domingo, 6 de dezembro de 2009

O Apelo da Memória e o Sentido do Simbólico



"Plegaria a un labrador" é o cântico inesquecível de uma voz que pertence aos nossos dias e à eternidade da nossa História, num tempo em que a terra e os "campesinos" sofrem o genocídio de uma modernidade que não encontrou, apesar de tudo, uma forma equilibrada de nos permitir viver o Mundo com os direitos que temos e as justas expectativas que construimos... Victor Jara teve ontem o seu segundo enterro como bem se escreveu no El País que Osvaldo Castro nos fez AQUI chegar... Hoje, numa sociedade que vive ainda para a auto-gestão dos mal-distribuídos recursos, cabe lembrar o Direito de Todos a um Mundo Melhor, um Mundo que seja, de facto, pertença dos Cidadãos... nos dias que antecedem a Cimeira de Copenhaga que, por tantas cidades, tem levantado a voz de milhares em nome da urgente intervenção no que ao Clima se refere, lembremo-nos que o Ambiente, a Natureza, a Terra, a Sociedade, a Economia e, consequentemente, a Vida de Todos também depende de nós... se não nos aquietarmos às determinações financeiras com que se preocupam os gestores económicos e políticos, fazendo das cidades os reinos do betão onde se guardam dinheiro e instrumentos da sua reprodução, ao preço da vida dos reféns... simples cidadãos... que somos nós!

6 comentários:

  1. Partiram-lhe as mãos e calaram-lhe a voz.
    Esqueceram-se que assim se realizava o sonho seminal da morte : Nascia a Memória !
    Dele haverá sempre recordação ; do seu algoz sempre se pretenderá o esquecimento.

    Quanto ao resto de post, como é habitual, estamos sintonizados.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Forte... forte e definitivo! O comentário que aqui regista é uma parte decisiva do próprio post! Obrigado por ter escrito, Miguel... sem mais palavras por ora... o abraço de sempre!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, Ana Paula pela referência...Como sempre, o seu post é adequado ao momento e muito belo...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Caro Osvaldo Castro,
    Obrigado pelas suas palavras... quanto à referência é, naturalmente e como sempre, justa e merecida.
    Um grande abraço e... volte sempre!

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente, nós os cidadãos sofremos imenso de falta de memória, não porque queremos, mas porque nos dão "amnésicos" todos os dias a todas as horas!
    Um povo sem memória é muito manipulável.
    Um povo que se esquece da sua história, é um povo sem identidade.
    Nem os meus cães se esquecem de factos, que para nós seria fácil esquecer... é uma defesa da qual nos tentam privar. Infelizmente somos reféns. Como querem os algozes, aludindo a T. Mike. Esforço-me todos os dias, para que tal me não aconteça... a falta de memória.
    Lembremos os nossos heróis e louvemos termos tantos. Homens de carne e osso, por incrível que isso hoje em dia, pareça! A marvel não me tolda. :)

    Um beijinho e espero que a constipação tenha passado! :)

    ResponderEliminar
  6. Sim, linda Fada do Bosque... não nos roubarão a memória porque nos não roubarão a identidade!... pena é que o não percebam os que preferem o esquecimento e a insensibilidade que implica a perda desse imenso e singularmente precioso património que é a essência do que somos!... Ficam na memória, para sempre, os referenciais da nossa identidade!... assim o saibamos transmitir!
    Um beijinho de pirilampo quase, quase recuperado :)

    ResponderEliminar