segunda-feira, 21 de novembro de 2011

E a Espanha aqui tão perto...

... também nos não deixa outro remédio senão o de nos confrontarmos com os índices de realidade dos dias... e pronto!... as massas continuam a decidir a alternância em processos eleitorais, sempre que o descontentamento económico se torna insustentável... entre a racionalização no campo especulativo do aparentemente "possível" em termos da evidência ideológica de uma desejada mudança, foi agora a vez dos espanhóis voltarem a insistir na solução sem saída que consiste no repetir governações iguais a si próprias, anquilosadas e sem hipótese de vincular a esperança à realidade... entre a necessidade de contestar a realidade actual e a ausência de uma representação credível no que às alternativas políticas diz respeito, a Europa "soma e segue" no caminho do passado -e talvez só eleições em França possam inverter a tendência geral de opção pelo quadrante político mais conservador e defensor dos mercados... verificamos entretanto, também por isso, que continuam válidos os ciclos da alternância a que se reduziu a democracia!... "até quando?" - é a pergunta do dia... e considerando a dimensão e extensão da crise, quanto ao pensamento, fica a questão: e se um dia, definitivamente, os cidadãos deixarem de dar crédito à alternância... e às eleições?

4 comentários:

  1. A que se reduziu a democracia(?), é a pergunta que não quer calar, entender o quê, estou longe* daí, mas trite, quero desejar que essa crisa passe, a qualquer custo...se for na paz*, melhor!
    Ah, nem sei o que digo, ando revoltada com a situação ...
    beijinhos pra vocês todos.
    Mery*

    ResponderEliminar
  2. Voltamos ao teor de post meu anterior:
    Povos da Europa, uni-vos !
    Não para encontrar uma tirania mas para defender a democracia, mas uni-vos!!
    Um abraço, Ana Paula.

    ResponderEliminar
  3. Cara Ana Paula Fitas
    A esquerda/ direita distinguem-se pelas ideologias que "professam".
    A discussão ideológica sempre foi uma forma de fortalecer os partidos de esquerda. Temo que cá com lá, isso tenha sido esquecido. Os resultados estão à vista.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  4. ... Vejo agora as notícias. Retenho três ou quatro: os juros de Espanha continuam a subir; as bolsas estão a descer; a Hungria, preventivamente, pede apoio ao FMI e à Europa; e, sintomaticamente, a presidente do FMI pede aos EUA que não deixem cair a Europa … Assim vamos! ...

    ResponderEliminar