sábado, 16 de abril de 2011

Finlândia - Boa Sorte... por Todos Nós!






Este domingo há eleições na Finlândia... nessa Finlândia, com fama de desenvolvida e governada por uma mulher de direita - para nos lembrar que isto da igualdade em termos de paridade, quotas ou lá o que lhe queiram chamar! não é garantia de qualidade, inteligência, bondade, conhecimento ou solidariedade... apesar do que se disse da actual Presidente finlandesa (ler aqui), no terreno a realidade parece ser outra, segundo testemunham muitos dos seus cidadãos e que parece ter reflexo no oportunismo neoliberal com que a campanha eleitoral finlandesa utilizou a necessidade de ajuda externa a Portugal, quase fazendo crer que podia impedir a tal "ajuda" internacional ao nosso país (que de ajuda nada tem e cujo "peso" decorre não só da quase incompreensível ignorância do panorama partidário português mas, também, do facto de já ser "ponto assente" que, provavelmente, decorrente dos custos sociais que a presente "ajuda" nos vai custar em termos de desemprego e incapacidade de crescimento, iremos continuar a precisar de mais "ajudas" - o que demonstra bem, caso dúvidas houvesse!, o carácter calculista do já referido "detonar" intencional das crises financeiras!), a verdade é que a a Finlândia não pode nem vai impedir o apoio internacional à nossa economia (ler AQUI)... mas, este post é fundamentalmente, a expressão de apoio aos finlandeses e finlandesas que aguardam uma mudança política real na ideologia de governação do seu país!... porque, nas palavras de uma amiga, natural e residente, desde sempre, na Finlândia: "estamos ansiosos por uma mudança! Já não se aguenta mais o autoritarismo desajustado de uma pseudo-democracia distanciada da que sonhamos partilhar com todos os europeus... é que estamos mesmo fartos daquela fulana e de toda uma direita, mais ou menos dissimulada que nos anda, há demasiado tempo, a impôr uma gestão democrática que, apesar de representativa não é, de facto, participada!" Assim seja ( ler AQUI)! Por uma Europa e um mundo melhor para todos! "Good night and Good Luck", Finland!

16 comentários:

  1. ou seja direitos humanos só os que servem as nosssas clientelas

    é uma visão.....

    ResponderEliminar
  2. Meu caro "Cessão à Ré",
    ... longe de mim querer significar o que parece inferir das minhas palavras... na verdade, o que eu quero, acima de tudo, dizer, é que, também na Finlândia há quem pense que é possível fazer mais e melhor pela sociedade,pelos direitos humanos, por uma democracia mais participativa, por uma Europa mais solidária para Todos!... não me interprete mal, por favor... entretanto, como compreenderá, apesar de ter lido o seu comentário que deduzo tenho o mesmo teor que este a que respondo, não o publiquei porque não sei responder-lhe em finlandês como o estou a fazer aqui... e ficariamos em desigualdade de circunstâncias perante os leitores.
    Obrigado pelo seu comentário - que, sinceramente, também compreendo... e Bem-Haja!
    Volte Sempre!

    ResponderEliminar
  3. Não sei se a Europa resulta de governantes assim se ela própria não os estará gerando. Talvez um pouco das dua coisas, um circulo (mais um) vicioso sem pontos de ruptura à vista. Assinalo sem malicia a expressão de despedida que bem poderia ter remetente inverso "direita, mais ou menos dissimulada que nos anda, há demasiado tempo, a impôr uma gestão democrática que, apesar de representativa não é, de facto, participada"

    ResponderEliminar
  4. Rogério,
    Na minha opinião a UE acabou por construiu um caminho sem saída porque não tem políticos, nem regras, metas, princípios ou objectivos que lhe permitam concretizar os sonhos dessa Europa social em todos acreditámos e pela qual não desistiremos de lutar... contudo, na senda da fortaleza económico-financeira, erguemos um guetto financeiro de que nos não orgulha participar com protagonistas como Durão Barroso na Comissão ou Antóio Borges no FMI... enfim... tudo claro? ... ou tudo muito, muito obscurecido?... sim, meu amigo, obrigado por estar por aqui.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    Subscrevo os votos de uma decisão magnânime do povo filandês que rompa com os egoísmos nacionalistas que se fazem sentir sempre que se verifica uma "tormenta". Não foi, afinal, para que isso que se formou o projecto institucional Europeu!

    Sem dúvida, o cepticismo dos filandeses e dos alemães, a par das fracas lideranças Europeias, está a colocar em risco o projecto Europeu e a moeda única. Sem isso, se a Europa se constituiu como um projecto para colmatar a sua perda de supremacia mundial perdida para as duas superpotências na segunda metade do século XX, na actualidade, se o projecto institucional Europeu fracassa, o Velho Continente deixa-se naufragar completamente, uma vez que as novas potências emergem, e será um salve-se quem puder de cada país Europeu e os ideais generosos de Jean Monnet e de Robert Schuman vão por água abaixo! O que é, absolutamente, lamentável e trágico!

    Subscrevo, por isso, esse abraço de solidariedade às filandesas e aos filandeses cansados dos autoritarismos neoliberais do presente Governo do seu país! Pelo Bem da Filândia e da Europa esperam-se sinais inequívocos de mudança!

    Saudações cordiais e fraternas, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  6. Carissimo amigo Nuno Sotto Mayor Ferrão,
    É com uma profunda alegria que aqui comento este seu extraordinário manifesto sobre o actual estado de uma Europa que se distanciou dos seus objectivos fundadores e lhe agradeço a solidariedade para com os finlandeses que, como a generalidade dos povos europeus dos nossos dias, se defrontam com a consciência da urgência de uma inequívoca mudança que aperfeiçoe, de facto!, a democracia! ... esperemos pois que o desespero e a desesperança insuflada através do inefável manto da economia (!) não nos conduzam a caminhos de sinal contrário aos que, por ora, o discernimento nos permite reconhecer... Fraterna, grata e solidária, envio-lhe, como sempre, com sincera admiração, as minhas melhores saudações.

    ResponderEliminar
  7. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    O prazer é meu de participar neste blogue que tantas análises lúcidas e posições sensatas nos tem trazido devido à generosa participação cívica que a Ana tem assumido.

    Essa é, de facto, a questão crucial que urge perceber, com clareza, que é necessário saber compaginar com arte, engenho, criatividade e solidariedade a democracia com as actuais exigências económicas. Mas a economia não pode hipotecar as conquistas democráticas sob o pretexto de que este é um nó górdio que não se resolve de outra maneira, porque senão parece-me que soa àquela ideia infeliz da Drª Manuela Ferreira Leite que achava que era necessário fazer uma interrupção da democracia para pôr as contas do Estado em ordem. Com o 25 de Abril à porta direi que o espírito de Abril não nos permite estes pensamentos hesitantes.

    Com grande admiração envio saudações cordiais e fraternas, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  8. Ana Paula:

    Reportando-me a uma resposta de deu mais atrás a um “Cessão à Ré”, ela só é válida enquanto aquela maioria não atinja a correspondente à do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, de Hitler. A partir daí, talvez tenhamos como diz a Manuela, suspender a Democracia, não? Ou vamos continuar a pedir desculpa?
    Não me responda, por isto são mais dúvidas do que outra coisa. :))

    ResponderEliminar
  9. Caro Eduardo,
    Muito agradeço as boas palavras... continuo uma indefectível leitora do História Viva cuja qualidade me deixa sempre indecisa na selecção dos post's a linkar... e, como sabe, como dizia o Chico Buarque, "a coisa aqui tá preta"... mas, em breve, com maior serenidade entre os leitores, farei um post sobre Cultura que lhe dedicarei por o merece quem, como o Eduardo, persiste na divulgação do que é, de facto, essencial, para a Humanidade: o ocnhecimento! Muito, muito obrigado :)
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  10. Carissimo amigo Nuno Sotto Mayor Ferrão,
    Acabei de fazer um Leituras Cruzadas, provavelmente excessivo no número de links e, apenas por isso, não citei o seu excelente texto que merece toda a atenção mas que irira duplicar o número de links, fazendo-me recear a dispersão dos leitores... não fica, contudo, esquecido e será objecto da ligação da Nossa Candeia, muito brevemente.
    Com as minhas melhores saudações fraternas.

    ResponderEliminar
  11. Graza,
    Não é a título de resposta mas, como expressão de sintonia, penso que me aproximei do que aqui partilha numa das considerações que acabei de tecer no Leituras Cruzadas...
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  12. Minha Amiga :(

    ... com ou sem aspas, ajudar?!...estou espantada, chocada, indignada com tamanha transmutação de significado. Não será mais um mega negócio de uns quantos? Pergunto, e espero que perguntar, ainda, não seja motivo para ofensa!

    ... ai, ai, como admiro os chimpanzés que têm dúvidas... e que se ajudam sem receber nada em troca.

    Abraço de Primata
    M.José

    ResponderEliminar
  13. Minha Amiga :(
    ... estou "afogada" em trabalho mas, no exacto momento em que ia enviar um texto que estive a acabar para uma intervenção a fazer amanhã, vi o teu comentário... e não resisti :)))
    Bem-hajam os Primatas que como bem dizes: "têm dúvidas... e que se ajudam sem receber nada em troca"!!!
    (por acaso viste um filme chamado "Instinto" com Anthony Hopkins e Cuba Gooding em que Hopkins interpreta um antropólogo que viveu com os primatas e Gooding faz de psiquiatra que o tenta libertar da prisão de alta segurança onde foi parar?... por favor, minha amiga, se não viste, procura no videoclube mais perto e vê... vais adorar! é, simplesmente, magnífico!... diria até que será -quando o vires!- dos melhores filmes das nossas vidas!!)
    Abraço Precioso e Autêntico de Primata -que amanhã, às 6h tem que ir com os "arrebatadores" -quando vires o filme, percebes :)))
    Beijos... s im, muito, muito obrigado, Minha Amiga :))

    ResponderEliminar