quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Da Troika à ONU - o Relatório da UNCTAD

A ONU assumiu, através do seu Relatório do Comércio e Desenvolvimento, que a "austeridade" está a afectar os países desenvolvidos (ler AQUI). Afirmando que as regras fiscais e as alterações laborais introduzidas em nome do combate à "crise" prejudicam o crescimento económico, o relatório da UNCTAD demonstra que as medidas adotadas não permitem travar a recessão económica e promovem a desaceleração da economia mundial. O enfraquecimento das economias da Alemanha, França e Suécia é agora um facto indesmentível e os únicos registos de economias em crescimento entre os ditos países desenvolvidos são os da Noruega e da Islândia. Ficam em causa as "troikas" que têm vindo a impor regras cujos efeitos são cada vez mais evidentemente perversos em relação aos desempenhos económicos que deviam recuperar e toma forma a percepção de que a dinâmica de consolidação dos chamados "novos mercados emergentes" coincide (em termos de implicações e/ou requisitos) com a degradação dos que vinham a liderar as economias... Por tudo isto e se não fosse razão suficiente para a revisão dos mecanismos políticos de resposta à "crise" o sentimento e a manifestação dos cidadãos relativamente aos efeitos de uma austeridade que, de conjuntural, nada tem, estão agora à vista os resultados institucionalmente reconhecidos pelas instâncias que são efetivas autoridades institucionais na matéria.  

2 comentários:

  1. Bom comentário minha amiga. Está tudo doido. Nova ordemeconómica mundial precisa-se com urgência. É chegada a hora das pessoas em detrimento da ganância dos mercados financeiros e da especulação.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, meu amigo. É verdade... "está tudo doido" e é urgente uma nova ordem económica mundial!... não podemos adiar por mais tempo esta anomia que nos empurra vertiginosamente para o abismo, sob pena de regredirmos socialmente a um ponto de difícil retorno que pode abrir portas a caminhos radicalmente diversos e perigosos.

    ResponderEliminar