domingo, 19 de abril de 2009

Construir a Cidade...



"A Filosofia nasce do ócio" - diziam os gregos... os Gregos que pensaram o princípio de todas as coisas, o Ser, o Não-Ser, o movimento, a causalidade, a virtude (Areté), a sabedoria (Sophia), a razão (Logos),o conhecimento (Episteme)... e a Polis. Pensar a Cidade é hoje pensar a sua orgânica funcional para a tornar saudável e dignamente habitável para todos, permitindo a circulação e o bem-estar social aos cidadãos... e como o Homem povoa os espaços que habita de sonhos e memórias, dar visibilidade ao imaginário construído pelo tempo e o sentir dos que nela passam, é proporcionar a cada um, o integrar da História vivenciável no presente através da preservação do Património.

4 comentários:

  1. Já na _República_, Platão retomou o tema da educação que se destinava aos "guardiães". Uma educação de acordo com a tradição grega, visando cultivar a ginástica, o aprimoramento do corpo e da música...tudo para ir de encontro à harmonia na alma.
    Entre Chefes, "Guardiães" e Produtores, entre a "phronesis" e a "dikaiosyne", estariam num legado imaginário do ócio ou o nosso presente não passa de uma má representação?

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Jeune Dame de Jazz... o legado imaginário do ócio permite-nos, como na Teoria da Caverna, ver a Perfeição nas Ideias... por isso, resta-nos manter a consciência da permanente construção a que podem estar sujeitas as representações a que nos condiciona o presente e a vontade firme de persistir no esforço do seu aperfeiçoamento...

    ResponderEliminar
  3. Cá por mim sou mais de pensar que a filosofia nasce do vício...um exemplo, se não houvesse "La Bohéme"como se desfraldaria " o amor da Sabedoria"?
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Bem visto, Sokinus... obrigado pelo comentário graciosamente bem-disposto.

    ResponderEliminar