segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Aquilo de que Merkel fala e do que é incapaz de perceber...

... para tempos agitados e inquietantes, a sonoridade latina de Paco de Lucia que, nesta 2ª parte do "Concerto de Aranjuez", dá uma lição de sensibilidade e sabedoria aos que pensam poder impor a "sua" versão da história, do "seu" poder e da "sua" ideologia... "para sempre"!!!, ainda que essa decisão contrarie, de forma inadmissível em democracia, os interesses e a dignidade dos povos europeus - como o atestam as afirmações de Angela Merkel, há cerca de 15 dias, no mais recente Congresso do seu partido, onde, para lograr obter o apoio dos seus conterrâneos, evocou pretender "castigar os latinos"!!! Não tendo conseguido encontrar as palavras xenófobas e inadmissíveis da Chanceler, cabe aqui referir a fonte que nos deu a conhecer este "cair da máscara" de velhos traumas e síndromas com que a Alemanha muito assustou a Europa do século XX. Foi um homem geralmente bem informado quem o disse, permitindo-nos aceder a considerações preciosas que, de certo modo, evidenciam o perigo da demagogia em "defesa própria" se aproximar do exercício do poder da legitimação autoritária e racista - e que o facto de Merkel estar "a falar para dentro" não pode, de forma alguma!, justificar. Refiro-me a Vicente Jorge Silva que o transmitiu, num dos frente-a-frente do "Jornal das 9", quando Nuno Magalhães referiu o dito Congresso (distanciando-se das palavras da Fraulein: ... ... e se dúvidas houvesse sobre o "polimento" discursivo a que a linguagem política recorre, por razões de conveniência estratégica que urge denunciar, ouçam-se agora as palavras da mesma senhora, desta vez no Parlamento alemão, antes da Cimeira do fim-de-semana passado... e tentem perceber-se as diferenças:

4 comentários:

  1. No princípio dos anos vinte do século passado, quando se travava uma dura luta pela direcção do NSDAP - Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães - Adolf Hitler, reivindicando para si a chefia, dizia que apenas ele saberia reduzir as questões à sua forma mais simples.
    Cerca de vinte anos depois, o mundo inteiro compreendeu o que ele queria dizer.

    A ser verdade que a Chanceler Merkel disse essas palavras-"castigar os latinos"- seria bom, desde já, esclarecer o seu verdadeiro significado.

    É que tanto o Adolf Hitler como a Angela Merkel estavam a "falar para dentro".

    AS

    ResponderEliminar
  2. A Alemanha habituou-se a ter sempre a "pata" em cima do resto da Europa...isto é apenas Hitler a ressurgir das cinzas!!!
    Que saudades eu tenho de velhinho escudo, cheirava a pobreza? Deixá-lo! Mas tinha o ar de honestidade!
    Graça

    ResponderEliminar
  3. Carissimo A.S.,
    Muito obrigado pelo seu avisado comentário que tenho a honra de aqui partilhar.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Cara Graça Pereira,
    ... de facto, a História dá-nos grandes lições com que deveriamos aprender a gerir as "ilusões" aparentemente "fáceis"...
    Obrigada pelo comentário que aqui partilhamos com todos os que por cá passam...
    Um abraço.

    ResponderEliminar