sábado, 25 de fevereiro de 2012

Crimes de Ódio... Contra as Mulheres!


De David Fincher, com Daniel Craig no papel do jornalista Mikael Blomkvist e Rooney Mara, nomeada para os Óscares pela sua interpretação da investigadora Lisbeth Salander, o filme é uma muito bem conseguida adaptação do 1º volume da excelente trilogia do jornalista e escritor sueco Stig Larssen "Millenium..."... e mais não digo, a não ser que este olhar os crimes contra as mulheres enquadrados socio-cultural e ideologicamente, numa dimensão que lhes confere a natureza de "crimes de ódio" é notável - em particular se pensarmos que há uma opinião pública generalista que tende a reduzir a violência contra as mulheres a questões meramente passionais... vale mesmo a pena ir ver!

5 comentários:

  1. Olá, Ana.
    De cinema falo quase, apenas e somente, como "receptora". De qualquer modo, parece-me que o filme está bem conseguido (pela Rooney Mara!). Assim de um modo muito resumido, é um ano de bons filmes: «We Need to Talk About Kevin» (a Tilda Swinton…nem comento); «A Dangerous Method» (um cruzamento de informação interessante + a caracterização da Kiera Knightley); «Anonymous» (bela interrogação em torno da autoria dos textos de William Shakespeare); «Iron Lady» (excelente caracterização, mas o argumento podia estar melhor); «J. Edgar»; «Extremely Loud and Incredibly Close»; «Hugo»; «Martha Marcy May»; «My Week With Marilyn»; «The Help»; «The Ides of March»..e podia continuar. Não gostei do filme «Melancholia» e do «The Tree of Life». Adormeci no «Midnight in Paris» e «Pina»… Os próximos três a ver: «La Piel Que Habito»; «The Artist»; «Tinker, Tailor, Soldier, Spy».
    Deu-me para partilhar...
    Abracinho.

    ResponderEliminar
  2. Que boa ideia esta de partilhar :)) ... até porque as sugestões (como não podia deixar de ser!) são de primeirissima :))
    Abracinho :))

    ResponderEliminar
  3. ... ai,ai os/as passionais necessitam mudar de lentes e ver o prisma!...

    M.José

    ResponderEliminar
  4. Oh minha amiga, enganei-me a responder ao comentário e tive que o eliminar (era a resposta ao teu comentário do post seguinte!!!)... pois... as/os passionais servem de pretexto a tanta coisa que convém não assumir!!!... eis uma realidade que só a educação pode alterar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar