sábado, 25 de julho de 2009

Fartos!... mesmo muito, muito fartos!


"No Irão morreram mais de 20 pessoas em protesto contra os resultados eleitorais e exigindo mais democracia. As liberdades fundamentais foram suspensas. Nas Honduras, militares golpistas extraditaram o presidente democraticamente eleito. Os protestos já geraram duas vítimas mortais. As liberdades fundamentais foram suspensas. Na China, 140 pessoas morreram em protestos contra a suposta hegemonia de uma etnia. 1400 pessoas foram presas e as liberdades fundamentais foram suspensas.

Estamos fartos disto! Estamos fartos de repressões e ditadurices. Estamos fartos de desrespeitos claros aos mais básicos direitos fundamentais. Estamos fartos de ver a liberdade ser suspensa. Estamos fartos de ver a democracia ser adiada em tantos países. Estamos fartos da paz ser constantemente hipotecada. Não pode ser! Estamos fartos e, dentro das possibilidades de cada um, vamos fazer barulho por isso! Temos dito!
"

Este texto é um contributo para a iniciativa da ATTAC Portugal: www.fartos.net a que já aderiram, na sequência do repto lançado, muitos e interessantes blogues. De acordo com a sugestão feita sob a forma de corrente, a qual integro na sequência do desafio de Carlos Santos em O Valor das Ideias, também eu lanço o repto, nos termos em que esta manifestação de solidariedade está organizada, a 12 blogues amigos, procurando não repetir aqueles que já foram indicados por anteriores adeptos desta causa:

Água Lisa
PuxaPalavra
Praça Stephens
Sustentabilidade é Acção
O País do Burro
Ali-Se
Forum Palestina
Irrealidade Prodigiosa
Tocando sem Tocar
Vermelho Côr de Alface
A Estrada da Miss
Abluente

10 comentários:

  1. Cara Ana, tentei também deixar um pequeno repto...Uns são opressores, outros são sonhadores! O meu abraço.

    ResponderEliminar
  2. Só agora vi que se lembrou do nosso modesto projecto.
    Obrigado.
    Brevemente daremos público eco do desafio.

    ResponderEliminar
  3. Caros Amigos
    Jeune Dame, Ferreira-Pinto e Miss S.,
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Dado ter estado "ausente" da blogosfera, só vi o repto lançado ao Sustentabilidade É Acção quando o Abluente lhe deu continuidade.
    Agradecemos o desfio, e já lhe demos continuidade.
    Porque também estamos fartos.

    ResponderEliminar
  5. Apercebi-me disso ontem mesmo, Manuela... e gostei da nova fotografia... agora vou espreitar o Sustentabilidade é Acção.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  6. Estou tão farta, tão farta desta violência humana, que penso não ser única, nem tampouco pertencer a uma minoria!
    Mas no meio de tudo isto, o mais assustador, é estar a prever, que dentro de pouco tempo a Europa será palco destas atrocidades. A França, mais parece uma bomba relógio, armadilhada e pronta a despoletar. Como sabemos é o País menos tolerante com a infracção aos Direitos Humanos, Pioneira na 1ª Constituição destes Direitos. Quando começar, será o rastilho para algo maior, abrangente e assustador. É que nós, ditos Países desenvolvidos, pensamos ainda que estamos a viver a Democracia! Sentimos é outra coisa, muito diferente...
    Força nesse repto e espero que possa ultrapassar, a fronteira do "virtual"! Nada de bom se adivinha. Concentrar-mo-nos no longínquo, pode apenas alhear-nos do que está dentro de portas. Por isso penso que esse desafio um dia se aplicará à Europa!
    Obrigada pela iniciativa e parabéns! :)

    ResponderEliminar
  7. As fadas dos bosques são conhecidas por serem sábias... obrigado pela partilha deste sentir e desta consciência... concordo absolutamente com tudo o que aqui diz... obrigado pelas palavras claras que enfrentam, sem escamotear, a realidade. Um abraço amigo :)

    ResponderEliminar
  8. Obrigada eu Ana Paula, por tão grande elogio. :)
    Pode contar comigo, para o que der e vier.

    Um abraço pra si também :)

    ResponderEliminar
  9. Obrigada, Fada do Bosque... é uma dádiva merecer a solidariedade amiga de uma Fada!... uma solidariedade amiga que é, seguramente, recíproca!
    Até sempre! Um grande abraço :)

    ResponderEliminar