sábado, 5 de dezembro de 2009

Ilusionismos... entre a demagogia e a eficácia

Mais de 10% de desemprego é, de facto, para um pequeno país como o nosso, uma calamidade social que, por ser previsível, não se torna, por isso, menos dramática mesmo se comparada com taxas de desemprego de outros países europeus cujas economias detêm, apesar de tudo, um grau de sustentabilidade e, consequentemente, de recuperação, que em pouco ou nada se compara com o nosso!... assinalem-se as boas medidas que o PM anunciou na AR sobre o aumento do salário mínimo e a diminuição das contribuições sociais para as empresas como incremento à empregabilidade... medidas que são, apesar de tudo, paliativos! ... de resto, considerando que toda a arquitectura económico-social, a ser revista com rigor em termos de rentabilização das potencialidades inerentes à legislação vigente no nosso país, poderia contribuir para diminuir as formas de desperdício da produtividade que ainda temos e para aumentar a confiança dos cidadãos nas instituições nacionais - que tão necessária é ao investimento pessoal e social na revitalização económica - seria desejável que o combate à corrupção e ao tráfico de influências insistisse na fiscalização dos procedimentos públicos e que a transparência fosse regra de prática corrente, com fácil e regular acesso para a opinião pública, não apenas para o sector privado mas, para o sector público!... ao invés de se valorizarem códigos de boas práticas que, na realidade, não passam de de placebos porquanto o problema não é o desconhecimento da correcção de procedimentos mas, isso sim, o seu efectivo cumprimento... além disso, o excesso de "letra morta" descredibiliza o investimento nos procedimentos e aproxima-os da interpretação demagógica. Entre Ser e Parecer ou entre Eficácia e Demagogia corremos o risco de, com boas intenções, mais não fazermos do que promover manobras de distracção, que em nada contribuem para a urgente mudança que é indispensável ao funcionamento executivo e que radica, por muito que se fomente a propaganda, numa espécie de benévola mas indiscutível inutilidade que recorre à ilusão consentida... mas que, afinal de contas, persiste na continuidade da resistência à mudança...

5 comentários:

  1. Olá Ana Paula!
    Parabéns pela forma concisa e verdadeira, como abordou o assunto da sustentabilidade do nosso país.
    Mas é muito difícil acontecer, só com medidas drásticas e a resposta está aqui:

    Falta de Memória e desconhecimento... mataram os nossos heróis e todos se esqueceram... :(

    http://ofimdademocracia.blogspot.com/
    Um beijinho de um grão de pó, muito triste. :((

    Foi ontem o aniversário da morte destes dois homens honestos, corri tantos blogues e só 2 falaram nisto...

    http://paramimtantofaz.blogspot.com/

    http://hsacaduracabral.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Já vi, Fada do Bosque... de facto, a memória, a verdade e a História levam, geralmente, tempo demais para se reencontrar!... tempo esse que perdemos todos no desencontro dos dias!... além disso, obrigado por me ter permitido conhecer o interessante trabalho do ofimdademocracia.blogspot.com!
    Beijinho solidário a abanar a cabecinha (constipada) a esse sorriso tristonhamente melancólico :)

    ResponderEliminar
  3. Já vi que aqui os visitantes se conhecem todos, (assim como aqui, "ofimdademocracia.blogspot.com") é o circulo a pensar só pra um lado.
    Por isso, e a propósito de armamento, acho que o caso dos "submarinos", não vai fazer parte deste "filme".
    Nem este comentário, vai ser publicado!
    Penso eu, de que...
    Cumprimentos
    José

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo,
    Redondos enganos, os seus!...
    1º) Não sei o que entende por "conhecer" ou "conhecimento" mas, de facto, se pensa que todos nos conhecemos pessoalmente, ficaria deveras surpreendido com a realidade... de qualquer modo, sinto e penso os que chama de "visitantes" como Amigos - sem que isso implique conhecimentos pessoais (não teria que o dizer mas, a contundência prepotente e presumida é uma coisa que me aborrece ... desculpará por certo a minha susceptibilidade);
    2º) Como pode constatar este seu comentário foi publicado;
    3º) Reservo-me o direito de publicar o que considerar útil e interessante.
    Obrigado pela visita. Volte sempre... e não avalie com tanta contundência o que, de facto, nem sequer conhece. A boa-fé é um bem que ninguém deveria escamotear!

    ResponderEliminar