Muito pertinente esta caricatura! Os jovens estão cada vez mais afastados dos meios culturais tradicionais e mais próximos dos novos meios tecnológicos. Se os jovens já não sabem o que é uma ovelha...É, natural, que um dia não venham a saber o que é um livro. A iliteracia é, infelizmente, cada vez mais frequente entre os jovens pela falta de hábitos de leitura.
Saudações cordiais e fraternas, Nuno Sotto Mayor Ferrão www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt
Carissimo amigo Nuno Sotto Mayor Ferrão, Tem, de facto, toda a razão... e o que é relativamente novo nesta questão é o facto da iliteracia coexistir com um grande volume de informação disponível que, paradoxalmente dificulta o reconhecimento dessa iliteracia e, por outro lado, tende a multiplicá-la de forma galopante... esta é, aliás, uma das faces dos fenómenos de massificação cujos efeitos colaterais (se assim podemos dizer!) ainda não são enfrentados com a dignidade e a objectividade que a cidadania merece. Saudações fraternas e cordiais.
Caríssima amiga Ana Paula Fitas,
ResponderEliminarMuito pertinente esta caricatura! Os jovens estão cada vez mais afastados dos meios culturais tradicionais e mais próximos dos novos meios tecnológicos. Se os jovens já não sabem o que é uma ovelha...É, natural, que um dia não venham a saber o que é um livro. A iliteracia é, infelizmente, cada vez mais frequente entre os jovens pela falta de hábitos de leitura.
Saudações cordiais e fraternas, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt
Carissimo amigo Nuno Sotto Mayor Ferrão,
ResponderEliminarTem, de facto, toda a razão... e o que é relativamente novo nesta questão é o facto da iliteracia coexistir com um grande volume de informação disponível que, paradoxalmente dificulta o reconhecimento dessa iliteracia e, por outro lado, tende a multiplicá-la de forma galopante... esta é, aliás, uma das faces dos fenómenos de massificação cujos efeitos colaterais (se assim podemos dizer!) ainda não são enfrentados com a dignidade e a objectividade que a cidadania merece.
Saudações fraternas e cordiais.