sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Do (quase) interminável Processo "Casa Pia"

Hoje é um dia importante para a justiça portuguesa... exactamente 9 anos depois da denúncia que deu origem a um processo que durou 8 longos anos, foi hoje lido o Acórdão do interminável processo da Casa Pia.
Excerto da leitura do Acórdão referente a Carlos Silvino:

Excerto do Acórdão referente a Carlos Cruz:

Excerto do Acórdão referente a Jorge Ritto:

Excerto do Acórdão referente a Manuel Abrantes:

... a notícia do dia pode também ser lida AQUI, AQUI e AQUI.
(Este post foi actualizado, para efeitos de informação complementar, no dia seguinte ao da sua publicação)

7 comentários:

  1. Caso melindroso, mesmo agora que já tem sentença. Provas sem nada provado ? Volto a lembrar a Joana e a Maddie. Veremos como este se vai desenvolver. Esperemos para ver.

    ResponderEliminar
  2. Este caso vai ter pano para mangas. Lidei com vários pedófilos e abusadores de menores e nunca vi os praticantes negarem tão convictamente como os arguidos no processo Casa Pia. Já estavam condenados e cumpriam pena de prisão por isso nada os movia de negarem o crime.
    Geralmente nas prisões dizem-se inocentes mas os condenados por este crime não gostavam de falar dele. Uns por repugnância, outros, com receio de serem descobertos e maltratados pelos próprios colegas. Por isso fico admirado com a forma como alguns se dizem inocentes e acho que se tem de ser bom actor para negarem tal crime.
    Entendo que o colectivo de juízes tinha de provar por A mais B como tudo decorreu para não haver dúvidas. Se o acórdão era extenso quem esperou seis ou mais anos também esperava por mais umas horas para o acórdão ser lido de fio a pavio. Assim quem assistiu ao desenrolar do caso Casa Pia ainda fica mais confuso com a justiça Portuguesa.
    Por mim fico à espera de algo mais credível. Não torço para um lado ou outro, o que gosto, é de ver pessoas presas com justa causa e não com inocentes sempre a carpir. A prisão é um martírio e causa sequelas difíceis de curar. Também compreendo o que custa ser abusado e não justiçado.

    ResponderEliminar
  3. Caro ZéParafuso,
    ... tem razão, é um "caso melindroso"... vamos ver o efeito dos recursos interpostos... se me permite, repito consigo: "Esperemos para ver"... Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Porque estou a ler a frase no dia seguinte, fico em condições de afirmar que não há nada de verdadeiro ou agradável na sua frase: "Hoje é um dia importante para a justiça portuguesa"

    Porque:
    Já não é "Hoje"
    porque a palavra "Importante" é quase sempre guardada para eventos positivos...
    porque se há algo de muito errado e injusto isso é "a justiça portuguesa"...

    ResponderEliminar
  5. Caro Manuel Pacheco,
    Obrigado pelo seu testemunho.,, a justiça possível é preferível à injustiça e à impunidade... e a dimensão e extensão deste caso não permite que consideremos o seu desfecho como gratuito até porque, aqui, a justa causa é a dor incomensurável das vítimas, menores, à data dos crimes...

    ResponderEliminar
  6. Caro Rogério,
    Ainda bem que os seus considerandos decorrem de ter lido o post já no dia seguinte porque, de facto, o "hoje" faz sentido por se referir à própria data da sua publicação isto é, ao dia em que foi lido o acórdão... quanto ao "importante" a sua referência justifica-se porque, num país onde a justiça é de uma extrema lentidão por razões várias mas também pela própria natureza da sua estrutura processual e onde a descredibilidade pública da mesma levava muitos a considerar que também deste processo nada resultaria, o facto é que o colectivo de juízes foi assertivo ao fim de 8 anos de estudo de um caso com cerca de 1.000 pessoas ouvidas, 273 volumes de informação processual e, segundo a Polícia Judiciária, a probabilidade de terem sido vítimas deste tipo de crimes cerca de 100 crianças da Casa Pia. ... tem razão, Rogério, quando fala na injustiça da justiça portuguesa mas antes a justiça possível do que a injustiça e e total impunidade.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. ...ai, a,i e hoje digo, que estão a passar-se coisas que não comprendo...será a justiça uma grande abstracção e/ou inacessível ao comum dos mortais, como alguns nos querem dar a entender?! A justiça é só para turistas?! Vêm aí as cobranças?!...já foram?!...o que ficará provado?! o tempo se encarregará de dizer de sua justiça/injustiça?! que grande iceberg... e para quê tanta arrogância e prepotência por parte de tantos outros?!...mais humildade por favor...assim espero...

    Beijos

    Saravah

    ResponderEliminar