terça-feira, 5 de abril de 2011

E a Espanha aqui tão perto...


Jose Luiz Zapatero anunciou que se não recandidata a um novo mandato na Presidência do Governo espanhol (ler aqui)... e decidiu fazê-lo um ano antes das próximas eleições para permitir que a sociedade espanhola e o PSOE se preparem para enfrentar o futuro (ler aqui)... curiosamente, Zapatero afirmara há pouco mais de uma semana, que a União Europeia iria confiar na capacidade do Primeiro-Ministro José Sócrates em resistir à pressão internacional dos mercados no que respeita ao recurso à "ajuda" externa (ler aqui). Tinha razão! A UE confiou mas, a oposição político-partidária interna portuguesa, não... por isso, hoje, perante o anúncio de Zapatero e a sua dupla consciência relativa, por um lado, à crise interna espanhola de que é inequívoco indicador o nível de desemprego no país que afecta cerca de 4 milhões e meio de cidadãos e, por outro lado, à que lhe permite a sua perspicácia político-económica relativamente à crise financeira internacional e europeia, ficamos com mais um relevante sinal de alerta no que respeita à complexidade do tempo que o modelo social europeu atravessa.... vale aliás, a pena ler o texto de José Carlos Molina no seu Hacia un Mundo Nuevo.

4 comentários:

  1. ... deixo “a cereja em cima do bolo”...

    Beijo
    M.José

    ResponderEliminar
  2. Já não consigo
    ãnimo para comentar
    o que se está a passar

    dei por mim a pensar fora do quadrado
    e a reflectir na disponibilidade de cerca de metade dos portugueses para aceitarem uma união ibérica

    embarquei na "Jangada de Pedra"!

    ResponderEliminar
  3. Zézinha :)
    ... um bolo sem cereja em cima, não é bolo, não é nada!... Obrigado por lhe trazeres o símbolo maior do seu significado :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Rogério,
    ... se o entendo?... ah! sim... se bem o entendo... há 2 dias dei por mim a desejar que a Jangada de Pedra tivesse espaço suficiente para todos nós :)
    ... o pior é que, disse-me um passarinho andaluz!, não tem... a madeira já absorveu muita água e está praticamente saturada - pelo que o excesso de peso a afundaria... para mal de todos nós... mas, não desistir e saber que estamos, de um e do lado, atentos e solidários, é, já por si, uma jangada importante para sobrevivermos à poluição que injectaram nas nossas águas :))
    Abraço.

    ResponderEliminar