quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Futuro Europeu?!...


Desculpem a brevidade comunicativa mas, a rede é fraca e não me tem permitido escrever tanto como gostaria... como dizia em comentário uma amiga, espero ir renovada e capaz de recuperar o tempo que só não é perdido por haver, por aqui, tanto mar... por isso, fica a imagem de uma manifestação ocorrida o ano passado em Portugal e que este ano, há dias, se reviu na manifestação mundial que ocorreu em Paris... os cidadãos não podem continuar a pagar a crise desta maneira...

8 comentários:

  1. Pois não podemos continuar a pagar a crise desta maneira, não senhora...
    Cá para mim, vamos ficar endividados por uns bons e belos anos.

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Paula Fitas,

    Ainda bem que apareceu com essa disposição.
    (É tem reinado por aí palavras de resignação...)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Querida Ana Paula

    Eu sei como é importante para ti(permite-me)escreveres,dizeres o que te vai na alma.
    Mas importante agora é que sintas esse mar,esse sol e que quando voltares,então sim,recomeces connosco esta luta ,porque "os cidadãos não podem continuar a pagar a crise desta maneira..."

    Um abraço redondinho de saudades
    Tna

    ResponderEliminar
  4. Crise? coitadinos cidadãos que sempre, sempre, apanham a mesma porrada. Já chega, é chegado o día de falar alto e muito claro: MUDAR E LUTAR.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Contra a globalização do capital, contrapomos a globalização do trabalho!

    ResponderEliminar
  6. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    Espero esteja a fruir do mar imenso que nos rodeia e nos faz levitar a alma em tempo de férias!

    É verdade, o futuro Europeu está em jogo, já o disseram de uma forma muito clarividente Vitorino Magalhães Godinho e Mário Soares nos seus últimos ensaios que a Europa tem de encontrar um novo paradigma Civilizacional para pôr cobro ao nefasto poder dos oligopólios e à falta de transparência do sistema financeiro que intoxicou a economia e as actividades produtivas do nosso mundo Global. E como nos diz a sabedoria popular "quem se lixa é o mexilhão", isto é, os honestos e cumpridores cidadãos.

    Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  7. Estimada Ana Paula,
    Não sei se sabe que a manif a que alude era contra o aumento da idade da reforma dos 60 para os 62 anos...
    Dá-me vontade de perguntar se alguém prefere pagar mais impostos para um cada vez maior número de pensionistas (A esperança de vida aumentou, sabiam?), ou reduzir as pensões?
    E se se acrescentar que a França apresenta também os maiores apoios à natalidade ( na maioria dos casos aproveitada pela primeira e segunda geração de imigrantes, também muitos deles com poucas qualificações e pouca produtividade), qual será o futuro da Segurança Social em França e no resto da Europa envelhecida?
    Protestar é fácil, e seguir os irresponsáveis tem dado sempre péssimos resultados, nomeadamente tem dado movimentos xenófobos e votos à direita reaccionária.
    Nenhum País por si só pode tentar resolver, por exemplo, o problema dos ciganos do Leste Europeu...mas a questão não deixará de ser aproveitada pela direita ( como em França...) para ganhar alguns votos em troca de algumas expulsões.
    Varrer problemas para debaixo do tapete, dos outros, não resolve nada!
    Eu defendo a integração das minorias nos seus respectivos países, sem prejuizo da livre circulação de pessoas desde que venham trabalhar e não para beneficiar de uma SS complacente.
    Detesto a caridade!

    ResponderEliminar