domingo, 31 de janeiro de 2010

Avisos à Navegação... de Davos!



O Mundo inteiro, visto pelos olhos humanos, feitos de atenção, sensibilidade e inteligência, constitui-se como um grande aviso aos que têm a responsabilidade de participar na Cimeira de Davos... por muito que o ignorem, o Mundo continuará a sua trajectória e os efeitos reais de uma insustentabilidade económica, financeira, social e ambiental serão sentidos por todos... a crise do ano que passou foi disso um sinal... ténue, segundo penso, face ao que, inexoravelmente, se fará sentir! Podem apregoar reformas, paliativos, marketings, estratégias, demagogias mas, não terão capacidade para derrotar o mundo porque os cidadãos têm razão: o planeta é de todos e a injustiça uma invenção de uns quantos que deixaram como herança a ambição de a gerir, para proveito próprio... Quanto mais tempo demorarem a responder aos problemas da Humanidade, mais caro será o preço da História... era útil que a cultura política e a responsabilidade social chegasse a Davos... por todos nós! Avisos à navegação são muitos, mais e mais todos os dias, das guerras que não acabam, ao desemprego que não pára de crescer e às catástrofes que ninguém se empenha em justa medida em estudar para prevenir e ajudar em África, na Ásia, na América do Sul mas, também, na América do Norte, na Europa, nos arquipélagos e nas ilhas de todo o mundo - de que hoje o Haiti é um símbolo maior! Um planeta em luta e subjugado por uma minoria que, ensimesmada nos seus próprios interesses, continuamente justificados à exaustão ao ponto de se tornarem a grande verdade dos governos e dos media, não ficará anómico por muito mais tempo, por muito que se pretendam silenciar e relativizar todos os sinais que a História vai repetindo e disseminando. Porque as Pessoas têm razão e têm o direito de lutar pela vida... porque nada resta a milhões de cidadãos para além da fome, do medo, da descrença e da revolta... porque a Democracia não é uma imagem televisiva nem um discurso de borracha e a igualdade é mais do que um direito consagrado no papel, ficam as imagens de Sebastião Salgado como memória do presente e alerta de futuro... contra todos os holocaustos e pelos Direitos Humanos, dos Cidadãos e dos Povos.

7 comentários:

  1. GRANDE Ana Paula!
    Que os pirilampos tenham todos essa força transcedente na mensagem! Isso sim! um texto de uma realidade e sentimento muito profundos.
    Chama-se a um apelo assim, A VOZ DA VERDADE!

    Obrigada Ana Paula, Pirilampo Iluminado e Anjo da Verdade!
    Um beijinho de um grão de pó. :)

    ResponderEliminar
  2. Um dique que rebenta, por falta de manutenção. Quando, de facto, não deveria haver dique.
    No entanto, parece que a culpa reside nessa minoria que falta à tarefa de manutenção, caso contrário o dique resistiria e conteria a grande massa. Essa estranha e poderosa massa que se deixa conter por um qualquer dique que tenha atenções de manutenção.

    ResponderEliminar
  3. Além das palavras... as imagens também valem muito. Assim deixo aqui o link para que possam ver o que se passa num país africano que produz por dia cerca de 1.750.000 barris de petróleo, dos quais apenas cerca de 270.000/dia ficam no país. O destino da produção é EUA(44%), Europa(10%) e Índia(10%) entre outros. Claro que estes Povos mais dia menos dia irão-se revoltar, pois não conseguem adquirir combustíveis para as suas necessidades. Ora quando esta produção deixar de ser comercialmente atractiva estes países deixarão cair este país. E assim lá ficará o Povo desse País entregue há sua sorte, sem recursos. Não acredito que os Povos dos países ditos civilizados tenham vontade de inverter ou sequer reduzir o seu estilo de vida. Além de difícil... é chato!

    ResponderEliminar
  4. Deixo aqui outro filme que mostra que com um historial assim... dificilmente seremos uma espécie com futuro...

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, Fada do Bosque pelas magníficas palavras de reforço que tão generosamente me oferece e que tão humildemente leio, encantada pela força com que sinto o eco partilhado de um sentir que nos transcende e dá sentido!
    Um beijinho de pirilampo envergonhado às voltinhas de contentamento por ter conseguido dizer o que lhe vai na alma :)

    Obrigado, António Carlos, pela metáfora dolorosamente contida das manilhas e dos diques que à nossa consciência cimento algum pode chegar, para nos calar!
    Aquele Abraço :)

    Obrigado Voz a O DB pelos contributos que dão mais razão ao nosso pensar, ao nosso dizer, ao nosso Ser e ao nosso sentir!
    Um grande abraço :)

    ResponderEliminar
  6. Excelente post, Ana Paula. Amanhã também escrevo sobre este tema na Regra do Jogo,embora com um registo diferente. Obrigado

    ResponderEliminar
  7. Obrigado, Carlos... fico curiosa, a aguardar... até porque, vindo de quem vem, só pode ser muito bom :)
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar