segunda-feira, 6 de maio de 2013

Do Lápis Azul aos "Acasos" Informáticos...

A Censura, como todos os mecanismos de controle social, também se adapta, adequa e socorre das novas tecnologias... por isso, as novas formas de linguagem e comunicação que, nas chamadas "redes sociais", se configuram em blogues, facebook's e afins, são produtos susceptíveis desses procedimentos. O que está em causa é, ainda e sempre!, o direito à liberdade de expressão por um lado e, por outro, o medo da razão, da cultura, da liberdade e da verdade - porque, como bem se sabe: "Só a verdade é revolucionária"... e o despojamento dos interesses corporativos aproxima-nos da capacidade de reação eficaz pelo reforço cultural da consciência crítica que nos distancia da manipulação com que nos tentam adormecer os que nos preferem calados! Porém, nos tempos que correm, é cada vez mais urgente levantar o pensamento e, completando o que um dia Sebastião da Gama formulou, dizendo: "Pelo Sonho é que Vamos", é tempo de afirmar: "Pela Liberdade de Expressão é que se Faz o Caminho da Mudança e, consequentemente, da Revolução!". É preciso reinventar a Palavra, o Tom, o Conteúdo e a Forma e devolver à Opinião a força lúcida da Razão com que reescreveremos a Realidade... porque a História não Acaba Aqui!
(Este texto foi escrito a pensar solidariamente no que é, para mim, o melhor blogue de análise política da blogosfera portuguesa: POLITEIA

6 comentários:

  1. Minha Caríssima Ana Paula

    Não tenho palavras para lhe agradecer tanta solidariedade.
    Um grande, grande, abraço
    JMCP

    ResponderEliminar
  2. "...é tempo de afirmar: "Pela Liberdade de Expressão é que se Faz o Caminho da Mudança e, consequentemente, da Revolução!". É preciso reinventar a Palavra, o Tom, o Conteúdo e a Forma e devolver à Opinião a força lúcida da Razão com que reescreveremos a Realidade..."

    É bonito dizer isso... mas é pena, que no dizer disso, se exclua o tempo de antena. Hoje o lápis azul sofisticou-se. Sebastião da Gama podia falar sobre isso, se fosse vivo e fosse caso disso...

    ResponderEliminar
  3. De acordo, Ana Paula. Ouvi-lo, ainda é mais gostoso... Uma cabeça brilhante.
    Abraço

    ResponderEliminar

  4. MUITO IMPORTANTE ESTA POSTAGEM E MUITO VERDADEIRA !

    BELO TEXTO !

    Infelizmente existem Blogues bem conhecidos..., a quem lhes acenta que nem uma luva. Se se discorda do actual (des) Governo..., CORTE CERTO !... Se se dizem algunas verdades que doem..., CORTE CERTO !... ETC..., etc..., e, de seguida, ofendem-se os comentadores !

    BEM-HAJA, Dr.ª Ana Paula Fitas

    ResponderEliminar