quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Indignados - um Símbolo Histórico para o Século XXI


O Movimento dos "Indignados" mereceu a capa da prestigiada revista "Time" na sua edição da "Pessoa do Ano 2011", a cuja imagem foi associado o texto que justifica o destaque: "Da Primavera Árabe a Atenas, do Ocupa Wall Street a Moscovo"! Deste modo consagra-se o fenómeno social criado pelos Indignados como uma inequívoca marca da História neste final da 1ª década do século XXI... Felizmente!... pelo poder democrático que as nossas manifestações cívicas representam, de forma universal como convém à Humanidade (- e independentemente do que a História tiver que escrever nos anos que se vão seguir)... 

6 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas,

    Li, há pouco, um texto ao qual passei ao lado. Mais uma teoria da conspiração, pensei. Sempre tive a preocupação de um pensar equilibrado. Depois de ver a Time, voltei a ler e me interrogo se isto que aqui li é, ou não, "teoria da conspiração"

    ResponderEliminar
  2. Caro Rogério,
    Antes de mais, o meu sincero agradecimento pelo excelente contributo que aqui partilha. Li os 2 livrinhos de S.Hessel e... acredite!... a interrogação colocou-se-me de forma pertinente. Resolvi-a tentanto valorizar a adesão dos cidadãos que presumo ser, maioritariamente, inconsciente relativamente aos propósitos denunciados no site para que o link aponta... e continuo a pensar que essa adesão merece a nossa melhor atenção e consideração! Se me perguntar o que penso da informação e das deduções que dela podemos extrapolar, direi que, na realidade, a quantidade de interesses "em jogo" a pode legitimar para os fins menos próprios e inglórios com que aqui somos confrontados...e, infelizmente!, tal possibilidade nem me surpreenderia... certo é, também, que a especulação abusiva é possível a partir de dados que podem não a confirmar... enfim... tudo é possível, meu caro amigo! Entretanto, também a massiva adesão de pessoas é significativa e é essa que nos deve reter... porque, seja ao nível da fundação ou da utilização deste fenómeno social, a manipulação é sempre um risco... resta-nos, como diz o "Octopus", "pensar por si próprio"... até que nos seja possível :))
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Curioso! Antes de entrar no link do Octopus, ia escrever que: Oxalá que estas promoções de primeira capa não sejam um domesticação do movimento a que também aderi :(

    ResponderEliminar
  4. Olá Graza :))
    ... intuições de quem não deixa que a ilusão obscureça o saber de experiência feita :))
    ... mas, pouco importa... como escrevi em resposta ao Rogério, o que interessa é a autenticidade com que a maioria dos cidadãos (ainda que incautos mas ansiosos por causas e símbolos com que se possam identificar na boa-fé da indignação que a consciência grita) aderiu a estas manifestações :)
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Sim Ana Paula, incautos, mas… Houve apesar de tudo uma coisa que detectei nas acções em que participei: uma grande consciência no apoio ao movimento de Indignação. Não me parece que as pessoas estejam tão distraídas que não tenham consciência dos perigos da instrumentalização, em qualquer sentido. No fundo, diria que gostei das que andaram… comigo na rua, como jovens como esta:
    http://rendarroios.blogspot.com/2011/04/rasca-mas-premiada.html
    num movimento que deveria ser justamente considerado o início deste percurso.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Nunca nos ficará pena por reforçarmos as lutas cívicas, Graza :)... nomeadamente quando, apesar de toda a instrumentalização possível, se sente, parafraseando-o: "uma grande consciência no apoio ao movimento de Indignação"!
    Abraço.

    ResponderEliminar