segunda-feira, 4 de abril de 2011

Leituras Cruzadas...

O país respira um ambiente pré-eleitoral e a comunicação social esforça-se por lhe suscitar irritabilidade (vale a pena ler o texto publicado no Socialismo-Cultura) e, apesar das leituras e factores que requerem tranquilidade analítica (vale a pena ler os textos de JMCorreia-Pinto no Politeia, de Francisco Seixas da Costa no Duas ou Três Coisas, de Osvaldo Castro no A Carta a Garcia, de Vital Moreira no Causa Nossa, de Joana Lopes no Entre as Brumas da Memória, de Fernando Cardoso no Ayyapa Express, de Graza no Arroios, de Ricardo Vasconcelos no Activismo de Sofá e de Filipe Tourais no País do Burro), o mundo democrático ocidental atravessa, particularmente na União Europeia, uma crise identitária grave de que é incontornável reflexo estrutural o estado económico-social e financeiro dos Estados-membros... contudo, porque das crises podem também emergir a criatividade ou a opção por novas soluções, há sinais de mudança que vale a pena referir, como o que se pode ler no texto de Rui Namorado que coloca o "dedo na ferida" não só no que se refere ao plano europeu mas, também, na abordagem para que nos remete no seu O Grande Zoo, a partir da análise de caso do Partido Socialista e que denota, na essência, o grande desafio com que se confronta a democracia representativa em Portugal.
Agradecimento a Rui Namorado que gentilmente nos honrou com a referência que podemos ler AQUI.

2 comentários:

  1. Obrigado pelo destaque Ana Paula, isso confirma que causa é boa. É que não me conformo que perante o triunfo do neoliberalismo, o 25 de Abril esteja a ser relegado para fora dos seus lugares habtuais. Alguem quer desvirtuá-lo?

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Graza,
    Há causas que sempre sempre as nossas causas... e as nossas causas não serão nunca desvirtuadas pelo silêncio ou o branqueamento... além disso, até a recção tem o seu tempo de vida limitado... o que custa é senti-lo passar - até desaparecer no horizonte pela muita fome, pobreza e intolerância que deixa pelo caminho e que a muitos confunde criando sementes inquinadas que são veneno para as flores que poderiam renascer mais depressa e mais a tempo de salvar e proteger muita gente...
    Abraço.

    ResponderEliminar