domingo, 17 de janeiro de 2010

Apoiar Manuel Alegre...


... um texto escrito e dito por Manuel Alegre, acompanhado à guitarra por Carlos Paredes, para dizer de uma intensidade de pertença a um país que se ama e que se tem por prioridade do pensar e do agir...

... um poema de Manuel Alegre imortalizado pela voz de Adriano Correia de Oliveira, que rasgou a noite da ditadura e continua a fazer luz nos dias em que os nossos desalentos desacreditam da política, previsível e desencantada...

... um fado que a cultura interiorizou e que disse o que todos, mais ou menos, constantemente, vamos sentindo... para dizer que eu, que já escrevi sobre Manuel Alegre (ver aqui e aqui) e que dele escolhi algumas das palavras que fazem eco da sua alma (ver aqui), relembro apenas que o Poeta, o Pensador e o Político que, ao longo do tempo e de 3 gerações, acompanha o sentir português, atravessando as contra-correntes que nos deixam sempre com a esperança adiada, nos traz a recusa de um país que, do outro lado do Atlântico, se dizia assim, do Brasil da ditadura, na voz de João de Almeida Neto, e que, por acção da analogia e da memória, faz sentido relembrar, para que não volte e para que tenhamos sempre quem, atento, o não permita, em tempos que, à sua medida, são, também, escusos, difíceis e perigosos:

... por tudo isto mas, também porque Manuel Alegre não é o candidato de uma ou de outra facção (apesar da pressa de Francisco Louçã em se apropriar de uma candidatura que é, acima de tudo, independente e se requer de todos nós) e por tudo o mais que ainda diremos ao longo de uma caminhada que agora se (re)inicia, eu apoio Manuel Alegre em quem acredito para devolver dignidade e liberdade ao Pensar e ao Ser Português.

20 comentários:

  1. Ana Paula,
    Bom dia !
    Começo por lhe dizer que o seu poste é um hino à multifacetada figura de Manuel Alegre e que eu subscrevo.
    Mas também denunciou aquilo que, neste momento, aparece como um aproveitamento político descarado por parte do BE, via Francisco Louçã.O BE desde já está a condicionar de maneira grave a possível candidatura de Alegre ao colar-se quase como se o nosso Poeta fosse apenas o seu e exclusivo candidato. E perante os anticorpos que anteriormente, e por culpa exclusiva de Alegre, foram semeados tanto no PS como em muita gente de esquerda e /ou centro-esquerda, tal colagem abusiva e extemporânea, em vez de ajudar, a meu ver, apenas a vai prejudicar.
    Por isso eu dizia no meu poste sobre o assunto, continuo a aguardar que Alegre me mande uma sua fotografia transparente.
    É absolutamente necessário !
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Escrevi o ano passado que se não formos todos parvos Manuel Alegre será o próximo PR. Deixem que se lhe colem as lapas e os vários moluscos que irão aparecer durante o ano. Manuel Alegre é um homem vertical e, em quem tem uma postura direita, os parasitas escorregam-lhe pelo corpo e acabam por ficar no lugar que lhes é próprio, o chão, à mercê das botas ou dos sapatos de verniz. M.A. continua a ser transparente e, neste momento, apetece recordá-lo: "amigos, companheiros, camaradas, esta é a voz da liberdade".

    ResponderEliminar
  3. Vi o Louçã na entrevista ao Mário Crespo e não ouvi nenhum "aproveitamento", nem nenhuma "apropriação" nem nenhum "condicionamento" mas, antes, a afirmação clara de que um candidato à presidência não é o candidato de nenhum partido nem facção mas, antes, de ideias e ideais. O que ouvi foi umas personalidades do PS - esses sim, muito apressados com medo da esquerda - a demarcarem-se de Alegre e a afirmarem que a sua candidatura iria dividir o partido. Agradecia, portanto que citassem as afirmaçoes do Louçã onde se depreende o que diz a Ana Paula e T. Mike.

    ResponderEliminar
  4. O Manuel Alegre é e será sempre, o Manuel Alegre!
    Para quê tempestades em copos de água?!

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, Fernando!... obrigado pelas palavras desassombradas de que tanto precisamos para nos libertarmos dos discursos reféns de demagogias, suspeições e susceptibilidades que em nada contribuem para ajudar a verticalidade de M.Alegre a levar a bom porto este projecto que reconhecemos nosso, comum e nacional... mas, muito em particular, muito obrigado pela evocação tão clara que se consegue ouvir: "amigos, companheiros, camaradas, esta é a voz da liberdade"! Um grande abraço

    ResponderEliminar
  6. Caro Anónimo,
    A propósito do seu repto, deixe que lhe diga que se não justifica a este propósito citar coisa alguma porque ninguém evocou, "ipsis verbis" qualquer afirmação... de qualquer modo, conhecendo nós os resultados da anterior eleição presidencial portuguesa e sabendo que Manuel alegre precisa do maior consenso nacional possível, não se denota como muito inteligente a imediata colagem à sua candidatura de uma força política que, como sabe, não faz "o pleno" da vontade democrática dos portugueses... penso, por isso, que teria sido mais avisado, deixar "respirar" o anúncio de disponibilidade de M.Alegre... mais ainda quanto já todos sabiamos que o BE o apoiaria, tal como sabemos que outros apoios são úteis e necessários... mas, caro amigo, cada um luta com as armas de que dispõe. Para mim, o essencial é garantir a vitória de Manuel Alegre à Presidência da República... tudo o resto é, pura e simplesmente, neste campo, acessório. Obrigado pela oportunidade que o seu comentário propiciou de se registar este esclarecimento. Volte sempre!

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pelo alerta, sensato e conciso que num esvoaçar de Fada aqui nos trouxe... e que, naturalmente, subscrevo na íntegra...
    Sejamos límpidos e transparentes... já basta de inúteis e narcisistas agitações nas águas :)
    Beijinho de pirilampo a tremeluzir de esperança :)

    ResponderEliminar
  8. Olá T.Mike,
    Eu jurava que já publicara uma resposta a este comentário !!! ... mas, agora, depois de publicar e responder aos seguintes, vi que não ficou gravado !!! ... não interessa!... Obrigado pelo contributo para a leitura deste momento que o Fernando e a Fada do Bosque também já bem comentaram... agora é hora de acreditar e lutar ao som da evocação que o Fernando Cardoso em boa hora aqui nos trouxe: "amigos, companheiros, camaradas, esta é a voz da liberdade". Um grande abraço :)

    ResponderEliminar
  9. Pois, eu percebo, mas se este anúncio de candidatura é como o vinho tinto e precisa de "respirar", então é preciso ter bem presente que a força anímica e arquetípica da candidatura do poeta e resistente Manuel Alegre se deve, também, à "fermentação" possibilitada pela esquerda alargada que com o seu voto nas últimas presidenciais e com o apoio que não lhe recusou ao longo destes anos lhe deu sentido. O mesmo, infelizmente, não se poderá dizer dos amigos que o trairam e de todos aqueles que, no seu próprio partido se adaptaram ao conforto de terem o socialismo na gaveta. Ainda bem que Alegre, por mérito próprio, reune consensos. Pretender acusar Louçã e o BE de estragarem alguma coisa devido à "imediata colagem" parece-me, claramente, uma tentativa de identificar por antecipação os contornos do bode expiatório a invocar em caso de derrota (sim, porque com amigos como Soares, Canas, Lello e quejandos, não pense que a vitória do nosso candidato será dada de bandeja...)

    ResponderEliminar
  10. Caro Anónimo,
    Vamos ter que ter muita calma e não exacerbar diferenças... a razão permanece onde está e ninguém lhe usurpará o lugar... sim, Manuel Alegre caminhou com a esquerda alargada e é assim que, com ele, continuaremos... mas, neste momento, até pelas razões que sinaliza, deveremos, estrategicamente e lucidamente, não lançar "achas" para uma fogueira que não queremos atear!... o nosso objectivo, o objectivo nacional que queremos concretizar é eleger Manuel Alegre como Presidente da República de Portugal... para todos os portugueses!... não antecipemos atritos que, acima de tudo, temos que diluir na dinâmica do nosso tempo... a causa merece!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Tem razão, não exacerbemos. "A razão está onde está e ninguém lhe usurpará o lugar..." Solve et coagula.

    ResponderEliminar
  12. ... Não sendo mentira nenhuma, preocupou-me o seu "cada um luta com as armas de que dispõe"... E não é para falar de cantigas, versos ou pedras. Muros, silêncios ou palavras... Nem de abraços, beijos, mãos... "Luta" e "armas", apenas. A eternidade dos gritos, do medo, da morte...

    ResponderEliminar
  13. Congratulo-me com a confirmação da candidatura de Manuele Alegre, mas em minha opinião o anúncio formal foi feito cedo demais.
    Há sempre a hipóte se de ele saber ( o pelo menos suspeitar)que no PS havia movimentações para apresentarem rapidamente um candidato, tirando-lhe espaço de manobra. Só assim compreendo a decisão de Alegre.
    Infelizmente, á surgiram vozes dentro do PS ( com Lello à frente) a dizer que não o apoiarão. Espero que desta vez Sócrates seja sensato, mas temo que ele próprio prefira Cavaco como Presidente...

    ResponderEliminar
  14. Já aí vai campanha negra, contra Manuel Alegre na Blogosfera e claro está, que não são apresentadas alternativas... por isso são críticas destrutivas.
    Quem deve estar todo contente é o Pinto Balsemão!... como é ele que os escolhe, (os Presidentes) estando já parte dos socialistas (tipo PSD, tudo à estalada) e outros nessa campanha, irão tirar-lhe o trabalho de colocar a Máquina Media a trabalhar a todo o vapor... a meio gás e a coisa vai lá!
    Ouvi de tudo na TSF, até que Manuel Alegre foi desertor da tropa. Pena foi não terem dito isso na 1ª candidatura!

    Sendo assim, estamos sempre na mesma, ninguém presta neste País... Acho que tenho de dar um saltito ao blogue do Dr. Garcia Pereira... já que é para dividir a Esquerda...Pode ser que este senhor se candidate!
    Muito pouca crítica construtiva, é do que este
    País é feito Querida Ana Paula.
    Um beijinho de um grão de pó. :)

    ResponderEliminar
  15. Não tinha lido ainda o comentário de Carlos Barbosa de Oliveira e concordo plenamente com o que diz de Sócrates e seu quejandos. A candidatura de Mário Soares apoiada pelo PS, deu para rir... mas quem sabe não terá sido uma manobra de bastidores para que ambos os candidatos do PS ficassem para trás. Já viu como Sócrates apoiou Durão, na sua segunda candidatura a Comissário europeu? A confusão das escutas?... para baralhar!

    Vou deixar aqui um texto encontrado num blogue brasileiro, (parece que dão mais atenção a certos pormenores, embora tenha sido escrito por um português)e meditemos um pouco no assunto:


    «Achei este artigo do jornalista João Brito Sousa do jornal Região Sul de Portugal, onde questiona a tão falada recuperação econômica e a hipótese desta ter sido criado propositadamente pelo clube Bilderberg, e sobre alguns dos políticos portugueses que freqüentemente fazem parte de suas reuniões, muito bom e esclarecedor.

    «Os entendidos nestas matérias da Economia, dizem agora que a Economia Global "parece estar a vir ao de cima". Pelo menos foi isto que disse em Berlim, o Presidente do FMI, o senhor Dominique Strauss-Kahn, que aconselhou os países a começar a planejar uma redução de estímulos.

    Parece-me tudo isto uma grande "treta", apesar de reconhecer alguma credibilidade às leis da Economia, sobretudo àquela que aprendi nas aulas do Dr. Uva na Escola Comercial em Faro, onde o Prof. explicava com o seu ilimitado talento, que, se a procura aumenta os preços sobem e, se, pelo contrário, a procura diminui os preços baixam. E é mais ou menos na explicação desta fenômeno do aumento ou diminuição da procura de bens que a Economia se situa e procura um lugar entre as ciências.

    Mas voltando um pouco atrás, é absolutamente descabido, na minha opinião, premiar com estímulos os gestores de uma economia em crise, porque os estímulos são ótimos para quem os recebe mas não proporcionam ao mercado melhores e mais razoáveis condições de aquisição dos bens por parte dos consumidores.

    Algo esta errado no reino da Patagônia.

    Estou convencido, cada vez mais, sem possuir dados concretos nas mãos, que as crises na Economia como na política, são provocadas pelo homem, ou por um conjunto deles, poderosos claramente e com força suficiente para mudar os destinos das nações.

    ResponderEliminar
  16. Continuação
    Por isso achei estranho que há poucos dias no DN, o Dr. Mário Soares venha atacar a política do PSD, nomeadamente acusar a Drª Manuela Ferreira Leite disto e daquilo e dois ou três dias depois ler no mesmo jornal que a Drª Leite e o Dr Manuel Pinho (aquele que simulou no Parlamento, com os dedos das mãos um par de cornos) tinham estado em Londres a convite do Dr. Pinto Balsemão, na conferência anual do chamado Grupo dos Bilderberg.

    Ora, há 55 anos que poderosos e dos mais influentes líderes da Europa e dos Estados Unidos da América, se encontram nestas reuniões do grupo Bilderberg, estando nelas, membros de Governo, especialistas em defesa, empresários dos meios de comunicação social, banqueiros, economistas, líderes políticos e membros das famílias reais, que se juntam para definir as linhas políticas para o mundo.

    Diga-se de passagem que Francisco Pinto Balsemão é membro permanente nessas reuniões e já conseguiu trazer uma para Sintra. E é ele ainda que tem a incumbência de seleccionar os portugueses que devem estar presentes, que, neste caso foram Ferreira Leite e Manuel Pinho.

    O Dr. António Arnaut disse uma vez, que se viu obrigado a desligar-se da política para não ser insincero, uma atitude de enorme carácter e nobreza. De resto, ninguém mais teve a coragem de o fazer. E era preciso. Ou seja, deveríamos todos saber qual o nosso destino com estes Bilderberg no activo.

    Ou não será assim?...»

    Fontes:
    Jornal Região Sul: A recuperação da Economia
    Notícias relacionadas :
    crise economica

    ResponderEliminar
  17. Nunca é tarde para vir até aqui ,só para dizer, estive, estou e estarei com Manuel Alegre.
    Um beijo Ana Paula. Iremos precisar de muita força e unidade para este sonho vencer.
    Boa noite
    tina

    ResponderEliminar
  18. Caro Carlos Barbosa de Oliveira,
    Obrigado pelo seu previdente comentário... toda a atenção não será demais, num país em que os meios se continuam a sobrepôr aos fins :)
    ... aguardemos para ver!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. Querida Fada do Bosque,
    As campanhas negras decorrem do medo de se deixar de deter todo o controle... são, por isso, instrumentos feudais de apropriação da autoridade... Manuel Alegre não merece e quem assim o trata, deixa revelado o seu carácter. Esperemos que a massa crítica de uma cidadania que ainda nos alimenta a esperança, saiba resistir e contornar os negros "escolhos" do caminho... Entretanto, querida amiga, relativamente aos textos que aqui nos trouxe para partilhar, não irei comentá-los por ser evidente a sua mensagem que, registe-se!, muita matéria de reflexão e análise nos permite... limito-me a denotar a importância da nobreza de carácter que tanta falta faz à política portuguesa (e de que dá como exemplo António Arnaut) e a subscrever a afirmação que aí citou e que é, de facto, crucial!, para pensarmos e compreendermos muitas das dinâmicas que minam o presente e o futuro dos cidadãos: "deveriamos todos saber qual o nosso destino com estes Bildeberg no activo."!!! Obrigado pelo, como sempre!, excelente contributo.
    Um beijinho de pirilampo atarefado :)

    ResponderEliminar
  20. Tina,

    Obrigado pela nocturna passagem por aqui, reconfortante e grata, nos dias que correm... veio, como sempre, em boa-hora!... Felizmente ainda há quem não hesite e avance, sem medo, no caminho libertado de uma Democracia que continuamos a construir a cada passo!...
    Sonhar e Vencer é o nosso comum caminho! Vamos a isso :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar