terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Sinais para o futuro?!


O simbolismo é, na vida, na religião e na política, a dimensão de recurso dos indícios que recusamos negligenciar... mais ou menos, discreta ou evidentemente, lançamos mão do simbólico para aludir a factos capazes de destacar mensagens que actualizam o que, num determinado momento, pode não encontrar condições materiais de afirmação pública. Por isso, quase sempre, o simbólico é um acto de comunicação com o outro, expressão intencionalmente direccionada de um contacto assertivo com o exterior... e é exactamente nesta perspectiva que adquire relevância significativa, o conjunto de acontecimentos que marcam os últimos dias de 2009: a deportação de 4.000 cidadãos de etnia Hmong da Tailândia para o Laos, a execução de um cidadão britânico por posse de droga na República Popular da China, a detenção de um activista de direitos cívicos norte-americano na Coreia do Norte e a reivindicação da Al-Qaeda do recentissimo atentado falhado ao avião que se dirigia aos Estados Unidos e que despertou, de novo, o medo e a fobia da segurança no Ocidente. Tétrico, no meio de todos estes sinais, é o facto de, desta forma, se manipular a legitimidade do medo e se reduzir a esperança individual e colectiva no futuro que se vê condicionado nas aspirações de liberdade em que a democracia ainda nos permite acreditar.

4 comentários:

  1. Olá, Ana P.,
    De facto, esse "recurso dos indícios que recusamos negligenciar" passa pelas mãos de toda a hipocrisia.. As situações que apresenta, a saber: "(...) 4.000 cidadãos de etnia Hmong da Tailândia para o Laos, a execução de um cidadão britânico por posse de droga na República Popular da China, a detenção de um activista de direitos cívicos norte-americano na Coreia do Norte e a reivindicação da Al-Qaeda do recentissimo atentado falhado ao avião que se dirigia aos Estados Unidos (...)" não são mitos, mas relembram esse outro meio de comunição do simbólico que é preciso saber ouvir. Como sabemos o símbolo não é arbitrário, colocando-nos no contexto do conhecimento indirecto que, por sua vez, poderá ter uma orientação regressiva ou progresiva. Tudo depende de quem está a ouvir o silêncio...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente Querida Ana Paula, quanto mais entramos no novo Milénio, mais nos apercebemos que o Homem não soube conviver com o Poder...
    Uma Guerra Santa? o Planeta irá aguentar tantos atentados à Natureza? e será que o Povo Soberano deixou de o ser? Tudo foi estudado e previsto com antecedência... os símbolos permitem identificar como os acontecimentos têm vindo em crescendo. Será porque temos mais informação e sabemos mais a nível global? Não creio, até porque os Media não fazem práticamente serviço público... a Net?
    Talvez seja isso, mas o que mais noto, é o Povo ter-se acomodado, ter adoptado a política do Eu esquecendo-se do Nós e penso que nisso, os Media deram o maior contributo. Por contraste, por exemplo, durante a guerra do Vietname e outros acontecimentos de cariz dos Direitos Humanos, os cidadãos protestaram veementemente.
    Os tempos mudaram, Os poderosos acenaram aos seus povos o bem estar que tinham para oferecer, as pessoas tornaram-se mais egoístas e a época Hippie durou pouco!
    Bandas de Rock eram nesse tempo, um serviço ao dispôr do Povo, para difundir a mensagem e para contestar os abusos de poder, como os DOORS, por exemplo, o nosso, Zeca Afonso... Hoje temos os U2 e o Bono, Bob Geldof em campanhas Humanitárias, nada de activismo...
    Penso que tivemos tempo de ouvir e ler no Tempo, nos seus sinais... mas o Homem ocidental ofuscou-se na sua própria luz; a luz do bem estar, da terra prometida, o TER. quando esta luz acabar, vai ver que não há mais nada para além da escuridão da falta de liberdade e da falta de recursos. Entretanto os vendedores de sonhos estarão a salvo, porque nesta altura do acontecimento, o dinheiro compra tudo e comprou-lhes um lugar no céu; o TER tudo e muito mais para a sobrevivência enquanto os outros vivem no "clima" do medo, por eles imposto e difundido.
    Já dou comigo a pensar, como é que os masters combinam entre eles? qual o próximo passo a dar para assustar as hostes?
    Os romanos entretiveram o Povo no Coliseu até o Regime colapsar... Hoje, foi feito pelos Media e o Regime, a Democracia está a colapsar... o problema é que o Planeta e os seus recursos, também!
    Agora é tarde para voltar atrás... foram muitos anos alienados, e muitos ainda estão, talvez a maioria, entretanto as minorias açambarcaram para eles. Foi no que deu lucro e consumismo...

    Um beijinho de um grão de pó. :)

    ResponderEliminar
  3. Querida Jeune Dame!
    Lindissimo este comentário :)
    Votos de um 2010 tão Feliz e Grande como merece -sei que o tempo fica sempre aquém da alma mas, mesmo assim, fica a energia da expressão do seu merecimento :)
    Um grande abraço amigo e um beijinho :)

    ResponderEliminar
  4. Querida Fada do Bosque... esmagada pela torrencial fluidez das palavras, resta-me subscrever o sentir e dizer: isto não é comentário! É um post!!! ... e aqui fica, publicado como tal -digo eu, se me permite :)
    Votos de um 2010 imenso de realizações, mais sonhos e, pelo menos, a mesma partilha :)
    Beijinho de pirilampo a luzir na noite fria :)

    ResponderEliminar