segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Quem tem medo de Manuel Alegre?

O que se tem especulado sobre as relações entre S.Bento e Belém, ou seja, entre o Governo e a Presidência da República, dá que pensar... de facto, o papel intervencionista do Presidente da República durante o ciclo eleitoral que terminou em Outubro, em defesa - ainda que mais ou menos velada - de um PSD sem programa e sem estratégia, e a actual vitimização de Cavaco Silva que, através da comunicação social, se tem procurado fazer nos últimos dias, conduz-nos a uma reflexão importante sobre as estratégias em curso relativamente às eleições presidenciais que nos vão ficando, cada vez, mais próximas. Para quem tem o interesse nacional como prioridade é fundamental não perder de vista, para além das tentações de protagonismo partidário, que a concertação estratégica e, acima de tudo, o desenvolvimento do país real que somos, tem que presidir às relações entre os orgãos soberanos da Nação, como garante de que ainda o somos, País e Pátria. Por isso, considerando, no actual quadro parlamentar português, a importância decisiva de uma Presidência da República capaz de defender, sem medo e sem cedências, a Democracia que o estado actual da economia fragiliza, e, por outro lado, a capacidade negocial que só a autoridade ético-política confere, penso que o nervosismo que as mútuas acusações da bipolaridade PS-PSD, exploráveis pelos media, viabilizam, reflectem, antes de mais, a consciência de que o capital de descontentamento dos sufrágios eleitorais do Verão, ainda sobrevive. Daí que considere que a vitimização e a frieza de Cavaco Silva face ao Governo e à Assembleia da República denotam o receio do apoio do PS à candidatura de Manuel Alegre à Belém... atitude que será, na verdade, a única atitude inteligente e estrategicamente eficaz, para assegurar a estabilidade indispensável ao repensar e reformar das políticas sociais e económicas de que o país, indiscutivelmente, precisa.

9 comentários:

  1. Espero que tenha razão, Ana, e o PS não caia na tentação de apresentar um candiato que divida a esquerda.
    Uma reeleição de Cavaco Siva trará mais instabilidade e não é isso que o país pecisa.

    ResponderEliminar
  2. É essa a questão, Carlos... esperemos que o PS tenha o discernimento e a clarividência de não contribuir para a divisão da esquerda...
    Um grande abraço :)

    ResponderEliminar
  3. Ana Paula,
    deve haver muita gente com medo do Manuel Alegre mas situa-se fundamentalmente no espectro político da direita portuguesa.
    À esquerda ele terá grandes hipóteses de fazer o pleno, salvaguardando desde já as possíveis posições que o PCP venha a tomar, talvez desta vez venha a propor o Bernardino Soares, só para marcar posição na refrega e ganhar tempo de antena.
    Á esquerda ninguém tem medo do Manuel Alegre; talvez seja ele próprio, agora, a ter algum medo do modo como vai apresentar-se como candidato de convergência face aos estragos que provocou dentro do seu próprio partido e face às espectativas políticas que o BE tem numa sua eleição.
    Ninguém à esquerda tem medo do Manuel Alegre mas ele terá de se definir e bem sobre o seu projecto, deixar as frases com eco, que afinal só têm eco, certos pensamentos de índole populista e assentar numa via realista da política que não é inconsentânea com o seu e nosso ideário.
    Se ele assim proceder terá a via aberta para Belém, já que, mesmo recandidatando-se o actual inquilino, um pleno da esquerda seria o suficiente para a vitória. E as más memórias que Cavaco deixa - o pior PR desde a Revolução que fez esquecer até as tentativas peronistas de Eanes- serão suficientes para garantir uma derrota estrondosa do actual Presidente.
    Quere-se um Presidente política e culturalmente culto,capaz de gerir as agendas, mas que seja, e apenas, Presidente.
    Não queremos um Presidente que queira governar a partir de Belém. Que se factor de instabilidade e patrocinador de partidos políticos; que queira impor as suas visões ética, morais e religiosas a um povo que não lhe deu esse poder.
    Manuel Alegre não mete medo, mas ele também tem de demonstrar que merece o apoio que necessita.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Olá Querida Ana Paula,
    Votei nesse senhor da última vez... fiquei extremamente triste porque não ganhou. Entre Direita e Esquerda... claro que esquerda, mas o Manuel Alegre, é uma pessoa que vai exercer um cargo, pelo menos espero, em que a pessoa conta mais que as áreas políticas a que está inclinado. Veja por exemplo o Rei de Espanha, que carisma e nunca fui monárquica!...
    De um Presidente espero sensatez, dinâmica, coragem, rigor, carisma e bom coração, digo-o porque isso conta muito, embora hoje em dia ninguém ligue...
    Espero sinceramente que seja desta vez e espero, que nunca fique aquém das expectativas, nesse cargo que deveria ser considerado muito importante e não o é, pelo menos com este actual representante. Quanto a Cavaco... Vade Retro... :))
    Já mostrou o que vale, Zero!
    Se o PS o afasta, ficarei ainda mais desiludida!...

    Um beijinho de um grão de pó... :)

    ResponderEliminar
  5. Queridos Amigos Fada do Bosque e T.Mike,
    Obrigado pelas vossas palavras que, atentas, preocupadas e sérias, denotam o sentir de um país que insiste em defender a Liberdade e a Democracia e não desiste de se inquietar com o desenrolar de um futuro que queremos sustentado e melhor para nós! Desculpem a minha pressa em escrever... amanhã volto, com mais calma :)
    Um grande abraço e um beijinho :)

    ResponderEliminar
  6. Devo confessar que me assusta o nível, baixo, que a classe política atingiu.
    Mas até os compreendo! Acabei de publicar no meu blogue a tabela que tenho vindo a actualizar com o resumo dos principais indicadores das famosas contas públicas (pode ver aqui), e considero deveras curioso como não se ouve uma única notícia verdadeiramente esclarecedora destes números. Quem anda atento a estes números rapidamente se apercebe da verdadeira razão para os políticos falarem de tudo e mais alguma coisa menos do que realmente é necessário fazer. O futuro de Portugal, a seguir-mos por este caminho de olhar para o lado e assobiar bem alto, vai-nos levar a situações verdadeiramente complicadas...

    ResponderEliminar
  7. Ana Paula
    Infelizmente,Ana Paula, há muita gente ,que tem medo de Manuel Alegre...dentro do próprio PS, porque ele é vertical, frontal e não anda"na onda".Eu, que dei a cara eo coração poe ele, nas últimas presidenciais, conheço-os--alguns ,claro. Sei que todos fazem falta,mas...ai,que falta a tolerância,para um dia destes poder olhar para eles e me calar...

    Pode ser,em nome de uma esperança, que me faz sonhar...

    Um beijo
    tina

    ResponderEliminar
  8. Fui ver o seu blog, Voz a 0 DB... esclarecedor, conforme lá deixei dito... a corroborar este caminho direccionado para um beco cada vez mais estreito onde sentimos confinar-se o futuro!
    Obrigado... Um abraço :)

    ResponderEliminar
  9. Tina,
    Adorei, compreendi e sei o que significam as suas palavras... e sim, às vezes, é difícil a tolerância mas, como tão bem diz, será possível mantê-la em nome "de uma esperança que faz sonhar"... agora... como dizia o poeta "falta cumprir Portugal"... vamos a isso!
    Um grande beijinho e toda a amizade :)

    ResponderEliminar