sábado, 16 de abril de 2011

Dos Mercados Contra a Liberdade Política - um sinal contemporâneo da estratégia da decadência dos impérios...



Enquanto, por cá, os protagonistas políticos e mediáticos, partidos, jornalistas, comentadores e cidadãos "treinadores de bancada" vão "desancando" o Governo de José Sócrates, a propósito e despropósito de tudo e de mais alguma coisa e o PSD vai, de contradição em contradição, até à escolha de Fernando Nobre para Presidente da Assembleia da República (coisa que a democracia ignorava poder fazer-se até este rasgo criativo do amadorismo liberal extremo se fazer ouvir), académicos e peritos conseguem publicar - ainda que, como sempre dificilmente!, quando se trata de seriedade e inteligência - já que as agências noticiosas e os alinhamentos "vendem" mais com a violência, o conflito e o escândalo. É o caso de Robert M.Fishman, Professor de Sociologia na Universidade de Notre Dame, que alerta as sociedades para o perigo em que se encontram face às pressões dos mercados. Afirmando sem reservas que os mercados estão a ameaçar decisivamente a liberdade política, Robert Fishman afirma que Portugal teve um desempenho económico forte durante os anos 90 e que "estava a gerir a recuperação da recessão global melhor do que muitos países europeus"... Vale a pena ler AQUI, em língua portuguesa, o resumo do artigo deste académico, cujo original se pode ler AQUI... e depois, meus amigos, é de reflectir... reflectir, reflectir, reflectir muito!

8 comentários:

  1. Muitos de nós sabemos disso tudo... mas sentimo-nos impotentes face à desregulamentação dos mercados, especuladores, analistas com agendas e interesses próprios... Mas é bom que as pessoas reflictam antes de apontar o dedo aos suspeitos do costume..., se informem e pensem por si, não se deixando manipular por discursos demagógicos e oportunistas (vazios de alternativas)e reflictam bem... Não basta votar, escolher um governo nacional se instituições internacionais nos continuam a manipular a imagem do país , a atribuir arbitrariamente uma cotação, e a pressionar e manietar mercados financeiros... Para quando a sociedade civil internacional exigir maior clareza e regulamentação verdadeiramente eficaz e independente??? Just a thought... Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. ...nobre de nome!... digo eu que percebo pouco de nobreza, e sou mais pela honestidade...

    Beijo e ramo de chelindra a lembrar Maio
    M.José

    ResponderEliminar
  3. Eva,
    Muito, muito obrigado pela reflexão honesta e limpa que aqui partilha... permita-me que diga que subscrevo cada uma das suas palavras!
    Um grande abraço e um beijinho com votos de bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  4. Minha Amiga :))
    ... quão mais saudável e humano é perceber mais de honestidade do que de "nobreza"... este tipo de comportamentos, protagonizados por quem inventa, constrói e vende um perfil de independência e generosidade envergonha a honestidade, a confiança e a esperança.
    Beijos com ramos e ramos de chelindra a lembrar um Maio que há-se vir sem que Abril nos morra na alma e na memória :))

    ResponderEliminar
  5. Caro Osvaldo,
    Um link seu no A Carta a Garcia é sempre uma honra e uma alegria.
    Obrigado!
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  6. Minha querida Amiga Ana Paula!! Que saudades! :)
    Mais uma formiguinha laboriosa, sem cansaço que a vença!
    Muito bem visto, esse artigo de Fischman, que eu já tinha ouvido falar na TSF por um prof. de Ciências Sociais de Coimbra. Ele disse mais... que é profundamente anti democrático dizer que um País não sai da recessão nos próximos anos!
    E lá vou eu ter de atacar de novo os Media, que têm o papel asqueroso de difundir a desordem, a falta de Ética e de sentido Democrático dos tubarões da alta finança!
    Continuarei a dizer que tanta TV, incluo aqui também a rádio e a imprensa, fazem lavagem cerebral, induzem ao pessimismo que por sua vez, impede o ser humano de ser racional! A emoção tolda o pensamento e a letargia e desânimo vencem. Por favor doseiem tanta má notícia, por favor não se deixem vencer pelo desespero. Seria dar trunfos ás agências de notação. Pois gostaria de aqui deixar um link que decerto a Ana Paula já conhece, mas que não faz mal nenhum, divulgar que tanto o FMI como os Bancos Centrais, pertencem a privados.
    Aqui está! Não adianta a desmoralização, adianta sim, pensar livremente com a razão acima da emoção!

    Um grande beijinho Ana Paula e resto de um bom fim de semana! :)

    ResponderEliminar
  7. Fadinha :)))
    Que saudades. minha amiga! Que saudades!... Obrigado! Espero que estejas bem!... eu estou feliz com o teu regresso... mas, muito, muito cansada (com tudo em geral e muito trabalho) mas, pouco importa porque o que nos ergue é a esperança!
    OBrigado pelo excelente contributo que, como sempre, aqui partilhas!... vou, naturalmente!, ver o link que, antecipadamente, muito agradeço.
    Um grande beijinho e votos de um lindissimo fim-de-semana - as Fadas dos Bosques têm que ter sempre fins-de-semana lindissimos para não estragarem os sonhos de quem acredita nas Fadas... como eu :)

    ResponderEliminar