domingo, 8 de abril de 2012

José Tengarrinha, pela Construção da Unidade Democrática, Sempre!

A propósito da Homenagem a José Tengarrinha que irá decorrer no Restaurante Espaço Tejo (Junqueira-Lisboa), no próximo sábado, dia 14, por ocasião do seu 80º aniversário, divulgamos um texto escrito por 3 professoras universitárias (Ana Carita, Lurdes Silva e Manuela Esteves) que a grande organizadora do evento e Amiga, Helena Pato, nos disponibilizou. A ilustrar o testemunho da qualidade humana do Professor José Tengarrinha, temos ainda a honra de disponibilizar uma sua fotografia (única!), num almoço de trabalho do MDP/CDE! As inscrições para o almoço estão a terminar mas, vale sempre a pena tentar, via oitentatengarrinha@gmail.com ... e não perder este momento que promete ser um comovente e convicto momento de reencontro dos protagonistas da Democracia (com D grande!!) em Portugal.  

" PARABÉNS ZÉ TENGARRINHA!
Conhecemos o Zé Tengarrinha no MDP/CDE, logo a seguir ao 25 de ABRIL. A recordação que guardamos desses tempos, e que até hoje não se alterou, é a de uma relação feita de cordialidade, de respeito, é a de uma direcção política que estimulava a apresentação de pontos de vista que tranquilamente dialogavam, que educadamente se contrapunham. O discorrer dos argumentos, o ouvir com atenção o outro, o opor serenamente outro modo de pensar, parece-nos ser um traço do modo de proceder e de ser do Zé Tengarrinha. Nunca a exacerbação tomou o lugar da exposição paciente de factos, de razões para agir assim e não diferentemente, sem nunca perder de vista a necessária unidade.
A unidade, unir a esquerda, foi uma ideia muito forte vinda também desses tempos, talvez nem sempre posta em prática. Saber que a unidade tem fundamento na diversidade, que é necessário o esforço para unir justamente porque não pensamos todos o mesmo acerca das mesmas coisas, foi uma aprendizagem que então aí iniciámos.

São ideias e valores que ainda hoje partilhamos e que nos movem e mobilizam. Recordar que foi no MDP/CDE, no convívio com amigos como o Zé Tengarrinha, na vivência que esses homens e mulheres resistentes dos tempos de antes nos proporcionaram que também se fez a nossa formação política, é obrigar-nos a dizer hoje ao Zé Tengarrinha que ainda bem que o conhecemos. Foi um prazer, Professor."
Ana Carita
Lurdes Silva
Manuela Esteves

1 comentário: