terça-feira, 26 de agosto de 2014

Ler para Ser Melhor - ou: De como os Pequenos se fazem Gigantes!

No dia 13 de setembro, sábado, no Auditório do Parque das Feiras (em plena EXPOMORA), há uma festa em que todos gostarão de participar. Além da música e de muita poesia, vale a pena dizer que é o António Luís Carlos quem vai dar brilho à Festa com o lançamento de mais 2 das suas obras, uma delas integrada na produção do seu já reconhecido e premiado nome como autor de literatura infantil e a outra, em colaboração com uma série de seus amigos que escrevem, em poesia e em prosa, pequenas histórias onde cabe o sentido do mundo e o infinito sentir de cada um que é, também, o sentir de todos nós, quando olhamos para dentro ou quando nos deixamos o olhar o mundo com olhos-de-ser-e-sentir... A este livro de uma literatura intimista e inovadora na sua despretensão e na riqueza da vasta profusão de sentimentos e saberes, Carlos Canhoto e os amigos deram o nome de "Curtinhas à Sexta" e sobre o seu conteúdo mais não adianto porque... é ir ver... "para crer" e querer ler!
Quanto ao seu novo livro para crianças, tenho a honra de partilhar convosco, a título inédito, uma das suas imagens introdutórias (devidamente autorizada pelo autor, claro!)... para vos dizer que: 
Anuro é uma história linda, dessas que nem de fadas precisam porque a encantada e rica forma de descrever a natureza dispensa o recurso aos seres fantásticos que somos, afinal!, todos nós!
O texto é muito bem construído, informativo e direcionado para a forma infantil de apreensão de conhecimentos; tme umas ilustrações puras e cheias de cor e alegria, sem necessidade de recurso a estilizações que retiram realidade e sonho aos personagens.
Finalmente, a canção de Anuro, o jogo da Sapada e o espaço para o desenho é decisivo para que esta obra-prima da literatura infantil, em língua portuguesa, seja o paradigma da Pedagogia cuja reinvenção precisamos de redinamizar para fazer dos mais novos, verdadeiros construtores de um Mundo Melhor :)

Sem comentários:

Enviar um comentário