sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Obama pela Paz... contra os Mísseis na Europa!

O programa de mísseis nucleares para a Europa foi interrompido... era uma luta velha, esta, travada entre cidadãos que combatem o desarmamento nuclear em nome da paz e da dissuasão pelo recurso ao medo e ao terrorismo implacável que a ameaça de morte colectiva implica e os que, por xenofobia, só na escalada da guerra se sentem seguros... Estados Unidos e Europa, aliados contra o desarmamento, eis uma causa que, desde a Guerra Fria à Guerra das Estrelas, juntara milhões... contra os milhões gastos em nome de fantasmas, capazes apenas de reproduzir a lógica do terror... A primeira vitória da Humanidade contra o Armamento pertenceu, no século XX, a Mikhail Gorbatchev... agora, já no século XXI, foi Barack Obama quem venceu o impasse... corajosos, Medevedev na Rússia e diversos líderes europeus, aceitaram o ensejo do Presidente norte-americano que desenvolveu intensissimas e discretas negociações para o efeito... por isso, vale a pena dizer que a política ainda é o espaço das causas nobres... sem expectativas de desumanidades perfeccionistas ou falsos moralismos, progressivamente... "Yes, We Can!"... obrigado, Obama!... por todos nós!

9 comentários:

  1. Ainda bem que se vão tendo algumas boas notícias!
    Eu também ainda tenho esperança em Obama.
    Já imaginou que o dinheiro que se gasta em armamento daria para tirar todos os povos da fome e da pobreza?

    ResponderEliminar
  2. Eu também fiquei tão entusiasmada com as declarações de Obama! Vamos ver como pegam na deixa o Irão, Polónia e Rússia na próxima Assembleia Geral das Nações Unidas.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Teremos sempre que manter a esperança, alimentando-a com todos os sinais da sua existência, Manuela... porque a questão que coloca é demasiado importante para não valorizarmos todos os pequenos passos que vão sendo dados no sentido de que, um dia, em vez de armamento deixe de haver fome e pobreza. Um abraço :)

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela partilha da esperança, Josefa... vamos ver como reagirão os parceiros da A.G. da ONU... esperemos sensatez, discernimento e... coragem política! Um abraço :)

    ResponderEliminar
  5. É que isto, é tudo um filme...
    Obama está apenas, a seguir as políticas de Bush.
    Retirou o escudo antimíssil, deixando a Guam bem como a Polónia e Rep. Checa entregues a si próprias, no caso de um avanço territorial russo.
    Tudo isto tem a ver com o avanço dos pipelines para o território chinês. Espero que esse optimismo europeu, não se desfaça em cinzas de novas guerras. E o mais incrível foi Obama ter esperado que Durão fosse reeleito, para anunciar a decisão. Esse Durão, é o único membro no activo da fatídica cimeira das Lages.
    Não esquecer que o Cáucaso só interessou aos ocidentais, enquanto os pipelines estavam a ser construidos. Pobres Países... mas como agora há que avançar, para realizar o circuito fechado do plano PPS, têm que agradar a chineses e a russos, já para não dizer, a gregos e troianos!
    Não lhe faz confusão que um dos promotores neoliberais da crise mundial, tenha sido eleito por socialistas?... a mim faz mesmo muita.
    Isto é tudo uma questão de água, petróleo e gás.
    Uma hipocrisia pegada. Lamento não ser uma voz da esperança, mas da forma que vai o mundo.. não posso sê-lo.

    Beijinho da fada malfadada e grão de pó.

    ResponderEliminar
  6. Para completar, foi em 2008, ano em que a crise "estalou", foi o ano record de vendas em armamento, no topo da lista de compradores encontra-se a China, seguida dos EUA e UE.

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana Paula Fitas. Obrigado pelas visitas. Só agora vou colocar no nosso blog o link do seu. A explicação do atraso, para o qual peço desculpa, tem a ver com o facto de que sou eu que administro o blog e com o meu quase abandono da participação nele por falta de tempo (salvo agora que é preciso dar uma ajudinha, mesmo "nano-micro" :), para impedir o regresso do cavaquismo serôdio da MFL.
    Quanto à decisão de Obama de cancelamento dos mísseis na Europa ela é bem vinda e representa uma viragem importante da nova Administração. A de Bush com a falácia de que se tratava de fazer frente aos inexistentes mísseis intercontinentais do Irão não passava de uma provocação à Russia, de corrida aos armamentos com o favorecimento da indústria de guerra, e o ressuscitar da guerra fria.

    ResponderEliminar
  8. Olá Fada do Bosque!
    As fadas, quando zangadas, podem mudar a realidade... espero que toda esta energia contribua para que assim seja. Entretanto, os pequenos passos que Obama e outros vão dando no caminho do desanuviamento e do desarmamento merecem o nosso apoio... e alguma confiança. Queremos mais mas, não podemos queimar etapas e não é possível mudar radicalmente tudo de uma só vez... Um beijinho apaziguador e amigo :)

    ResponderEliminar
  9. Olá Raimundo Narciso!
    Obrigado por reservar um bocadinho do seu precioso tempo ao A Nossa Candeia. Fico feliz por integrar a lista de blogues do PuxaPalavra e, mais ainda, por ter tido agora mesmo a alegria de ver que vai continuar a acompanhar este "não-lugar" que com a sua companhia ficará mais iluminado. Um grande abraço :)
    Ana Paula

    ResponderEliminar