sábado, 30 de janeiro de 2010

O Julgamento dos Mentores da Guerra do Iraque







Tony Blair foi hoje ouvido durante 6 horas pelo Tribunal a que foi presente, para ser interrogado, pelo papel activo que teve na eclosão da Guerra contra o Iraque... Afirmou-se responsável mas não arrependido, defendendo que fez aquilo em que acreditava... cá fora, um dos entrevistados da manifestação de apoio ao julgamento, disse: "(...) todos os criminosos da História disseram o mesmo!(...)" e, se a citação apenas nos serve para reiterar que nenhum dirigente do mundo tem o direito de declarar guerra a alguém apenas por, na sua opinião (formulada com base em informações polémicas, discutíveis ou mesmo, falsas), considerar que o deve fazer, a notícia é importante por denotar que ninguém está acima da lei... Tony Blair foi presente a Tribunal a bem de uma ideia de democracia participada, igualitária e justa capaz de salvaguardar os direitos de cidadania. Porém, a Tribunal deveriam, também, ser presentes F. Aznar, G.W.Bush e J.M.Durão Barroso. O caos, a violência e a destruição de um país assim o exigem!

4 comentários:

  1. Ana,
    Quase uma falácia de apelo à autoridade…
    No meu ver as declarações são preocupantes (como se estivessem em causa "meras violações" do código penal)! abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá querida Ana Paula!
    Desculpe que lhe diga mas a Ana Paula diz uma grande Verdade, utópica, mas não deixa de se Verdade...
    Realmente estes "senhores" que dizem governar o Mundo, são de uma desfaçatez falta de Princípios, falta de Coragem, de Vergonha, de Honra e de Valores Fundamentais no seu conjunto, que se torna inacreditável! Com argumentos falsos para instaurar uma Democracia, destruíram nada mais nada menos, do que o "Berço da Humanidade". Tesouros inestimáveis ficaram a saque de pressupostos traficantes de tesouros e nada me espantaria que estivessem já, nas colecções desses ditos senhores, para que apenas eles possam tirar proveito e privar o resto da Humanidade de um bom "pedaço" da sua História. Fazem tráfico de tudo os ditos países democráticos e os países não democráticos, mas seus cúmplices, desde drogas, pessoas, armamento e já agora porque não, tesouros, Arqueológicos e Históricos! Querem privar o Homem comum, a quem eles se deviam juntar e tornar solidários, do seu passado!
    Quanto ao falso argumento da defesa da Democracia, gostaria de ver essas pessoas, actuar em relação a Angola, cujo ditador faz o que quer e deixa morrer 70% da população à fome. Em relação a Cabinda é gritante, já que o enclave é considerado o Kuwait africano, ou seja ,um "poço de petróleo". Portugal deveria ter uma última palavra a dar, mas como temos as potencias europeias, os EUA, China e outros, o povo cabindense e a FLEC é que são qualquer dia, divulgados pelos Media como terroristas piores que talibãs, por lutarem e defenderem a Independência, do seu povo em tudo diferente do angolano. Nem sequer fronteira faz...
    Vai assim a Justiça Mundial, baseada em pressupostos e petróleo. E a Palestina? e a Birmâmia? e o Congo? e outros? tudo a saque de ditadores? Isso já não os preocupa?
    Quanto a esses quatro, deveriam ser todos julgados, mas já viu o que era arrastar com eles os maiorais como famílias reais, banqueiros, políticos das altas esferas, empresários das petrolíferas e Media? mais depressa os S.S. arrumavam com eles.
    A seguir teremos o Irão. Os incompetentes mandam reforço de 30.000 soldados dos EUA, para eliminar um pequeno nº de talibãs?! Não resolvem a situação, senão ficam sem clientes para armamento... Entretanto a Rússia que se amanhe com a proliferação de fundamentalistas...
    Guerra! a Guerra é para esses senhores o maior negócio e por isso acham-se e achar-se-ão sempre acima da lei. O petróleo está intimamente ligado à guerra... imagine um caça, um tanque ou porta aviões sem combustível... não funciona.
    Entretanto os outros, os considerados por eles, os maus, lá vão de cabeça baixa para o corredor da morte, que era o que esses "donos" do Mundo precissavam de sentir na pele!
    Armamento, Farmacêuticas, Media, Banca, Realezas e Políticos, estão todos íntimamente ligados numa trama diabólica! Há que gerrir recursos/superpopulação, açambarcando tudo para eles... é o seu lema! e quando um desses políticos os desafia... sentença de morte e guerra no País.
    O Iraque dá-lhes muito dinheiro em troca de armas.
    Quando a "bica" se esgotar, toca de arranjar outro país que lhes cause desconforto. Por alguma coisa patrocinam os talibãs, esses "donos" da "democracia"
    Blair sai impune porque teve ordens de cima e esses hão-de protegê-lo! com os outros seria o mesmo. Bush Junior era apenas uma marionete e Obama idem. Os perigosos não se mostram! Mandam fazer e depois a dita recompensa. Aznar por exemplo, faz parte do Conselho de Administração, nada mais nada menos que, da News Corporation de Rupert Murdoch... Só para quem pode!

    Entretanto e para descomprimir, aconselho a ver este filme.http://video.yahoo.com/watch/6686597

    Um beijinho de um grão de pó, não céptico... apenas atento. :)

    ResponderEliminar
  3. Querida Fada do Bosque :)
    Obrigado!... pelo texto que é um tão prolixo e autêntico depoimento sobre tanto do que, de injusto, revoltante e escuso, vai pelo nome ao abrigo de uma propaganda cínica e cruel... o Património saqueado no Iraque é um escândalo de que aguardamos o relato da História e Cabinda o exemplo cruel de uma pequena etnia fustigada pela desmedida ambição dos cruéis que inventam pretexto para saquearem os recursos naturais de um território que lhes não pertence... entretanto, pela evocação dos interesses multinacionais de que a Indústria Farmacêutica é exemplo, lembrei-me do livro e do filme "O Fiel Jardineiro"... obrigado também pela sugestão do filme/vídeo... e Vivam os Grãos de Pós que persistem vivos, inteligentes e atentos :)
    Um beijinho de pirilampo feliz pela companhia de um grão de pó :)

    ResponderEliminar
  4. Sim, Jeune Dame... é demasiado cínica a redução de uma destruição desta ordem a simples violações de códigos penais... o argumento mereceria uma contestação capaz de, a cada palavra, envergonhar profundamente quem se ousa invocar tão pouco para justificar tanta crueldade... Um grande abraço :)

    ResponderEliminar