quarta-feira, 12 de junho de 2013

Da Grécia à Morte da Democracia Europeia!?.

... é só mais um passo... porque, por mais argumentos que apresentem sobre gastos e despesismo, um Estado de Direito, democrático, não ousaria eliminar um organismo público cuja missão é informar e dar voz à liberdade de expressão - nomeadamente, por considerar que o facto poderia por em causa os princípios democráticos da liberdade e da igualdade!... Pelo contrário, esforçar-se-ia para manter, pelo menos!, os símbolos dos valores em que assentam os pilares das sociedades que, a custo de sangue, suor e lágrimas, o século XX construiu... por muitos condicionalismos que isso implique e por muito aquém que a realidade sempre fique do desejável!... fica assim claro e assumido: a austeridade é, inquestionavelmente, até do ponto de vista simbólico!, inimiga da democracia!... resta-nos a evocação do pensar de Mahatma Gandhi: "Nunca percas a fé na humanidade, porque ela é como um oceano... só por nele existirem algumas gotas de água suja, não significa que esteja completamente sujo.” 

4 comentários:

  1. Também atribuída ao Mahatma: "Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida." Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perfeito, Fernando... estamos sempre perante a questão da perspetiva... e é assim que manteremos o estado de consciência que nos permitirá manter acesa a chama do antídoto ;)
      Abraço.

      Eliminar
  2. Se a democracia europeia, digo as democracias europeias, dependessem apenas da troica e dos troicanos, não sei não...

    Mas os escândalos e as revoltas que semeiam, não os ajudam nada. E depois, com a crise, nem sequer têm dinheiro para corromper os oportunistas... em condições. É triste, coitados...

    Prognóstico: o "tiro" contra a TV pública da Grécia vai-lhes sair pela culatra (não a ilha algarvia, entenda-se).





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Quem semeia ventos, colhe tempestades..." - diz o povo, com razão!
      Obrigada, António...

      Eliminar