segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Da Austeridade como Falência de um Modelo...

Se o custo da alegada "austeridade" que fez o próprio Mário Monti assumir o alerta relativamente ao perigo de desagregação da Zona Euro (ler Aqui ), não fosse o preço social que todos conhecemos, teriamos agora um conjunto de dados relevantes para se poder analisar o que é, afinal!, uma evidência: a austeridade agrava a crise generalizada que vivemos não apenas em termos sociais mas, também, do ponto de vista financeiro, através da elevadissima diminuição dos fluxos da dinâmica do consumo que acelera, mais do que puderam prever, a estagnação económica! Um exemplo inequívoco desta demonstração da falência do modelo neoliberal proposto internacionalmente para uma pretensa resolução dos problemas que derrubam países ao ritmo da percepção dos mercados, é o decréscimo do consumo de que a diminuição da compra do passe pela população idosa portuguesa é um indicador sintomático (ler AQUI).... e se a realidade fosse levada a sério, caberia aos políticos evidenciar estes resultados comprovadamente negativos (designadamente, do ponto de vista da avaliação por objectivos) que promovem tendências absolutamente contrárias ao que reconhecidamente anunciam como justificação das ditas "medidas de austeridade"... porém, ao que nos é dado ver, a opção é ignorar os factos e persistir na afirmação feita com ares de preocupação eminente, de que estamos perante "uma necessidade incontornável"... pois!.. em tempo de avestruzes, "quem tem um olho é rei"...

2 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas
    Como um simples desenho explica tão bem a evidência. Sou dos que faz um grande esforço para tentar perceber as razões porque quem devia não percebe. Excelente o post e já agora (esqueci anteriormente) o novo visual.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  2. Caro Rodrigo,
    Boas e gratificantes palavras estas que aqui regista... ainda bem que gostou da evidência do "cartoon" e, mais ainda (se me permite!), do novo visual da "Nossa Candeia" :)
    Abraço.

    ResponderEliminar