quinta-feira, 2 de maio de 2013

Europa - o Drama de um Puzzle com mais de Mil Anos...


5 comentários:

  1. GOSTO!!!
    Mas tem alguns defeitos:
    1º Animação está muito rápida.
    2º Faltam as datas.
    3º Ignora a Anatólia.
    4º Ignora o Maxerreque.
    5º Quase ignora o Magrebe.
    Os três últimos pontos não são de somenos porque o conjunto Anatólia, Europa, Magrebe e Maxerreque é uma unidade geopolítica e geocultural.
    Também ignora os Impérios Ultramarinos de Portugal, Espanha, Holanda e Grâ-Bretanha... o que não permite compreender a evolução posterior a 1600.

    ResponderEliminar
  2. Não me parece que Portugal tenha perdido a sua individualidade política própria, durante os reinados filipinos, que o foram de Espanha e de Portugal, simplesmente. Além de que o primeiro Filipe, o segundo de Espanha, foi um bom rei português, pelo que opinam os historiadores. Só o último foi péssimo, e devolvido aos espanhóis em boa hora. :)

    ResponderEliminar
  3. o que é certo é que o domínio filipino nos afetou e os levantamentos populares foram uma forma de luta pela nossa independência.Houve exílados.A crise acentuou-se.Esse desentendimento entre os dois Países fragilizou-nos até á revolta foi um sofrer.

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida, foi um tempo inglório e de revolta. No entanto, o "1º Filipe" fez uma governação prudente do Portugal sem exagerar a subordinação ao poder central. Fiquei com essa impressão, não só do ensino no tempo da escola, como do recente trabalho de história económica de Portugal de Pedro Lains e outros.

    ResponderEliminar