domingo, 5 de abril de 2009

"Apartheid" Europeu...

Em Itália, um autarca criou autocarros para uso exclusivo de imigrantes em situação ilegal ou em vias de legalização... acusado de Racismo, o autarca não retrocedeu na aplicação da sua concepção de política social, demonstrando que, ao contrário do que poderiamos pensar, o "apartheid" não se finou com a política sul-africana que Nelson Mandela combateu, conseguindo devolver às populações a dignidade humana a que todos temos direito... Esta "ressureição" do institucionalizar de mecanismos inequivocamente discriminatórios, denota que o recurso à utilização do apartheid como forma de organização social continua disponível enquanto houver governantes cuja ideologia atenta contra os mais elementares Direitos Humanos. Entretanto, até há bem pouco tempo, a República Checa que agora detém a Presidência da UE, como estratégia de expulsão da etnia cigana do seu território, incentivava a saída desta população do seu país, oferecendo-lhe bilhetes de avião para qualquer destino que escolhessem... desde que não voltassem! Serão, política e civicamente, admissíveis estas políticas no contexto de uma União Europeia que proclama a valorização da diversidade e se caracteriza por um multiculturalismo cujo reconhecimento é indispensável à coexistência pacífica? É esta Europa aquela a que queremos pertencer?... numa tentativa de encontrar fundamentos para a resposta negativa a esta questão, publiquei no blog Eleições 2009, primeiro, o texto Uma ideia de Europa e, depois, Uma Ideia de Europa - 2... provavelmente, publicarei ainda, Uma ideia de Europa - 3 e Uma ideia de Europa - 4... Apartheid Europeu? Não, Obrigado!

4 comentários:

  1. Por estas e outras como esta é que eu insisto na ideia de que as eleições europeias constituem uma óptima ocasião para discutirmos a Europa que temos. Se as transformarmos num debate sobre a condução da política interna, acabamos por não contribuir para a mudança de uma coisa nem de outra.
    Abraço
    CPinto

    ResponderEliminar
  2. Quando li o seu Post lembrou-me aquele texto do G. Steiner “ A ideia da Europa” em que se evidenciavam alguns aspectos: 1- A Europa não pode ser comunidade puramente geográfica; 2- O problema da amnésia colectiva; 3- No espírito da Europa o “nosso” legado ontológico é o da “questão”… Quanto ao Apartheid Europeu, onde está a “Hospitalidade Incondicional”?

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelas suas palavras. Tem toda a razão! É impressionante o "branquear" das questões a que, ao fim de tantos anos de adesão, os políticos portugueses ainda recorrem para não analisar a construção e a gestão de uma forma adulta e séria... mais uma demonstração de que o poder não é saber?!...
    Abraço
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  4. O meu comentário anterior foi dirigido ao comentário de JMCPinto... quanto a este, é para agradecer o de Jeune Dame de Jazz...

    ResponderEliminar