quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A Cidadania Europeia também é Cigana!



A problemática da integração e da cidadania europeia está na ordem do dia por razões que prolongam a prática da discriminação contra a população de etnia cigana que, entre nós, é constituída por 80.000 portugueses e que, na União Europeia, ronda os 12 milhões de pessoas (ler aqui)... isto apesar das preocupações teóricas de índole política que, nos últimos anos, motivaram a emergência de uma quantidade de eventos de alto nível no sentido de combater estereotipos e preconceitos (ler aqui, aqui e aqui) agora ignorados por alguns dos Estados-membros com maior poder e protagonismo na UE e pela própria Comissão Europeia que se remeteu a um incómodo e suspeito silêncio. Por isso, é importante saber, divulgar e participar na

CONCENTRAÇÃO CONTRA AS EXPULSÕES DE CIGANOS

Sábado, dia 4 de Setembro, às 15h

(frente à) Embaixada de França em Lisboa

A concentração é convocada por uma plataforma de organizações de defesa dos Direitos Humanos e conta já com os seguintes apoios: Associação de Estudos Ciganos, Associação Cigana de Coimbra, APODEC, SOS Racismo, Associação Olho Vivo e Ciganos d'Ouro.

13 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas
    São cada vez mais as manifestações de solidariedade para com a comunidade cigana e os países que se envolvem no repúdio tomam consciência para o facto de estas realidades constituírem factores complexos que podem vir a colocar em causa uma parcela da governabilidade dos Estados democráticos modernos, incapazes e sem instrumentos de uma eficaz intervenção cidadã.
    Sem se encontrar um equilíbrio é impossível construir uma identificação entre os indivíduos e a comunidade que integram no espaço europeu e, portanto, sem uma identificação entre os cidadãos e os diferentes níveis em que operam os poderes públicos, então, não fará sentido falar de cidadania informada e consciente.
    Um beijinho amigo :)
    Ana Brito

    ResponderEliminar
  2. Estive a ler o site da Comissão Europeia , Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades - Referindo-me só a Portugal, por puro egoísmo e ser o país que me interessa, o que vejo? Ciganos a venderem onde querem e lhes apetece, em frente a lojas, sendo concorrentes dos estabelecimentos que pagam os seus impostos. Também quero uma integração e igualdade assim ! O modo como Barroso fala agora.......Terá sido este Barroso que foi Primeiro Ministro em Portugal ? Também sei que só não mudam os burros. Quanto ao resto só vou repetir aquilo que tenho dito em outros comentários anteriores.
    Gosto deste sitio e passei a ser leitor assiduo, porque acho que tem assuntos impertinentes.
    Cumprts

    ResponderEliminar
  3. Se não estiver de netos, conte comigo.
    Um abraço, Ana Paula.

    ResponderEliminar
  4. Cara Ana Paula Fitas,

    Excelente peça...olhe, fiz link para "A Carta a Garcia".Obrigado.
    OC

    ResponderEliminar
  5. Cara Ana Brito,
    Como pode confirmar através dos links deste post, a consciência existe e tem forma... o problema é a vontade política em aplicar, designadamente no plano nacional dos Estados-membros da UE, de forma séria e consistente, o trabalho que, já existindo e sendo reconhecido carece de aperfeiçoamento e adaptação...
    Um abraço amigo e solidário :)

    ResponderEliminar
  6. Caro ZéParafuso,
    Obrigado por gostar da Nossa Candeia... é bom saber que está por aqui e ler os seus contributos livres, críticos e oportunos... de facto, o grande problema que aborda é o da capacidade, vontade e determinação política dos Estados-membros se empenharem nas políticas de integração/inclusão social, reduzindo as tensões socio-culturais, fomentando as relações de boa vizinhança inter-cultural e criando condições eficazes ao reconhecimento da legitimidade e do cumprimento das regras que, como a Lei, são para todos, sem discriminação... é por tudo isto que aliás obteve já o reconhecimento europeu (como se lê através dos links) que podemos perceber que o que está em causa é, afinal, o facto das políticas nacionais não se sentirem vinculadas ao "espírito" da Europa social e solidária, chegando mesmo, como se tem verificado com Sarkozy, Berlusconi, Merkel e outros, a assumir protagonismos que desafiam o Direito comunitário quando não estão disponíveis para investir na área social da cidadania...
    Abraço :)

    ResponderEliminar
  7. Miguel,
    Muito obrigado pela expressão solidária :))
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Caro Osvaldo Castro,
    Muito obrigado pela sua consideração e pela sempre gratificante referência no A Carta a Garcia.
    Bem-haja!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Ana Paula,
    é até inadmissível que em pleno Sec.XXI ainda haja descriminação nas diferentes raças do mundo. Somos todos Humanos, em todos nós pulsa um coração e corre sangue nas veias. Não consigo aceitar o racismo e não entendo este sentimento que move as pessoas.

    Bem-Haja!

    Ana Martins
    Ave Sem Asas

    ResponderEliminar
  10. Ana Paula,
    Não sabia da Concentração que considero justissima. Amanhã vou postar/divulgar a mesma. Toda a divulgação que se faça nunca é demais. Estamos a viver determinadas situações que, de tão lamentáveis, só DEVIAM envergonhar os responsáveis pelas mesmas.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Bom fim de dia, Ana Martins :)
    ... ainda bem que há quem se saiba insurjir de forma tão clara... obrigado por ter vindo até aqui... vou mais logo visitar o Ave Sem Asas :)
    Bem-haja! :)

    ResponderEliminar
  12. Teresa,
    Obrigado!... é de facto lamentável que os responsáveis por estas práticas não tenham sequer o grau de responsabilidade que a mínima cultura cívica impõe ao desempenho das funções para que estão incumbidos, descredibilizando a democracia, os actos eleitorais que lhes conferem legitimidade e contribuindo decisivamente para afastar a confiança da construção europeia já de si tão débil...
    Fico feliz por saber que vai divulgar a concentração :)
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  13. Cheguei hoje de férias, ao fim do dia. Só pelas noticias na TV soube desta manifestação. Tenho pena de não ter podido estar.
    Um beijinho

    ResponderEliminar