domingo, 21 de outubro de 2012

Mais Jornalismo, Mais Democracia...

A liberdade de expressão chega a confundir-se com a definição de democracia e, apesar desta ser uma forma redutora de pensar o modelo político a que caberia o exercício concreto de uma praxis caraterizada pela materialização dos Direitos Humanos, o jornalismo é, sem dúvida, o comprovativo maior de uma existência política livre e plural... e se o seu papel social se tem alterado excessivamente, por força dos ditames do "mercado", o facto é que, dadas as suas potencialidades, está sempre sob o olhar atento do controle da comunicação de massas... por isso, mais do que nunca, é preciso defender o jornalismo e demonstrar a solidariedade pública com os seus protagonistas, de forma inspiradora para a coragem que, cada vez mais, é, não só, necessária mas, urgente. Está por isso disponível uma Petição que vale a pena assinar: AQUI.

5 comentários:

  1. http://fragmentosdebondade.blogspot.pt/2012/10/blog-post.html#comment-form

    ResponderEliminar
  2. Já assinei algumas petições, mas depois fico sem saber qual o destino que lhes dão. Quem as recebe. se calhar, põem-nas no caixote do lixo!
    Aquela que assinei com maior convicção foi a exigir a demissão de Cavaco. Será que ao menos lhe tenham enviado a listagem das assinaturas? A verdade é que o sonso lá continua a fazer figura de palhaço (sem ofensa para os verdadeiros palhaços!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por ter partilhado uma apreensão que é de muitos: o facto de não se conhecer o resultado da assinatura das petições... na verdade, esta falta de cuidado para com os cidadãos pode vir a "banalizar" este instrumento da democracia participativa e consequentemente, a reduzir a percepção pública do interesse do direito peticionário.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Assinada :)) ... seria, no mínimo, muito interessante perceber o estado de avaliação dos portugueses relativamente ao "euro"... obrigada!

      Eliminar