quarta-feira, 14 de março de 2012

A Europa à Beira da Explosão Social...

António Guterres, Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, afirma que a Europa está à beira da "explosão social" porque as prioridades políticas persistem em valorizar a economia e as finanças, em detrimento da dimensão social (ler aqui). De facto, seria no mínimo avisado que os países da Europa do Sul exigissem a atenção da União Europeia!... porque a realidade decorrente das altissimas taxas de desemprego que caracterizam, a sul, a actualidade e a que se associa um ritmo migratório que se não verificava há muitas  e muitas décadas, em função dos incentivos a uma mobilidade viabilizada pelo elogio sem reservas a uma globalização desregulada, não pode ter outro resultado a não ser uma crise social (isto é, humana!) que, política e economicamente, nem os países mais ricos e aparentemente mais sustentados da UE, poderão enfrentar sem que isso signifique o colapso das condições de vida dos seus cidadãos e do modelo social que aí é, ainda!, vigente. Não se compreende, por esta razão, o motivo em que assenta o efectivamente infundado "regozijo" com que alguma comunicação social tem a ligeireza de afirmar que "o pico da crise" terá sido ultrapassado!!???... onde? para quem???...  

2 comentários:

  1. Guterres disse o que me parece óbvio. Não é por os portugueses serem mansos, que a Europa deixará de mergulhar numa crise social de proporções inimagináveis.
    A comunicação social é de uma indolência e servilismo ímpar, mas no PS há uns cromos que ajudam à festa. Acabo de ver Carrilho a culpar o governo Sócrates da situação actual, perante um babado Mário Crespo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. É verdade, Carlos... Guterres disse o óbvio!... o pior é que apesar de o ser, todos agem como se assim não fosse e, tal como o paradigmático exemplo que aqui cita, esgotam-se em esforços (quase?) ridículos de auto-promoção, inventando hipotéticos "espaços" futuros para regozijo e alimento dos mais indolentes e servis :))
    Beijinho

    ResponderEliminar