domingo, 20 de dezembro de 2009

Contributos para a Teoria do Caos Económico-Social?



Quando em Portugal assistimos a uma quebra na produção de cereais de cerca de 40% e constatamos um decréscimo de consumo de pão da ordem dos 30%, é caso para se perguntar se estaremos a avaliar com realismo a crise económica e, consequentemente, social, que estamos a viver. O número de pessoas sem-abrigo, a pobreza, o custo e o nível de vida dos portugueses, denotável, de modo inequívoco, no desemprego que já ultrapassou a faixa dos 10%, constituem sinais evidentes de uma emergência social a que urge dar resposta imediata com o desenvolvimento de medidas excepcionais de combate à crise cuja natureza, sabemo-lo todos!, é, simultaneamente, nacional e internacional. Contudo, não se vislumbram mudanças significativas, no curto ou no médio prazo. Infelizmente, pelo contrário, constatamos uma espécie de disfuncionalidade injustificável em realidades tais como a que hoje vi anunciada na SICNotícias, sobre o facto do investimento destinado ao turismo ter a região de Lisboa a absorver 70% do orçamento estimado!!!... Assimetrias regionais, desenvolvimento sustentado, equilíbrio e coesão social - ficam assim como arcaismos dos modelos de desenvolvimento num país que nos esforçamos por pensar empenhado em sobreviver e consolidar o tecido social?... é que, para o caso de se não lembrarem, o tecido social somos, todos!, nós!!!

5 comentários:

  1. Tudo está bem!!! Estamos a construir o CAV, estamos a construir auto-estradas, estamos a construir túneis, estamos a construir aeroportos, estamos a construir barragens, estamos a injectar biliões na banca, desculpe, na economia... estamos com uma divida fantástica (ver aqui), e quanto ao Turismo de Portugal, I.P. também pode ver aqui a capacidade equitativa que este Instituto Público tem... resumindo estamos a construir para alguém, eu apenas pergunto para Quem?

    ResponderEliminar
  2. Não, o futuro não é risonho quando se nos deparam licenciados jovens sem trabalho e menos jovens também licenciados alguns com longas competências e formações, atirados para o caixote de lixo da história, desperdício em terra de pobres. A disfunção que cria esta anomia social é tão forte que alavanca já uma nova diáspora que secularemente nos empobrece.

    O grito de aviso há muito que se fez sentir.

    Para todos os que "achavam" que se estava a processar uma revolução silenciosa,um novo paradigma de desenvolvimento, fica agora a consciência ou a inconsciência que a montanha actual há muito paria um rato.

    Um rato de propaganda, autismo e mediocridade que do alto do seu TGV de bitola curta do nosso suor, acena à multidão um aceno pútrido de quem vale por ter um olho, mesmo que estrábico, em terra de cego.

    Para quem o tecido social é como um fato armani que servia apenas na perfeição, em algumas situações, as ambições de um menino arrogante e casmurro, aprendiz de reizinho no reino a sul do da Dinamarca.

    ResponderEliminar
  3. Querida Ana Paula o País está a saque!!!

    Do blogue Alto Hama:

    «O grupo RTP (Estado, contribuintes, nossos impostos) fechou o acordo de financiamento através do qual vai comprar ao BPN Imofundos o edifício sede, situado na Avenida Marechal Gomes da Costa, em Lisboa. Um negócio pela módica quantia de mais ou menos, certamente bem mais, 70 milhões de euros.

    O consórcio é formado pela Caixa Geral de Depósitos (mais uma vez Estado, contribuintes, nossos impostos) e pelo BES, que assinaram com a RTP um contrato de leasing imobiliário válido por 25 anos, sendo que o valor do financiamento é, recorde-se, de mais ou menos, certamente bem mais, 70 milhões de euros.»

    «O agravamento do desemprego em Portugal é o cenário mais provável traçado pelos economistas que têm emprego para os próximos anos, bem como pelos já perto de 700 mil portugueses desempregados que se juntam aos 20% de cidadãos que já sentem a pobreza nos pratos, vazios, que por hábito colocam todos os dias na mesa.»

    «A empresária angolana Isabel dos Santos comprou 10% da Zon Multimédia, tornando-se assim accionista de referência da empresa. Gastou a módica quantia de 163,8 milhões de euros. Creio que o clã Eduardo dos Santos, para evitar negócios a retalho, lançará em breve uma Oferta Pública de Aquisição sobre Portugal.»

    « Por alguma razão há cada vez mais “jornalistas” a pensar com a barriga. E, se calhar, até fazem bem. Basta olhar para o que, em Janeiro, ganhavam na RTP, a televisão pública (paga por nós), Judite de Sousa (14.720 euros), José Alberto de Carvalho (15.999 euros) ou José Rodrigues dos Santos (14.644 euros).»

    Querida Ana Paula, isto é apenas um apanhado dos últimos dois dias!
    Um beijinho de um grão de pó... :((

    ResponderEliminar
  4. Caros Amigos Voz a O DB e Causa Vossa,

    Obrigado pelos vossos esclarecidos comentários e importantes contributos... de facto, muito há a pensar, a dizer e a fazer... resta-nos discutir as melhores opções... e não desistir nunca... por todos nós! Como dizia o poeta A.Aleixo: "(...) a razão mesmo vencida / não deixa de ser razão."...
    Um abraço :)

    ResponderEliminar
  5. Querida Fada do Bosque,

    Só agora li as suas palavras que muito agradeço por colocarem mais luz sobre as obscuridades que pairam sobre o país.
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar