quarta-feira, 8 de julho de 2009

Burkas no Ocidente...



"As Noites das Mil e Uma Noites" de Naguib Mahfouz... já leram?... vale a pena! Numa linguagem clara, evocativa das referências a um passado persa, glorioso, quase em tom de parábola, a narrativa, metafórica, explica, densamente!, a psicologia que domina por certo a população de cultura árabe ou, pelo menos, a menos ocidentalizada... tão densamente que ficam as percepções, representações e tensões entre sunitas, xiitas e carijiitas, num registo oral de uma sociedade ainda afastada de uma espécie de mediatismo nacionalista, definido de acordo com paradigmas ocidentais... Sindbad, um dos personagens das histórias de Sherazade, cidadão comum na comunidade de bairro que Mahfouz retrata, transmite ao sultão os ensinamentos das suas viagens: um deles diz que, por vezes, pelo poder que têm de se voltar contra os próprios, as "velhas tradições" devem ser abandonadas... A propósito do uso da burka e da sua pretensa proibição em França, ouvi, num excerto de reportagem, a alegação feminina da segurança e da protecção das mulheres contra designadamente, os rapazes e a cultura masculina do ocidente... a questão, dramática do ponto de vista cultural, pode contudo, resultar de uma manipulação familiar e étnica dos valores em nome de projectos hegemónicos de grupos hoje minoritários que, com interesses políticos e económicos, podem recorrer à intervenção cívica para adquirir visibilidade... por isso, é, mais do que nunca, urgente a Educação Cívica, Laica e Sexual para todos... por sociedades democráticas, multiculturais e saudáveis...

4 comentários:

  1. É verdade que o uso da burka no ocidente, pode ser resultado de manipulção familiar e/ou de interesses políticos, mas também pode ser a livre expressão de uma vontade, que nos custe a admitir, por intolerância(também nossa) a outras culturas. De qualquer modo, para mim, é inadmissível que no país da Liberdade, se não dê o direito de escolha...por princípio. Evidentemente que a educação para a cidadania, e a educação sexual,são fundamentais, e a garantia de igualdade de oportunidades entre géneros, etnias e religiões professadas. Mas nunca perdendo de vista os valores de liberdade que nos inspiram e que justamente, pretendemos que sejam por outros modelados...sob pena de sermos apenas modelos de hipocrisia...

    ResponderEliminar
  2. Professora Ana Paula,
    Não tem nada a ver com "burkas"...mas apostaria que gostará de saber que Carlos do Carmo esse "homem na cidade" será o mandatário de Antónia Costa em Lisboa...e que Saramago apoia António Costa no seu combate por salvar a face da esquerda na capital...É caso para dizer, a esquerda mexe-se contra Santana e contra Ferreira Leite.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Cara Eva,

    Antes de mais, aceite o meu pedido de desculpas por só agora responder ao seu comentário que muito agradeço mas, de facto, estive fora e por mais que tentasse não conseguia responder aos comentários! ... quanto ao que diz, cabe-me, naturalmente subscrever a importância do que afirma como "os valores de liberdade que nos inspiram" e que não esqueci quando decidi inserir este texto... porém, o que me fez optar por escrever foi exactamente uma dimensão do problema que raramente temos em atenção quando nos pronunciamos genericamente sobre este tipo de realidades... refiro-me às mulheres islâmicas que, um pouco por todo o mundo, lutam contra a submissão e escravização masculinas que consideram simbolizadas, por exemplo, no uso da burka... voltarei ao assunto quando escrever, hoje ou amanhã, sobre o medo!... de qualquer modo, registo ainda que muitas mulheres e, felizmente, homens islâmicos (designadamente antropólogos) defendem que se trata de uma tradição que evidencia a subalternidade feminina e o reconhecimento da prevalência do domínio masculino.
    Um abraço. Volte sempre!

    ResponderEliminar
  4. Caro Sokinus,

    Obrigado pela sua atenção... de facto, fico muito feliz por isso... aliás, logo que foi anunciada publicamente a intenção da Convergência da Esquerda manifestei, de imediato, o meu apoio a este esforço solidário e desinteressado que garante a gestão mais democrática da maior autarquia portuguesa... disso dei aliás conta no blog do Público "Eleições 2009"... Um grande abraço... e vamos lá... pela Convergência da Esquerda!:)

    ResponderEliminar