domingo, 22 de junho de 2014

Almendres - Solstício de Verão 2014



Solstício de Verão no Cromeleque dos Almendres! 

A celebração começou ao nascer de sol e prolongou-se até às 21h.

Quanto a mim, tive o prazer de a acompanhar a partir das 16.30h com a conferência do arquitecto Pedro Alvim sobre os alinhamentos astronómicos em que o Cromeleque dos Almendres se inscreve.

A título de enquadramento, a iniciativa contou com um atelier de produções tecnológicas das sociedades caçadoras, pastoris e neolíticas, protagonizado pelo Pedro Calado da Associação de Mação "ANDA KATU" e cujo epílogo, qual cereja sobre o bolo!, se festejou com um espectáculo composto pelo belíssimo concerto de piano de Amílcar Vasques-Dias, pontuado pelos amigos... no cante, com Joaquim Soares e um mais jovem cantador do Cantares de Évora, nas marionetas pelo sempre incomparável Manuel Dias e na dança pela performance do Márcio Pereira!



Com o incansável apoio do precioso
António Carlos Silva e da CME, cujos colaboradores ultrapassaram o cansaço que acompanha a preparação da Feira de S. João - solidários e sempre atentos ao discernimento do que é prioritário e não tem preço!- a iniciativa pode ter assinalado o início de um trabalho estratégico de redinamização cultural de excelência internacional!... Eis Évora em plena recuperação do melhor esforço pela reabilitação da cultura e da valorização do património que é da Humanidade! Com votos de muito agradecimento e inestimável regozijo a todos os seus protagonistas e a todos os participantes - de que quero destacar, a Guida, a Leonor Rocha, a Lena, o Takis, o Luís Garcia, o Rúben Menezes, o João Bernardo, a Joana e muitos outros amigos que, por aí estarem, tornaram melhor e maior a honra de participarmos e reconhecermos os 6.000 anos de História de que somos, afinal, a parte que faz do passado a moldura invisível do presente, configurando-o como futuro!... De todos e para todos! Bem-hajam! ... e, se a canção dizia, por "Tanto Mar", dizemos nós agora, por "Tanta Terra, Tanto Fogo e Tanto Ar": AQUELE ABRAÇO :))

4 comentários:

  1. No dia 21 não caminhei para os Almendres, fui até à Rocha da Mina. Quase a chegar meti por um trilho errado e dei com a enorme cruz de pedra de Marianna de Jesus Barradas 1841. Sabe quem foi e por que razão está ali?

    Cumprimentos

    Ricardo Nunes
    besugao@yahoo.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ricardo,
      Não sei quem é a pessoa que refere mas, tentarei saber :)
      ... à partida coloco a hipótese de ter sido proprietária (e/ou esposa do proprietário) daquelas terras. Darei notícias.
      Obrigada.

      Eliminar