sábado, 15 de junho de 2013

Islamismo Guineense Contra a Prática da Excisão...

Em Fevereiro do ano em curso, foi conhecida uma notícia importantissima, cuja divulgação não obteve o destaque que o seu teor justifica!... Com um atraso de vários meses, aqui fica - para conhecimento, regozijo e partilha:

"Guiné-Bissau: Líderes islâmicos decretam proibição da excisão no país
Prática afeta 50 por cento das raparigas e mulheres
 
Líderes islâmicos guineenses pronunciaram esta quarta-feira no parlamento do país uma Fatwa (um decreto religioso) proibindo a prática de excisão que afeta cerca de 50 por cento de raparigas e mulheres. Cerca de 200 imãs vindos de todas as partes do país assistiram no parlamento à leitura da Fatwa e declararam solenemente que a partir de hoje vão reforçar o apelo para o abandono da prática da excisão por não ser uma recomendação do Islão. «De facto a excisão não está no Islão e nos ensinamentos do Profeta Maomé também não vimos nada disso, até porque as filhas do Profeta, as filhas dos seus discípulos, não foram submetidas à excisão. Isto é um uso e costume de certas comunidades islâmicas», declarou o imã Mamadu Aliu Djaló, da mesquita central de Bissau. O imã Djaló, que é também o segundo vice-presidente do Conselho Superior dos Assuntos Islâmicos, defendeu que, com a adoção da Fatwa, «todos os líderes religiosos islâmicos» guineenses «sabem que devem abandonar esta prática». O presidente do parlamento guineense, Ibraima Sory Djaló, que presidiu ao ato, declarou que «alcançou-se um grande marco» no país com a adoção da Fatwa, o que, disse, vai ao encontro da lei aprovada pelos deputados em 2011 criminalizando a prática. «Esperamos agora que a lei seja respeitada para que não seja necessário que se prendam pessoas por causa da excisão» na Guiné-Bissau, declarou Sori Djaló, apelando, contudo, para o reforço da divulgação da lei. Para Fatumata Djau Baldé, presidente do comité nacional de luta para o abandono das práticas nefastas, um consórcio de 18 ONG guineenses e estrangeiras, «hoje é um grande dia» na luta contra «a tragédia silenciosa que afeta cerca da metade das raparigas e mulheres» da Guiné-Bissau. «Hoje é um dia histórico. Não ganhámos a guerra contra a excisão mas alcançámos uma grande conquista contra essa prática degradante para a saúde da mulher guineense», disse Djau Baldé, emocionada. O ministro da Saúde Publica guineense, Agostinho Cá, considerou o dia de hoje como sendo aquele em que se prestou um dos melhores serviços ao povo com a adoção da Fatwa «pelos chefes religiosos» islâmicos, «proibindo uma prática secular» que se caracteriza pela submissão da mulher a situações «atentatórias à sua dignidade». Assistiram à leitura e adoção da Fatwa, a primeira a ser pronunciada na Guiné-Bissau, elementos do corpo diplomático e o representante adjunto do secretário-geral das Nações Unidas, Gana Fofang, que é também o coordenador do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) no país."
(Por: tvi24 / LF | 2013-02-06 - via Paula Brito no Facebook)

4 comentários:

  1. Olá, Ana Paula!
    Rejubilo-me com esta informação.
    A modelo Waris Dirie, ela própria submetida a está barbárie, luta publicamente pelo fim da ablação do clitóris.
    No livro "Flor do deserto", cita em minúcias o sofrimento e risco de morte, em prol da superioridade machista.
    Ao que parece, a prática androcêntrica antecede o islã, o que é preocupante, pois pode ser mais difícil seu abandono.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina,
      Muito agradeço a partilha da importante e útil reflexão que aqui traz...
      Volte sempre!
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Ola

    Também nao sabia e claro fico muito contente. Agora é preciso ver se como acontece noutros casos, a lei nao seja seguida por todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Bruno... esperemos que o caso se torne exemplar...

      Eliminar