domingo, 10 de janeiro de 2010

As Causas do Século



As causas do século são, ainda!, o combate à pobreza e a valorização da biodiversidade!... por isso, 2010 tem estes dois objectivos como símbolos da actividade cívica e da pressão política... porque, afinal de contas, estamos no final da 1ª década do século XXI com uma taxa de cumprimento dos Objectivos do Milénio extremamente deficitária em que, apenas!, a visibilidade das causas pode ser considerada um sinal de sucesso. 2010 é o Ano da Luta Contra a Pobreza e o Ano da Biodiversidade. Combater a pobreza implica manter o objectivo do Milénio "Fome Zero" (que o Brasil tão bem já protagonizou -apesar de tudo o que ainda há a fazer!), desenvolver políticas sociais e lutar contra o desemprego... Valorizar a Biodiversidade significa preservar o ambiente, prevenir e corrigir o processo de perigosas alterações climáticas já conhecidas, lutar contra o racismo, a guerra e a violência social. São estes os objectivos maiores do trabalho planetário e, consequentemente, europeu e nacional, em termos cívicos, políticos e económicos. Era útil que, no conjunto das pequenas quezílias domésticas, não esquecessemos que fazemos parte de um mundo onde todas as pessoas têm direito a uma vida digna que, enquanto se não cumprir, continuará a assinalar a profunda desintelígência com que a Humanidade, em pleno século XXI, ainda habita a Terra. A nós, cidadãos, cabe-nos exigir que as prioridades cívicas e sociais sejam o objectivo da política e da economia... por isso, todos os pretextos e todas as causas, qualquer que seja a sua dimensão, devem insistir sempre no respeito pelos Direitos Humanos e pela Preservação da Vida tal como a conhecemos... é esta a nossa saga, é este o nosso dever, são estes os nossos direitos e, se me permitem, é aqui que reside, nos dias que correm, o sentido da existência...

10 comentários:

  1. Ana Paula,
    penso que me será escusado afirmar o quanto estou de acordo consigo.
    Como sempre, só temos um caminho e dinamizá-lo,cada um da melhor forma que puder e com os meios que dipuzer.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. T. Mike,

    Nesse dia enregelante, torna-se mais aguda a nossa percepção do que significa, na prática do quotidiano, a dimensão de todos os pormenores no seio dos quais se vai construindo a vida... o frio, o calor, a sede, a fome, o medo, a desesperança... entretanto, olhando em volta e assistindo à capacidade das sociedades para se alhearem do essencial, centradas em si próprias, ficamos perplexos com este deixar andar o mundo, vivendo nele com tão limitadas capacidades de intervenção... resta-nos a convicção, a persistência e a voz... é pouco, sabemo-lo bem... mas tempos houve e lugares há onde nem a expressão solidária foi iu é possível... uma tão frágil Humanidade numa tão frágil correlação factorial que permite a vida tal como a conhecemos e uma tão longa distância percorrida pela História sem que pudessemos fazer mais e melhor pelo mundo de todos!... continuemos pois a nossa saga... como dizia António Aleixo: "a razão mesmo vencida/não deixa de ser razão"! :)
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Pois tem toda a Razão Querida Ana Paula, mas parece que o Mundo lá fora anda alheio a esses problemas...
    Como já aqui disse o ser humano mostra o seu lado negro em todo o seu "esplendor".
    O Mundo está debaixo de um poder bastante maligno, os povos e pessoas perderam a noção do que é a luta pelos seus Direitos e Direitos dos outros Seres.
    Meia dúzia de homens mandam no Mundo, mostrando os seus negros e cobardes intuitos em satisfazer apenas as suas necessidades e caprichos, não olhando para trás para constatar o rasto de destruição à escala global que vão deixando.
    É um conluio mortífero, contra todas as espécies, incluindo a nossa. O Mundo transformou-se numa organização gigantesca.
    Deixo aqui um excerto que escrevi no Notícias Lusófonas, se não for maçador...
    Desde a 2ª Guerra que os poderosos vêm transformando as Nações numa organização global, mais fácil de governar e escravizar.
    Ora uma organização preceder sobre o indivíduo, é subordinar os meios ao fim, (um ditador famoso do séc.xx usou a mesma estratégia). Nós não fomos concebidos como as formigas ou abelhas, que já nascem com um papel pré-definido numa organização! Somos mais como os lobos ou elefantes, nascemos para viver em grupos, sem um papel pré-estabelecido e é genético. Pois a mim parece-me que estão a fazer exactamente isso hoje em dia, essas organizações, Estado e outras subordinadas aos Estados. Incutem-nos o papel organizativo e nós fazemos... e ficamos com essa responsabilidade, que é isso que pretendem. Parecemos autênticos autómatos ou robots!

    Uma nova Ética Social tem como palavras chave:- Integração, Trabalho de Equipa, Vida em Grupo, Ajustamento, Adaptação, Dinâmica de Grupo, Lealdade ao Grupo, Pensamento de Grupo, Criatividade de Grupo. Isto é Engenharia Social, altamente especializada e uma verdadeira armadilha, digam o que disserem, o termo Egoísmo Social, foi por eles inventado e não apanhado como um vírus, como nos querem fazer crer. Há que bater o pé e dizer chega.

    ResponderEliminar
  4. continuação
    Somos animais gregários e agora tudo começa a correr mal. Quanto ás ONG e associações independentes, que desistiram de esperar pelo Estado, são organizações, que a meu ver, dão a supremacia ao indivíduo, são a prova do ALTRUÍSMO e BONDADE humana e cada vez mais a responsabilidade será delas e do individuo que paga os seus impostos, dependendo da sua capacidade de dar.
    Por se dar valor á organização e não ao indivíduo, é que minguou a entreajuda e a fraternidade. O "Egoísmo Social", é realmente condicionador dos comportamentos humanos. Deve-se na minha opinião á Educação e envolvente social, a que todos estamos sujeitos desde tenra idade.
    A modificação é praticamente impossível, pois a nossa sociedade de consumo está controlada pelos interesses do Egoísmo Individual daqueles que se transformaram em poderosos Egoístas.

    A Globalização pretende estender os tentáculos desse Egoísmo Individual. É o nosso modo de vida. Estamos aprisionados. Só uma revolução Ética pode modificar o nosso destino.
    Qual o espírito de entreajuda e de defesa de Direitos Humanos ou de outros Seres, numa sociedade onde cada um é parte de uma organização? Os autómatos pouca vocação têm para pensar... muito menos nos outros! Todos os que assim agem são cúmplices, quer saibam disso, quer não (os alienados).
    A nossa saga é saber disso e sermos uma minoria, além de pacífica com pouca vocação para Revoluções, infelizmente.
    Como dizia Luther King:- "O que me preocupa não são os homens maus, mas o silêncio dos bons."
    A Educação foi substituída, pela maligna Ética Social!

    ResponderEliminar
  5. Querida Fada do Bosque :)
    Obrigado pela energia, o calor, a convicção e a verdade do texto que aqui partilha e que subscrevo, sem reservas... limito-me a acrescentar: Uma Revolução Ética que é urgente construir, preparando as novas gerações para a sua prática... sem esperarmos pelos dirigentes políticos, sejamos nós a exercer e transmitir os princípios revolucionários que implicam a sobrevivência humana... uma revolução ética, "de baixo para cima" é urgente... e a sua divulgação, premente... para que o eco deixe de ser som e passe a acto... generoso e colectivo! Muito, muito obrigado... afinal, de uma Fada chega sempre, grande ou pequeno, o sinal de uma boa magia já que as palavras são mágicas e abrem caminhos :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Sim, só com esta maneira de ver nos podemos coexistir,como disse a ana paula... Sejamos nós a exercer e transmitir os princípios revolucionários que implicam a sobrevivência humana... uma revolução ética, "de baixo para cima" é urgente... e a sua divulgação, premente... para que o eco deixe de ser som e passe a acto... generoso e colectivo,passagem de testamento.Ok em primeiro lugar de tudo devo frisar a grande importância que Deus teem nas nossas vidas,e por vezes por mais estranho que pareça existem milagres,basta olhar para o universo,para a magnitude das estrelas,criaçao.Tenho 2 filhos ,e sou casado.Ha coincidencias e outras vezes não,quando acontece 5 coincidencias se diz pura sorte,mas que dizer quando 20 30 40....acontecem,leva nos a pensar??Ou não??Aos olhos de Deus tento fazer o meu melhor,e sou simplesmente mais um humano,que tenta fazer o melhor,e o tentar ja e importante,por mais imperfeito que seja.Por isso mais uma vez volto a frisar,Deus e grande..Neste momento estou a viver na Holanda há 2 anos e 9 meses tive grandes mudanças grandes na minha vida,pais,clima,a sociedade a cultura,família,lingua,trabalho etc.Mas enfim isso não e nada,há que ter pensamento positivo apesar de por vezes as coisas serem difíceis para todos nos humanos,uns mais outros menos.Quem me conhece no meu dia a dia seja no trabalho seja em casa, sabe que tento transformar o nosso planeta no melhor lugar para nos e para as nossas futuras geracoes,e não só por palavras ,mas geralmente mais em accoes dia a dia.E durante estes 3 anos,tentei insistir me mais como humano,tentar ir mais longe em todas as questões,porque isto,ou .... em aprofundar me em encontrar mais e mais respostas para nos humanos,e ir a pontos mais profundos de nos humanos,para que consigamos coexistir neste maravilhoso planeta,paz harmonia.Possivel??Solucoes estão a nossa frente por vezes.Seja em direitos humanos,economia ,ou o meio ambiente,que sao as causas do seculo.Para economia,ser um exemplo no meu dia a dia, e passar isso para todos os meus colegas,a união o trabalhar em equipa,colaboracao etc. Unidos nada nos pode parar,e no final todos ganhamos com isso,1 a companhia ganha mais competividade,2 os trabalhadores tornam se mais activos,3 a comunidade ganha,4 o mundo.Direitos humanos,seja em palavras ou em accoes,mas,mais em accoes... passei para os meus colegas o ajudar,o colaborar,o trabalhar arduamente,o respeitar,o servir mais ,e não só se preocupar em servir a si próprio...Meio ambiente,tentei passar isso para os meus colegas,para se interessarem mais,e mais,e agora chegou a altura em que devemos nos preocupar,e agora mais do que nunca.Devemos aprender a respeitar mais o nosso planeta,pois e a nossa casa,e das futuras geracoes.Estes 3 casos passei..para a acção...Mais um estudo dos humanos,destes 3 anos,um pequeno exemplo por vezes quando existem pessoas que nos fazem mal,porque retribuir na mesma moeda??Normal e fazer o mesmo.Sábio diz que deves retribuir 10 vezes mais,mas Deus diz que deves perdoar...mas por vezes há limites,com tanta injustica,ou corrupcao,ou egoismo..etc.Porque quando nos fazemos erros constantemente aos olhos de Deus ele acaba por se afastar,e nos humanos acabamos por dizer,agora chega parou.OK eu pego na energia negativa que me mandam e transformo em energia positiva,não e fácil,mas não e impossível,se nos descobrimos maneiras de ir a lua,ou invençoes de grandes tecnologia..isto nao e impossivel.Ou é??E assim tento transformar o nosso planeta num melhor lugar,e ensino as pessoas a tentar viver mais em harmonia,e paz ,e para aquelas que tanto alcançam esse ponto,nem todos.......e muito mais ..estudo do humano,solucoes,inovar,ideologias. OK resumo a modificação .... seja praticamente impossível, pois a nossa sociedade de consumo está controlada pelos interesses do Egoísmo Individual!! Daqueles que se transformaram em poderosos Egoístas!Sera ou nao?
    Que deus nos abencoe a todos...

    ResponderEliminar
  7. Caro Anónimo,

    Obrigado pela sua visita e bem-haja pela partilha do seu pensamento!
    Votos de um Bom Ano de 2010, feliz e solidário!
    Volte sempre!
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  8. Para ti tambem,felicidade neste ano 2010..paz harmonia.

    ResponderEliminar
  9. Obrigado, caro amigo!
    Bem-haja!
    Com os votos recíprocos de um ano de paz e harmonia, receba, deste cantinho luso,
    Um abraço solidário.

    ResponderEliminar
  10. Olá querida Ana Paula,
    Depois de ter ouvido a pequena intervenção do Juíz Rui Rangel, na TSF, está visto que da forma que as coisas vão acabam por quebrar. Grande homem, sem meias palavras diz toda a verdade e responsabiliza os mesmos de sempre: o bloco central!
    Vale a pena ouvir... isto só mesmo uma Revolução.

    http://tsf.sapo.pt/Programas/programa.aspx?content_id=917508&audio_id=1467236

    Beijinho de um grão de pó, ainda congelado! :)

    ResponderEliminar