segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Viva Berlim! (O Muro de Berlim - 3)

Celebram-se hoje, dia 9 de Novembro de 2009, os 20 anos da Queda do Muro de Berlim que resgatou à História, os 28 anos de incompreensível e inaceitável separação de um povo. Sem atender aos laços familiares, afectivos e culturais, a ocupação política do poder determinou, com base na ocupação residencial dos cidadãos, a sua segregação e a interdição da sua mobilidade e comunicação.

No dia 9 de Novembro de 1989, o Muro caiu e em 18 de Março de 1990 deu-se, a partir do resultado das eleições livres realizadas para o efeito, a Reunificação da Alemanha. Hoje, 20 anos depois, todos descobrem as limitações do "outro lado": desemprego, pobreza, exclusão, dificuldades de integração... mas, o reconhecimento é comum: valeu a pena!... porque a cidadania venceu o muro da violência política e agora, ocidentais e orientais, como um só povo, caminham juntos para o futuro!... Foi assim que os Berlinenses viveram o Concerto The Wall que, em 1990, juntou na sua cidade, sob a direcção de Roger Waters dos Pink Floyd, muitos, muitos amigos, cujo espectáculo performativo o YouTube nos permite conhecer em 12 partes de que aqui trazemos, pelo seu simbolismo, a 7ª e a 12ª!... na Potsdam Platz, o mesmo local onde, em 1945, 1948,1949, 1961 e 1989, os Berlinenses viveram momentos dramáticos que a Europa guarda na memória como símbolos da história do século XX. Viva Berlim!

4 comentários:

  1. A queda do "muro de Berlin" foi o começo de muita coisa no mundo, sendo a maior de de a liberdade de vários povos. Mas há sempre o reverso da medalha foi o começo de muita confusão neste mundo global,que me escuso a repetir porque sabes tão bem como eu.Mesmo assim no saldo final acho que valeu a pena, só é pena ainda não terem caído muitos mais.

    :)

    ResponderEliminar
  2. Sim, Ergela... de facto, a conquista da liberdade arrasta sempre mudanças e rupturas, confusas e complexas, como a vida... entretanto, persistir na queda de todos os muros é o eterno trabalho de quem aposta na Liberdade :)

    ResponderEliminar
  3. Ana Paula,
    boas recordações.
    Quanto aos muros, dos físicos faltam 12, muitos dos quais sem se perceber bem o que protegem mas sabendo-se sempre o que ameaçam.
    E já não falo dos "outros muros"...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Pois é, T.Mike... os muros físicos que vão construindo servem normalmente para proteger os que se sentem culpados e para ameaçar os mais desprotegidos... como os outros, aliás... os que, fomentando a discriminação, se vão edificando e conservando nas entrelinhas e nos subentendidos das palavras e dos actos..
    Um abraço :)

    ResponderEliminar