Proximidade de Viriato Soromenho Marques;
Acabou a Guerra Fria? de Eduardo Pitta;
Os nossos queridos fundamentalistas de Nuno Ramos de Almeida;
Nato: Sim ou Não? de Miguel Gomes Coelho...
mas porque o país continua vivo e a precisar da nossa melhor atenção, ficam ainda os destaques para o "estado da arte" nacional mas, também, internacional:
A Consciência do Tempo no Conversa Avinagrada;
Intriga, disse ela e Obama, Quo Vadis? no Mainstreet;
Falemos então de coisas sérias e Abrangência no Delito de Opinião;
Momento Tuga... no Correio Preto...
... evoquemos, por tudo isto, alguns dos sinais de grandeza que nos lembram que não podemos deixar esquecer/perder parte importanto do melhor da nossa Humanidade:
Folha Seca no Largo das Calhandreiras;
Weber no Mainstreet;
Alfredo Poeiras no Poeiras Glass Art.
E agora, uma Cimeira Contra a Pobreza?

sábado, 20 de novembro de 2010
Joaquim Gomes, um combate pela Liberdade...
Ainda a Cimeira da Nato em Lisboa...

Equidade, Austeridade e Política de Classes - a perigosa tríade da demagogia
... sem comentários!... para ouvir e ler...
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Índia atribui a Lula da Silva o Prémio Indira Gandhi...

O Estado Social são Direitos Sociais Concretos para Pessoas Concretas...

Barack Obama em Lisboa

quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Desejos e Vontades...
... em "Voar" de Tim (Xutos e Pontapés) com a colaboração de Rui Veloso... porque é preciso voltar a sonhar... a acreditar... a lutar!
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Da Cimeira da Nato, em Lisboa...

terça-feira, 16 de novembro de 2010
Marinho Pinto, o Bastonário do Povo

segunda-feira, 15 de novembro de 2010
A Europa e o País à beira de um ataque de nervos?!



domingo, 14 de novembro de 2010
Responder à Crise... para sobreviver...
sábado, 13 de novembro de 2010
Aung Suu Kyi - O Rosto de uma Luta Internacional...

sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Política de Gestão!?...
Ao escrever o que se pode ler aqui, decidi que abordaria a matéria sobre a qual queria partilhar a reflexão, em, pelo menos, mais um ou dois post's. A dimensão política da questão reside no facto do problema em causa afectar o modo de concretização das opções políticas, porque o que me ocorreu colocar à nossa consideração remete para a causa do insucesso das opções socio-económicas que, sucessivamente, desde há décadas ou, pelo menos, desde os anos 80, tem provocado um quase contínuo declínio ou, no mínimo, uma quase constante estagnação da economia portuguesa. Podemos (e assim tem sido feito pelas oposições, os meios de comunicação social, os analistas e os comentadores) considerar que o erro do insucesso económico nacional reside exclusivamente nas opções técnicas ou ideológicas dos partidos que têm gerido o poder e/ou por força dos seus acordos... contudo, apesar da diversidade dessas opções não ser tão radicalmente diferente que se possa dizer que já tentámos tudo e tendo em atenção que as políticas defendidas pelos partidos mais à esquerda ou mais à direita não foram, de facto, linhas programáticas das várias governações, a verdade é que, sejam quais forem os modelos teóricos subjacentes à pluralidade das escolhas, a sua concretização é feita por pessoas e através de dinâmicas por elas protagonizadas... e é exactamente aqui que pode estar o cerne da questão. Um dado a ter em consideração nesta perspectiva resulta da constatação de, essencialmente, sermos um país gerido há décadas por advogados, economistas, engenheiros e gestores. Outro dado, de dimensão mais profunda, decorre da representação social da "confiança" subjacente à cultura de cidadania que ainda não temos e que reduz, próxima de uma mentalidade própria de um mundo não urbano e não metropolitano ou, se quisermos, de carácter corporativo, a sua existência como uma espécie de legado garantido pelo inter-conhecimento confinado a pessoas próximas das relações interpessoais dos grupos pelos quais se acede ao poder. A perversidade da lógica de um sistema gerido desta forma, afasta qualquer viabilidade técnico-científica de intervenção, bloqueia o desenvolvimento, limita o crescimento e revela, não apenas as desadequações das referidas opções político-ideológicas mas, concorre para realizar a impossibilidade de um funcionamento socio-institucional eficaz e independente. Assim, permanecemos reféns de uma lógica que, se não é de classe, é de grupo e que arrasta para a falência toda a sociedade quando o seu exercício político encontra dificuldades... se assim não é, pelo menos, parece! - apesar de uma comum defesa de valores como "Democracia" e "Igualdade de Oportunidades" que, afinal, não encontram terreno fértil para medrar... Será?!quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Alegria de Outono...
Ao sol destes dias do início de Novembro chama a tradição o "Verão de São Martinho" evocando-se hoje, dia 11, no calendário corrente, este patrono que, segundo reza a lenda, dividiu a capa com quem hoje seria designado por "pessoa sem-abrigo". O momento, ritual de transição para o aprovisionamento necessário ao tempo frio, celebra-se com a partilha do conhecido Magusto e com a prova do "vinho novo"... é sempre, de qualquer forma, um tempo que nos remete para o refúgio e que se caracteriza por um colorido de frutas doces, quentes e saborosas! Fruta para Todos deveria ser um dos lemas da Luta contra a Pobreza!quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Uma questão complexa... e prioritária!

Leituras Cruzadas...
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Malgré Tout, Portugal é o país mais pobre da UE...
Sarahuis e Palestinianos - A persistência de uma perseguição...


segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Pobreza, Justeza e Honra num Estado Democrático de Direito...


domingo, 7 de novembro de 2010
Um País, Um Povo, Um Presidente!








