quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A Essência da Arte - Homenagem à Escola António Arroio!

A Arte é ... a Arte! Faz-lhe jus o gradeamento da Escola António Arroio que fotografei e partilho convosco.


 
 
 
Escola Viva, esta é uma Escola que está habituada  a respirar sob um símbolo particular de liberdade  e um singular e belo lema: "AMO-TE". 
 
 
 
 
 
Escola de Artes, esta obra da António Arroio denota, nos nossos dias, que, além de tudo o mais que a não esgota, a Arte é (ainda e sempre!) a Perspectiva, cuja alma os seus Habitantes reinventaram, de  forma criativa, simples e extraordinária! 
 
Vi a Obra quando, inadvertidamente, olhei de soslaio o branco do gradeamento e li a palavra: "AMOR"!... contudo, uns metros depois, voltei a olhar e nada mais vi do que o ferro, em inócuas riscas de branco pintadas, como de costume!
 
Dias depois, voltei a passar, devagarinho e a olhar, no ângulo exacto da fotografia que aqui vos trago e eis que, de novo!, como um presente, voltou a surgir a palavra: AMOR!... continuei lentamente e, uma vez mais, uns metros depois, voltei-me para trás para tentar perceber se, do mesmo ângulo mas, em sentido contrário, a palavra seria também perceptível?!... Surpresa das Surpresas!!!... Como podem constatar, apareceu escrita a palavra: "ÓDIO"!... E pronto... Sorri, sorri muito, feliz!... Sim! ... porque, afinal!, é isto a Arte: a admirável capacidade de surpreender pela inequívoca comunicação com o espectador, na transmissão intencional, clara e complexa de uma mensagem universal!... Confesso! Adorei!... e ocorreu-me que esta é uma obra rara porque confere visibilidade à invisibilidade da dualidade mais profunda do Ser-se Humano e do "Oculto" :))
 
Obrigada, Escola António Arroio! Obrigado por tornarem real um sinal indiscutível de esperança... no Futuro!
 

1 comentário: