segunda-feira, 20 de setembro de 2010

RTP - ERA UMA VEZ...O PLANETA TERRA

RTP - ERA UMA VEZ...O PLANETA TERRA ... um trabalho notável de pedagogia sobre o mundo em que vivemos, demonstrativo da capacidade de transmissão do património natural, histórico e cultural que uma sociedade responsável pode assumir para, geracionalmente, contribuir para a construção e o reforço da ética cívica a partir da infância! Foi fascinante, nas duas semanas anteriores em que o tempo de lazer proporcionado por um curto período de férias, descobrir esta série transmitida de manhã na RTP2... vale, de facto!, a pena, ver com atenção!... Todos, independentemente da idade, vão gostar e aprender!... Oxalá a RTP repita, por exemplo!, os extraordinários episódios sobre a igualdade de género e as energias alternativas... seria aliás um bom serviço público divulgar em horário nobre este programa de entretenimento de que todos, grandes e pequenos, precisamos! ... Tentem ver! Vão, seguramente, gostar! ... É pena não ter encontrado disponível um vídeo que permitisse motivar os interessados... mas, confiem nos meus votos de felizes manhãs com os melhores desenhos animados que já vi e que dignificam a nossa consciente, criativa e bondosa condição humana e ganhem mais um reforço para a esperança.

4 comentários:

  1. Vi esta série, e as outras, quando era miúdo e adorei... e também recomendo...
    Quanto ao seu desejo para a RTP repetir em horário nobre... fica mesmo por aí, desejo... estamos em Portugal não se pode esquecer!
    Até me ri, sinceramente...
    Claro que a RTP2 é dos melhores canais em sinal, ainda aberto, que existe, por isso é que tem as audiências que tem!!!

    ResponderEliminar
  2. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    Sem dúvida que a TV Estatal tem de se preocupar mais com os critérios de Serviço Público e não tanto com o "share" de audiências, pois não faz sentido em horário nobre competir com a TV privada com conteúdos de telelixo.

    A TV 2 é de facto o "oásis" dentro do deserto de programas de qualidade que as TVs generalistas nacionais emitem. Espero que todos possamos, de facto, assistir a esses programas de temas tão relevantes e de que, muitas vezes, sabemos tão pouco. Por isso, dentro desse critério, de uma pedagogia cívica que cumpriria aos canais públicos, a sugestão da Ana é absolutamente pertinente: repetir a horas nobres esses documentários de qualidade. Aliás, o título é bem sugestivo, pois faz-me lembrar a magnífica série de desenhos animados intitulada "Era uma vez um Homem"...

    Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  3. Caro Voz a 0 DB,
    A RTP2 é, de facto, o canal mais interessante de que dispomos e este é um período privilegiado porque está a transmitir, além dos excelentes programas do tipo "Câmara Clara" ou "Bairro Alto", documentários de qualidade que tornam mais produtiva a chamada hora de jantar... e sim, estas séries de desenhos animados são um tesouro educativo que tive o gosto de acompanhar mas que, talvez por não estar atenta TV, me surpreendeu ver, renovados e actualizados.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Carissimo amigo Nuno Sotto Mayor Ferrão,
    Tem toda a razão... e sabe, esta série que aqui refiro, é a que se iniciou com "Era uma vez o Homem..." que tanto deliciou miúdos e graúdos. Foi por isso extraordinariamente gratificante encontrar a sua continuidade temática (ainda me apercebera de outra série temática intitulada "era uma vez o Espaço" mas, depois, deixei de ver e pensei que terminara), desta vez sobre o Planeta e numa perspectiva socio-ecológica e ético-política de nível tão elevado como essa incial e inesquecível "Era uma vez o Homem".
    Um grande abraço amigo.

    ResponderEliminar