sexta-feira, 15 de abril de 2011

Contra a Especulação, Assinar a Petição!

A crise internacional pode ter sido detonada intencionalmente por interesses que se ocultam, nomeadamente, sob o aparente anonimato das agências de rating. Os EUA já submeteram algumas das mais importantes destas agências a interrogatórios de alto nível e os Senadores concluem da culpa intencional da sua responsabilidade no eclodir de uma crise que afecta o mundo inteiro, com particular incidência, nos até agora designados "países desenvolvidos". A Europa ou melhor, a União Europeia tem sido um alvo privilegiado destes ataques especulativos dos mercados e Portugal é já considerado uma vítima desta "armadilha", considerando que as economias mais frágeis são, naturalmente, mais vulneráveis a estas estratégias financeiras de obscuras intenções e cujos danos acabam por resultar em "tiros nos pés" dos que, inclusivé, durante muito tempo, protegeram e defenderam estes procedimentos. Faz, por isso, todo o sentido assinar a petição que pede a investigação, a avaliação e a legitimação de respostas socio-políticas e socio-económicas ao brutal e desumano mundo da alta finança. O link para se aceder à esta petição está aqui e será contribuir para o bem de todos, o ler o seu conteúdo e proceder à sua subscrição:


8 comentários:

  1. Assinei. Tinha assinado
    Amanhã, espero que me diga o que fazer...
    Alguma coisa tem de acontecer!

    ResponderEliminar
  2. O mundo anda completamente louco.
    Então, agora detonam intencionalemente crises?!? A minha santa e parvinha ingenuidade ainda não me tinha permitido pensar nestes termos.
    Mas, agora que leio o que a Ana Paula escreveu, já acredito que tudo é possível neste mundo.

    ResponderEliminar
  3. Houve um signatário que deixou o seguinte comentário (e por acaso não fui eu, pois ainda não assinei!!!)
    "Estou farto de pagar a crise que essa cambada criou. Só com corte de cabeças é que eles entram na linha."
    E se analisar a frio este comentário, após o "choque" inicial, provavelmente o seu autor até não anda muito longe da realidade... Pois se como Sociedade aceitamos tacitamente Guerras, Torturas, Genocídios, etc... em favor de coisas como Dinheiro, matérias primas, e satisfação de egos, esta era apenas mais uma forma de "Fazer Justiça"... tipo século XV e anteriores mas se calhar estes tipos entravam na linha bem mais depressa!
    (Estou muito sanguinário?)

    ResponderEliminar
  4. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    Acabei de assinar a Petição, porque tem todo o sentido acabar com a prepotência dessas agências de classificação que não usam critérios objectivos e servem, aparentemente, obscuros interesses de especuladores. Já tinha visto a notícia, mas foi bom saber pela amiga Ana que era possível subscrever com facilidade esta petição de denúncia pública para que se indague dos procedimentos destas agências ultrapoderosas que inquinam os regimes Democráticos!

    Também escrevi sobre este tema de uma forma implícita no meu último "post" intitulado: "A CRISE FINANCEIRA PORTUGUESA DA DÍVIDA SOBERANA - AS CRISES HISTÓRICAS NACIONAIS (1891-2011) E A CONJUNTURA GEOESTRATÉGICA MUNDIAL – BREVES CONSIDERAÇÕES".

    Saudações cordiais e fraternas, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem, Rogério... curiosamente, não me surpreende... por que será? :))
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Olá Relógio de Corda :)
    ... obrigado... foi o seu comentário que me levou a escrever o post seguinte sobre os mercados e a liberdade política... por isso, o meu agradecimento é duplo :))
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Oh, Sanguinária VOZ -ainda bem que é a 0 DB :))
    ... é de facto revoltante ouvir dizer que a a culpa é nossa, etc., etc., etc... e doloroso aceitarmos, calados, essas absurdas acusações...
    ... Grande abraço.

    ResponderEliminar
  8. Carissimo amigo Nuno Sotto Mayor Ferrão,
    Como presumo que saiba, subscrevo todas as suas palavras e vou, naturalmente, ler o seu texto que, seguramente, muito dará a pensar e a aprender como é apanágio da sua escrita :)
    Com as minhas melhores saudações fraternas.

    ResponderEliminar