terça-feira, 8 de novembro de 2011

Igualdade de Sacrifícios versus Oportunidades Sinistras...

Já o disse várias vezes mas, de facto, há realidades que requerem uma atenção redobrada... é o caso da proliferação das lojas de compra de ouro ao preço da chuva , a mais tétrica e clara sintomatologia da dimensão da crise que, acreditem!, se não estivesse para durar, não justificaria o elevadissimo número destes estabelecimentos onde se vende e compra o desespero humano... mas, não!, o cenário não é novo e repete-se em épocas de empobrecimento e conflitualidade social... talvez por isso, a sua presença no espaço público seja tão assustadora!... afinal, segundo conta a História e a memória o evoca, esta é uma característica dos tempos de guerra e, em particular, dos que a antecedem... Ora, avaliar os sinais é o que se requer não apenas à sociedade civil e à economia mas, acima de tudo, à política. Por isso, numa altura em que uma espécie de espesso silêncio paira sobre os dias, é digno de registo o alerta a que D. José Policarpo deu voz (ler aqui), bem como a proposta de Rui Rio relativa à alteração do anunciado corte dos 2 subsídios (férias e Natal) dos trabalhadores do sector público (ler aqui) - refira-se a este propósito que o PS também reivindicou a continuidade de pagamento de, pelo menos, 1 dos dois referidos subsídios sem, contudo, ter clarificado a fórmula que defende para que o Estado encontre forma de a viabilizar!... Considerando que a situação económico-social dos portugueses é demasiado grave para poder ser demagogicamente utilizada, as propostas alternativas a apresentar devem ser responsáveis e plausíveis e é por isso que a sugestão do Presidente da CMPorto de se diluir o montante a arrecadar com um dos subsídios dos funcionários públicos pelo IRS da totalidade dos contribuintes, surge como sensata e mais equitativa, não discriminando e agravando mais a vida dos que trabalham no sector público - cuja maioria, ao contrário do que se possa pensar, não tem altos salários e trabalha muito mais do que se instituiu nas representações socio-mediáticas, com o objectivo de encontrar no denegrir dos serviços públicos, o bode expiatório dos problemas do país e/ou a justificação da defesa do sector privado... Que toda a argumentação seja legítima é uma coisa mas, que sirva para, de facto, sacrificar essencialmente uma faixa específica da população activa, é outra... não só muito diferente mas, previsivelmente, muito negativa num futuro que se aproxima a grande velocidade. 

9 comentários:

  1. Cada vez mais se multiplicam os sinais, Ana Paula. A única solução para sair da crise vai ser uma guerra, tendo como palco e motor a Europa. É assustador, pensar que nesta Europa não há um único líder à altura das circunstâncias. Excelente post
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo Ana Paula é mais ou menos como: só ganha o direito a reclamar quem cumpre. Se exigimos equidade, temos que denunciar a sua falta quando não a vemos existir, ainda que não nos seja favorável. É uma questão de Justiça.

    ResponderEliminar
  3. Anapaulamiga

    Futuro? A grande velocidade? Mas, que raio de futuro e que estranha velocidade temos pela frente!...

    O chamado Poder joga no tabuleiro eterno do dividir para reinar. Penso até que, na verdade, anda a reinar connosco. E pergunto-me o que será pior: os passos da crise ou a crise do Passos?

    E por aqui me fico, velho, ácido, desiludido e sei lá mais o quê. Se, porém, fores até à minha Travessa ou ao meu Pulhitica dar-me-ás motivo para alguma alegria. Ite, missa est. Deo gratias.

    Qjs = queijinhos = beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fiz link, Ana Paula
    Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Não acredito na bondade destas medidas, aliás nunca votei nos Partidos que têm estado no Poder, mas no que toca aos cortes e à equidade na sua distribuição a solução é rigorosamente simples, todos deveriam contribuir e numa única forma, através da aplicação de um Imposto Extraordinário tal como vai acontecer já este ano.
    Não percebo esta fixação nos Funcionários Públicos -os reformados e aposentados vêem atrelados por arrasto envolvidos na desculpa da necessidade de corte na famigerada Despesa-, a não ser que a ideia seja cortar para sempre e se for para sempre como já foi confidenciado, vai atingir a curto prazo todo o universo do trabalho.
    Repare na contradição terrível que é aumentar ou actualizar, exactamente agora, os vencimentos das forças Policiais...

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pelas boas palavras, a reflexão solidária e o link, Carlos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Graza,
    É, de facto, uma questão de Justiça perante a qual não podemos deixar de nos pronunciar.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Amigo Henrique Antunes Ferreira,
    Sou eu que agradeço as suas sempre avisadas palavras de que, se me permite, destaco a referência ao "dividir para reinar"... e claro que já dei um pulinho à sua Travessa e ao Pulhitica :))
    Queijinhos :)))

    ResponderEliminar
  9. Meireles Portuense,
    Agradeço sinceramente a reflexão que aqui partilha e de que destaco, subscrevendo todas as suas palavras, a referência à "terrível contradição" que significa o aumento/actualização dos vencimentos das forças policiais...
    Um abraço.

    ResponderEliminar