domingo, 30 de março de 2014

Pedagogia e Didáctica das Fadas...

 
"RECEITA DE PÓ DE FADAS
O pó de fadas encanta as crianças e as pessoas adultas porque funciona mesmo, principalmente se usado nas noites de lua cheia.
...
Material:

Um bom punhado de pétalas de rosas secas.*
Glíter das cores do arco-íris.
Purpurina das cores do arco-íris.
Uma pitadinha de terra (seca) do pé de uma flor de preferência amarela
(pode ser colhida no jardim, no campo ou no matinho).

Modo de fazer:

Esvazie a sua mente de problemas e preocupações.
Lave e seque bem as mãos e esfregue-as com um perfume agradável
(tenha atenção para que as mãos não fiquem húmidas)
Esfarele bem as pétalas das rosas - mesmo, mesmo muito bem!
 
Depois de as ir esfarelando bem ao mesmo tempo que lhes vai juntando
muitos sentimentos felizes, pensamentos bons (expressão da ética que nos torna todos melhores, mais justos, solidários, honestos e felizes) e poderosas por bondosas energias, coloque as pétalas esfareladas e misturadas com os pensamentos e energias alegres e benfazejos, na batedeira (ou liquidificador) e bata tudo até virar pó.

Depois, é só misturar o resto dos ingredientes, muito bem misturadinho.

Modo de uso:

Uma pequenina pitadinha assoprada por cima da cabeça (pode ser sobre a sua própria cabecinha),  acompanhada de um sorriso e com desejos fortes de alegria e felicidade.
Acredite: é o suficiente para fazer acontecer coisas lindas.
Ou...
Pode usar o pó para chamar uma fada, salpicando uma pitada no jardim ou num vaso de planta. Diga às crianças que quando chamam uma fada devem ficar bem quietinhas porque irão sentir a fada falando com elas nos seus corações.
Acredite: vai assistir a qualquer coisa de lindo e mágico.

(Ah, pois... atenção: as pétalas têm mais poder, se as rosas forem oferecidas por alguém com muito amor e carinho.)

Faça este trabalho numa oficina de crianças e veja como elas ficam encantadas, entusiasmadas e a expressar votos de saúde, paz, amor, alegria para todas as pessoas de quem gostam... é lindo e gratificante ver e ouvir o que vão dizendo enquanto esfarelam as pétalas.

Se fizer numa oficina com muitas crianças, utilize uma tijela grande para poderem caber muitas mãozinhas e se forem mesmo muitas crianças, o melhor é fazer grupinhos, marcando um tempo para a concretizar a operação, de modo a poder trocar os grupos e repetir, com todos, a Magia do Pó das Fadas.
 
A terminar, deve colocar-se um pouco do pó das fadas acabado de fazer, num frasquinho de vidro que se dá a cada criança, dizendo-lhe para o guardar com muito carinho, usando-o só de vez em quando para não perder o poder."

(A inspiradora e bela lição que aqui partilho, chegou via Rui Arimateia no Facebook e eu, depois de a adaptar para a língua portuguesa, dedico-a a todas as educadoras de infância, mães, profissionais e amigas dos pequeninos seres humanos que são, desde que nascem, os potenciais construtores do futuro... mas, se me permitem, esta dedicatória vai direitinha, antes de mais, para a MARIA JOSÉ MANUELITO e para a MARIA JOÃO MOURA... com um suave bater de asas de uma "Amiga das Fadas")

Sem comentários:

Enviar um comentário