domingo, 6 de novembro de 2011

Leituras Cruzadas...

Os dias correm difíceis e o panorama de sugestões para a mudança não oferece credibilidade nem confiança... nem aos mercados, nem aos cidadãos! De facto, continuamos apenas a assistir (apesar do tom de voz dos protagonistas se ter alterado do lamento pedagógico para a determinação exaltada, a raiar o autoritarismo já indisfarçável) a uma repetição que mais parece um eco gravado sobre a necessidade de mais austeridade (eufemismo já encarado como banal, face à brutalidade das decisões e opções político-económicas) enquanto ouvimos, sucessiva e cansativamente, o mesmo padrão de diagnóstico dos problemas que cruzam fronteiras e avançam sem nacionalidade (apesar de serem os países que vão, um após o outro, entrando na linha de devedores deste défice - que, a não ser estrutural em todos eles, se não poderia revelar com a acutilância que é, agora, finalmente!, assumida). As opções alternativas são, por isso, não só urgentes mas, indispensáveis e disso dá nota a constatação do próprio Sarkozy (!!!) sobre a falta de liderança europeia... É, por isso, crucial que os cidadãos e os políticos percebam e assumam definitivamente que os "remendos" que estão a ser adoptados, para além de sacrificarem a vida societária que conhecemos e quereriamos aperfeiçoar, mais não fazem do que prolongar a crise a que chegámos, alimentando os mecanismos do lucro e da circulação de capitais que lhe deu origem... E, para quem acredita na democracia representativa, só há uma forma de resolver a questão: encontrar organizações (partidos, movimentos, associações ou outras) susceptíveis de, em eleições, serem votadas para a concretização de programas efectivamente diferentes mas, necessariamente!, viáveis, plausíveis e sustentados... contudo, é aqui que nos confrontamos com o cerne da questão: até agora, nenhuma organização foi capaz de apresentar alternativas que justifiquem a confiança técnica, política e cívica das pessoas! ... e, até lá, estamos condenados a este círculo vicioso que mais faz lembrar o velho mas, afinal de contas!, sempre actual, Mito de Sísifo. Deixo, por tudo isto, algumas interessantes sugestões de leitura que, cruzadas, concorrem para a reflexão colectiva e empenhada para que a realidade nos convoca: 
Eduardo Graça no Ir ao Fundo e Voltar
JMCorreia Pinto no Politeia
Francisco Seixas da Costa no Duas ou Três Coisas
Donatien no Donatien Alphonse François
Manuela Silva no A Areia dos Dias
Val no Aspirina B
João Ricardo Vasconcelos no Activismo de Sofá
Nuno Sotto Mayor Ferrão no Crónicas do Professor Ferrão
Miguel Abrantes no Câmara Corporativa
Osvaldo Castro no A Carta a Garcia
Palmira Silva no Jugular
Paulo Pedroso no Banco Corrido
Manuela Araújo no Sustentabilidade é Acção
... e a oportuna evocação de Camões no Poet'Anarquista.

4 comentários:

  1. Apesar de nao concordar com alguns textos que aparecem em determinados blogs gosto destas mensagens "Leituras Cruzadas" porque permitem a descoberta de blogs interessantes. Quanto a esta mensagem concordo mas o desinteresse da política faz com que cresçam os movimentos populistas e isso é mau para o futuro.

    ResponderEliminar
  2. Minha Amiga :(

    ... com tantos “remendos” não é já tempo de parir um Espanta Pardais?! que para além do Sim, do Não e da Abstenção nos mostre uma luzinha ao fundo da seara?

    Um Abraço de Mito de Sísifo
    M. José

    ResponderEliminar
  3. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    Agradeço a sua amável citação. Com efeito, o autoritarismo da inevitabilidade da austeridade descura a resolução do problema estrutural da Europa. Como a Ana nos diz, há necessidade de encontrar uma alternativa com inteligência técnica, sensibilidade social e vontade política para que a Zona Euro saia desta corda bamba em que se tem mantido nos últimos tempos.

    Saudações cordiais e fraternas, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana Paula

    Cada remendo que tentam fazer nos diversos buracos acabam abrindo cada vez mais o grande rasgão que vai no "casaco" da sociedade. Ainda não perceberam que o casaco não serve, e é preciso um novo e bem diferente.

    Obrigada pelo link ao
    Sustentabilidade é Acção :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar